O saber-fazer produzido e praticado no GIC privilegia a partilha de conhecimentos e o respeito mútuo – condições indispensáveis para a compreensão das afasias e do desenvolvimento de processos de avaliação e de acompanhamento terapêutico de sujeitos com afasia – com vistas à (re)integração deles nos diferentes contextos da vida sociocomunitária.
Nesse sentido, este livro reúne textos de profissionais e de acadêmicos de áreas distintas; fonoaudiólogas e terapeutas ocupacionais que, em virtude de interesses comuns sobre as consequências das lesões encefálicas - principalmente, das lesões cerebrais que provocam as chamadas afasias e os comprometimentos sensório-motores (hemiparesias e hemiplegias), desenvolvem, no GIC, processos de avaliação e de acompanhamento longitudinal de sujeitos com afasia. Tais processos valorizam a singularidade e a diversidade de cada sujeito, impelindo-o a se colocar como sujeito de linguagem e com condições de realizar Atividades de Vida Diária (AVD) e Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVD).
Essas práticas, aqui registradas, refletem o trabalho em equipe multiprofissional e interdisciplinar, que busca melhorar a qualidade de vida/saúde e o conhecimento de todos os participantes envolvidos no processo, inclusive, os familiares/cuidadores. Espera-se que a leitura deste livro possa produzir reflexões acerca dos comprometimentos de linguagem, das privações ocupacionais e das barreiras atitudinais nos estados de afasia, influenciando positivamente nas práticas terapêuticas, na recuperação e na inclusão das pessoas com afasia.