Título | Universidade Hoje: o que precisa ser dito? |
---|---|
Subtítulo | Não |
Autor(es) | Adriana Moreira da Rocha Maciel, Deisi Sangói Freitas, Guilherme Carlos Corrêa, Hamilton de Godoy Wielewicki e Valmir da Silva |
Editora/Selo | Editora UFSM |
Assunto Principal | Educação, Ensino superior, Universidades |
Assunto Secundário | Não |
Origem do Livro | Nacional |
Coleção | Não |
Número de Páginas | 454 Pág. |
Acabamento | N/A |
Número da Edição | 1ª |
Ano da Edição | 2012 |
ISBN (SKU) | 9788573911657 |
Código de Barras | 9788573911657 |
Faixa Etária | Graduação, Pós-Graduação e outros. |
Idioma | Português |
Número do Volume ou Tomo | Único |
Classificação Fiscal (NCM) | 49019900 |
Comprar na Apple | N/A |
Comprar no Scribd | N/A |
Apresentação
Prefácio
1- Universidade: marcas do tempo em novos cenários. Seremos os protagonistas?
1.1 Uma jovem senhora de 50 Anos. Ana Waleska P. C. Mendonça
1.2 Estar preparado ? apontamentos para pensar a universidade. Alfredo Veiga-Neto
1.3 A universidade e o futuro do planeta. Fredric M. Litto
1.4 Vendendo a academia? Educação superior, crise econômica e uma resposta baseada nos temas geradores de Paulo Freire. Carlos Torres
2 – Universidade: que questões nos evoca a América Latina?
2.1 La Universidad en América Latina. Problemas, retos y expectativas. Norberto Fernández Lamarra
2.2 La universidad y la producción de conocimientos. El oficio de investigar y la formación de investigadores en los posgrados en educación en Argentina. Mónica de La Fare
2.3 La autonomía de la universidad latinoamericana en la encrucijada: una respuesta socialmente responsable. Víctor M. Rosario Muñoz
2.4 Universidades hoje: mutações de uma instituição milenar. Dermeval Saviani
2.5 Universidad de hoy: ¿que hay que decir? Carlos Pallán Figueroa
3 – Universidade e formação docente
3.1 Las configuraciones organizativas, la enseñanza y la formación docente en la universidad. Pedro Enrique Rosales Villarroel
3.2 ¿Puede la universidad contribuir a la mejora real de la educación? Francisco F. García Pérez
3.3 La necesidad de un nuevo profesorado para una nueva universidad. Francisco Imbernón
3.4 Educação superior: alternativas para o desenvolvimento profissional docente. Ilma passos Alencastro Veiga
4 – Universidade: avaliação, qualidade e democratização
4.1 Educação superior brasileira: encruzilhada na questão da qualidade. Marília Costa Morosini, Maria Estela Dal Pai Franco
4.2 La evaluación del desempeño docente en las universidades: lecciones de un diagnóstico. Mario Rueda Beltrán, Rosa Elsa González Ramírez
4.3 Los desafíos de la universidad en el siglo XXI. Carlos Tünnermann B
4.4 Universidade: história, dilemas e perspectivas. Olinda Maria Noronha
4.5 Um paradoxo sempre confrontado: o difícil lugar da experiência na educação superior. Marcos Villela Pereira
4.6 Reflexiones en torno a la financiación actual y futura de las universidades a nivel mundial. Francisco López Segrera
4.7 A universidade brasileira no século XXI: impasses e alternativas para a sua democratização. Maria de Fátima Costa de Paula