A Política Nacional de Extensão propõe a transformação da Extensão Universitária em um instrumento efetivo de mudança da Universidade e da sociedade, no sentido da promoção da justiça social e da democracia. Neste contexto, a melhoria do atendimento a crianças e adolescentes é considerada área de atuação prioritária na articulação da Extensão Universitária com as Políticas Públicas.
Este livro, que faz parte da Série de Extensão, uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), apresenta uma série de relatos de Ações Extensionistas desenvolvidas com o propósito central de promover justiça social e direitos humanos em diferentes contextos de vida de crianças, adolescentes e jovens: instituições educacionais, de proteção social e socioeducativas. São relatos de ações desenvolvidas por professores, acadêmicos e profissionais de diferentes instituições do país, com destaque para os desafios enfrentados, os resultados exitosos e os recursos didáticos e metodológicos adotados, o que pode se constituir como elementos de referência para o desenvolvimento de Práticas Extensionistas por outros docentes, discentes e profissionais brasileiros. Todos os trabalhos incluídos nessa coletânea foram revisados por pares, buscando-se, assim, garantir a qualidade, a pertinência e a relevância dessa obra.
Espera-se que este livro possa contribuir com a qualificação do atendimento de crianças, adolescentes e jovens no sentido de promoção de direitos humanos e de justiça, pela divulgação de experiências exitosas que vêm ocorrendo no território nacional e que poderão ser multiplicadas em outras Atividades Extensionistas.