As reflexões presentes na obra pretendem contribuir para a superação dos desafios concernentes a uma estrutura de ensino que esteve, historicamente, pautada no assistencialismo e na compensação mínima das demandas populares.
Título | PROEJA |
---|---|
Subtítulo | desafios e possibilidades na educação profissional |
Autor(es) | Roselene Moreira Gomes Pommer e Raquel Bevilaqua (Orgs.) |
Editora/Selo | Editora UFSM |
Assunto Principal | Educação, Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos, Pedagogia, Gestão educacional |
Assunto Secundário | Não |
Origem do Livro | Nacional |
Coleção | Não |
Número de Páginas | 160 pág. |
Acabamento | N/A |
Número da Edição | 1ª |
Ano da Edição | 2020 |
ISBN (SKU) | 9786557160282 |
Código de Barras | 9786557160282 |
Faixa Etária | Graduação, Pós-Graduação e outros. |
Idioma | Português |
Número do Volume ou Tomo | Único |
Classificação Fiscal (NCM) | 49019900 |
Comprar na Apple | N/A |
Comprar no Scribd | N/A |
APRESENTAÇÃO
PARTE I - Reflexões sobre a experiência
O desafio dos gestores e o trabalho pedagógico na implantação da educação profissional de jovens e adultos no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria
Claudio Rodrigues do Nascimento, Rodrigo Cardozo Fuentes e Liliana Soares Ferreira
O acompanhamento psicopedagógico na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos: reflexões
Suzete Benites
Educação e trabalho nas políticas públicas para a educação profissional: o caso do PROEJA
Isabel Daiane Weber Machry Rodrigues
PARTE II - Interações entre os sujeitos
O programa PROEJA no CTISM/UFSM: transformando cidadãos e profissionais
João Manoel Rorato
A relevância dos conhecimentos de história para a formação técnica: noções de consciência histórica entre alunos do PROEJA/CTISM
Roselene Moreira Gomes Pommer e Arnildo Pommer
Práticas de letramento de alunos jovens e adultos de uma turma do PROEJA/CTISM
Raquel Bevilaqua
As influências do PROEJA na busca pela inclusão sociolaboral
Lenir Pulhese da Silva e Roselene Moreira Gomes Pommer
"Quando eu cheguei aqui, eu não sabia nada [...] Hoje eu sou mais que vencedor": o passado e o futuro redimensionados nas experiências da turma 338/2010, do PROEJA/CTISM
Claudio Rodrigues do Nascimento, Marcos Daniel Zancan, Roselene Moreira Gomes Pommer e Suzete Benites