Título | Ser aluna e ser professora |
---|---|
Subtítulo | um olhar sobre os ciclos de vida pessoal e profissional |
Autor(es) | Helenise Sangoi Antunes |
Editora/Selo | Editora UFSM |
Assunto Principal | Educação, ensino, formação de professores, formação profissional, ciclo de vida |
Assunto Secundário | Não |
Origem do Livro | Nacional |
Coleção | Não |
Número de Páginas | 264 Pág. |
Acabamento | Não |
Número da Edição | 1ª |
Ano da Edição | 2011 |
ISBN (SKU) | 9788573911473 |
Código de Barras | 9788573911473 |
Faixa Etária | Graduação, Pós-Graduação e outros. |
Idioma | Português |
Número do Volume ou Tomo | Único |
Classificação Fiscal (NCM) | 49019900 |
Comprar na Apple | Não |
Comprar no Scribd | Não |
Introdução
1 A formação de professores e trajetória profissional a partir da memória docente
1.1 Perspectivas na formação docente
1.2 Ciclo de vida pessoal e profissional: a relação existente entre escolha profissional e os processos de formação
2 Imaginário social: significações construídas ao longo dos ciclos de vida pessoal e profissional
3 Memória docente: os caminhos percorridos e construídos
4 Aproximações possíveis das significações imaginárias instituídas e instituintes
4.1 Lembranças da escola: medo/alegria
4.1.1 O instituído e o instituinte nas lembranças da escolarização
4.1.2 As alunas
4.1.3 As professoras
4.2 Escolha profissional: vocação/profissionalização
4.2.1 Da “vocação à profissionalização”: a trajetória das mulheres professoras
4.2.2 As alunas
4.2.3 As professoras
4.3 Processos de formação: prática/teoria & prática
4.3.1 As alunas
4.3.2 As professoras
4.4 A prática docente: desencanto/encanto com a profissão
4.4.1 As alunas
4.4.2 As professoras
4.5 Ciclo de vida pessoal e profissional: heteronomia e autonomia
4.5.1 As alunas
4.5.2 As professoras
5 Algumas reflexões finais
Referências bibliográfica