| Título | Ser aluna e ser professora |
|---|---|
| Subtítulo | um olhar sobre os ciclos de vida pessoal e profissional |
| Autor(es) | Helenise Sangoi Antunes |
| Editora/Selo | Editora UFSM |
| Assunto Principal | Educação, ensino, formação de professores, formação profissional, ciclo de vida |
| Assunto Secundário | Não |
| Origem do Livro | Nacional |
| Coleção | Não |
| Número de Páginas | 264 Pág. |
| Acabamento | Não |
| Número da Edição | 1ª |
| Ano da Edição | 2011 |
| ISBN (SKU) | 9788573911473 |
| Código de Barras | 9788573911473 |
| Faixa Etária | Graduação, Pós-Graduação e outros. |
| Idioma | Português |
| Número do Volume ou Tomo | Único |
| Classificação Fiscal (NCM) | 49019900 |
| Comprar na Apple | Não |
| Comprar no Scribd | Não |
| Comprar na Wook | N/A |
Introdução
1 A formação de professores e trajetória profissional a partir da memória docente
1.1 Perspectivas na formação docente
1.2 Ciclo de vida pessoal e profissional: a relação existente entre escolha profissional e os processos de formação
2 Imaginário social: significações construídas ao longo dos ciclos de vida pessoal e profissional
3 Memória docente: os caminhos percorridos e construídos
4 Aproximações possíveis das significações imaginárias instituídas e instituintes
4.1 Lembranças da escola: medo/alegria
4.1.1 O instituído e o instituinte nas lembranças da escolarização
4.1.2 As alunas
4.1.3 As professoras
4.2 Escolha profissional: vocação/profissionalização
4.2.1 Da “vocação à profissionalização”: a trajetória das mulheres professoras
4.2.2 As alunas
4.2.3 As professoras
4.3 Processos de formação: prática/teoria & prática
4.3.1 As alunas
4.3.2 As professoras
4.4 A prática docente: desencanto/encanto com a profissão
4.4.1 As alunas
4.4.2 As professoras
4.5 Ciclo de vida pessoal e profissional: heteronomia e autonomia
4.5.1 As alunas
4.5.2 As professoras
5 Algumas reflexões finais
Referências bibliográfica