Seja bem-vindo à Editora UFSM!

Ser aluna e ser professora

Por meio da reflexão sobre as próprias histórias de vida e de profissionalização, a autora pretende provocar mudanças nas significações instituídas, construídas socialmente a respeito da Educação, da escola, da prática profissional, do ser professor.
Livro Impresso
R$40,00
R$40,00
Descrição
No sensível e complexo campo da Educação, é fundamental pesquisar o que ocorre no interior das instituições educativas e formativas, buscando uma aproximação, via memória docente, dos processos formativos vivenciados ao longo do ciclo de vida pessoal e profissional dos professores do Ensino Fundamental e dos alunos em processo formativo no curso de licenciatura em Pedagogia.
Informação Adicional
Título Ser aluna e ser professora
Subtítulo um olhar sobre os ciclos de vida pessoal e profissional
Autor(es) Helenise Sangoi Antunes
Editora/Selo Editora UFSM
Assunto Principal Educação, ensino, formação de professores, formação profissional, ciclo de vida
Assunto Secundário Não
Origem do Livro Nacional
Coleção Não
Número de Páginas 264 Pág.
Acabamento Não
Número da Edição
Ano da Edição 2011
ISBN (SKU) 9788573911473
Código de Barras 9788573911473
Faixa Etária Graduação, Pós-Graduação e outros.
Idioma Português
Número do Volume ou Tomo Único
Classificação Fiscal (NCM) 49019900
Comprar na Apple Não
Comprar no Scribd Não
Sumário

Introdução


1 A formação de professores e trajetória profissional a partir da memória docente
1.1 Perspectivas na formação docente
1.2 Ciclo de vida pessoal e profissional: a relação existente entre escolha profissional e os processos de formação

2 Imaginário social: significações construídas ao longo dos ciclos de vida pessoal e profissional

3 Memória docente: os caminhos percorridos e construídos

4 Aproximações possíveis das significações imaginárias instituídas e instituintes
4.1 Lembranças da escola: medo/alegria
4.1.1 O instituído e o instituinte nas lembranças da escolarização
4.1.2 As alunas
4.1.3 As professoras
4.2 Escolha profissional: vocação/profissionalização
4.2.1 Da “vocação à profissionalização”: a trajetória das mulheres professoras
4.2.2 As alunas
4.2.3 As professoras
4.3 Processos de formação: prática/teoria & prática
4.3.1 As alunas
4.3.2 As professoras
4.4 A prática docente: desencanto/encanto com a profissão
4.4.1 As alunas
4.4.2 As professoras
4.5 Ciclo de vida pessoal e profissional: heteronomia e autonomia
4.5.1 As alunas
4.5.2 As professoras

5 Algumas reflexões finais

Referências bibliográfica

Carregando...