Seja bem-vindo à Editora UFSM!

PROEJA

A obra apresenta aos leitores reflexões em torno das experiências vivenciadas por docentes, pesquisadores e gestores do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM)
Livro Impresso
R$30,00
R$30,00
Ebook
R$21,00
R$21,00
Descrição
As reflexões presentes na obra pretendem contribuir para a superação dos desafios concernentes a uma estrutura de ensino que esteve, historicamente, pautada no assistencialismo e na compensação mínima das demandas populares.
Informação Adicional
Título PROEJA
Subtítulo desafios e possibilidades na educação profissional
Autor(es) Roselene Moreira Gomes Pommer e Raquel Bevilaqua (Orgs.)
Editora/Selo Editora UFSM
Assunto Principal Educação, Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos, Pedagogia, Gestão educacional
Assunto Secundário Não
Origem do Livro Nacional
Coleção Não
Número de Páginas 160 Pág.
Acabamento Não
Número da Edição
Ano da Edição 2014
ISBN (SKU) 9788573912111
Código de Barras 9788573912111
Faixa Etária Graduação, Pós-Graduação e outros.
Idioma Português
Número do Volume ou Tomo Único
Classificação Fiscal (NCM) 49019900
Comprar na Apple Não
Comprar no Scribd Não
Sumário

APRESENTAÇÃO

 

PARTE I - Reflexões sobre a experiência

O desafio dos gestores e o trabalho pedagógico na implantação da educação profissional de jovens e adultos no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria

Claudio Rodrigues do Nascimento, Rodrigo Cardozo Fuentes e Liliana Soares Ferreira

 

O acompanhamento psicopedagógico na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos: reflexões

Suzete Benites

 

Educação e trabalho nas políticas públicas para a educação profissional: o caso do PROEJA

Isabel Daiane Weber Machry Rodrigues

 

PARTE II - Interações entre os sujeitos

O programa PROEJA no CTISM/UFSM: transformando cidadãos e profissionais

João Manoel Rorato

 

A relevância dos conhecimentos de história para a formação técnica: noções de consciência histórica entre alunos do PROEJA/CTISM

Roselene Moreira Gomes Pommer e Arnildo Pommer

 

Práticas de letramento de alunos jovens e adultos de uma turma do PROEJA/CTISM

Raquel Bevilaqua

 

As influências do PROEJA na busca pela inclusão sociolaboral

Lenir Pulhese da Silva e Roselene Moreira Gomes Pommer

 

"Quando eu cheguei aqui, eu não sabia nada [...] Hoje eu sou mais que vencedor": o passado e o futuro redimensionados nas experiências da turma 338/2010, do PROEJA/CTISM

Claudio Rodrigues do Nascimento, Marcos Daniel Zancan, Roselene Moreira Gomes Pommer e Suzete Benites

Carregando...