Seja bem-vindo à Editora UFSM!

Pensamento Acessível – Cena Aberta

Esta obra traz à baila uma discussão transversal de suma importância, que coloca em cena a temática da acessibilidade de modo sério e responsável. É evidente o cotejamento com a perspectiva do pensamento acessível, tensionada com o campo das artes cênicas e suas interfaces, em especial educação, cinema, arquitetura e dança.

Ebook
R$23,00
R$23,00


  Compre na Amazon: Clique aqui

  Compre na Apple: Clique aqui

  Compre no Google: Clique aqui

Descrição

Esta obra traz à baila uma discussão transversal de suma importância, que coloca em cena a temática da acessibilidade de modo sério e responsável. É evidente o cotejamento com a perspectiva do pensamento acessível, tensionada com o campo das artes cênicas e suas interfaces, em especial educação, cinema, arquitetura e dança.

Ressaltam-se os valores de autonomia e independência; a aceitação e a compreensão das diferentes; o discurso poético e a reabilitação; políticas de inclusão e de ações afirmativas; e os usos dos espaços públicos.

Mais do que problematizar, este livro sugere e propõe pensamentos, atitudes, metodologias e ações que podem contribuir para difusão do conceito de acessibilidade e sua aplicação, dentro e fora do espaço acadêmico, para pessoas com ou sem deficiência.

Flavi Ferreira Lisboa Filho

Pró-reitor de Extensão

Universidade Federal de Santa Maria

-------------

Buscando a redução das desigualdades sociais, a Universidade Federal de Santa Maria implementa políticas de ações afirmativas no Ensino Superior, pautadas em valores como respeito à identidade e à diversidade. Com isso, atende seu compromisso social, trazendo avanços nas políticas de ingresso e de acompanhamento aos estudantes.

Sendo assim, no ano de 2015, fortalecendo essas ações afirmativas, é criada a Coordenadoria de Ações Educacionais (Caed), a qual visa reduzir possíveis diferenças causadas por questões étnico-raciais, sociais e de deficiência. Esta última requer um olhar muito especial e atento de todos, uma vez que exige a percepção do diferente e a aceitação de um grupo que, até bem pouco tempo, não era representado.

A importância de incluí-los em ações institucionais, não somente voltadas às áreas eleitas, mas também em realizações culturais, é de significativa importância para o sistema social e educacional. A UFSM está cumprindo seu papel, tendo realizado o I Simpósio Pensamento Acessível – Cena Aberta, promovendo uma ação participativa, formadora e emancipadora dos sujeitos, fomentando ações que orientem o docente e da mesma forma auxiliem o estudante na permanência na instituição.

O Simpósio traz, em seu nome, a chave para a mudança – o pensamento. O pensamento como catalisador de mudanças atitudinais, muitas vezes mais importantes do que simples barreiras físicas, pensamento que se transforma em ações do dia a dia, em “viver” o outro com suas necessidades, com suas experiências, com seu conhecimento, e não apenas em “conviver” em um mesmo espaço. A mudança do pensamento é uma maneira de vencer estereótipos impostos por um sistema excludente, que traz em seu bojo diversas formas de preconceitos estabelecidos. Nesse sentido, não só precisamos, mas necessitamos ter o PENSAMENTO ACESSÍVEL.

As organizadoras deste livro, gerado no referido Simpósio, foram muito felizes em compilar os temas debatidos, chamando a atenção para uma temática que deve permear a academia em todos os níveis, procurando evitar a pior das deficiências, que é a deficiência de pensamento.

Prof.ª Dra. Martha Bohrer Adaime

Pró-reitora de Graduação

Universidade Federal de Santa Maria

Informação Adicional
Título Pensamento Acessível – Cena Aberta
Subtítulo O que tenho a ver com isso?
Autor(es) Marcia Berselli e Mariane Magno (Orgs.)
Editora/Selo Editora UFSM
Assunto Principal Não
Assunto Secundário Não
Origem do Livro Nacional
Coleção Não
Número de Páginas 130 Pág.
Acabamento N/A
Número da Edição 1
Ano da Edição 2021
ISBN (SKU) 9786557160404
Código de Barras 9786557160404
Faixa Etária Não
Idioma Português
Número do Volume ou Tomo Único
Classificação Fiscal (NCM) 49019900
Comprar na Apple https://books.apple.com/br/book/id1574723795
Comprar no Scribd N/A
Sumário

APRESENTAÇÃO

AJUSTANDO AS LENTES SOBRE A DEFICIÊNCIA: AS AÇÕES QUE MARCAM A DIFERENÇA

Aline Dalcul

POLÍTICAS DE IN/EXCLUSÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: EXPERIÊNCIAS E POSSIBILIDADES DA RELAÇÃO COM A ALTERIDADE

Márcia Lise Lunardi-Lazzarin

ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Sabrina Fernandes de Castro, Fabiane Vanessa Breitenbach

AÇÕES DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E AÇÕES DESENVOLVIDAS

Sílvia Maria de Oliveira Pavão

ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: ASPECTOS EDUCACIONAIS EM DEBATE

Tatiane Negrini

A CONSTRUÇÃO DE POSSIBILIDADES POÉTICAS DE PROCESSAMENTO DA DIFERENÇA NA DANÇA A PARTIR DE UM ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL

Silvia Susana Wolff

PISTA MULTIUSO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM): UMA ACESSIBILIDADE POSSÍVEL

Luis Guilherme Aita Pippi, Josicler Orbem Alberton, Alice Rodrigues Lautert, Laura Elisa Hansen Warpechowski, Pâmela Klein

APÊNDICE – Exposição Vanessa Fredrich

SOBRE OS AUTORES

CRÉDITOS

Carregando...