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Avaliação Institucional e Ação Política

O livro apresenta-se como uma discussão pertinente não só para os gestores públicos, mas, principalmente, para a comunidade universitária, que se depara com os desafios para qualificar as ações que permeiam os processos de ensinar, pesquisar e aprender. As pesquisas em avaliação apontam limites e compartilham experiências exitosas em Instituições de Ensino Superior públicas, federais, estaduais e comunitárias no Brasil, Argentina, Uruguai, Portugal e Angola.

Ebook
R$34,00
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Descrição

As pesquisas em avaliação apontam limites e compartilham experiências exitosas em Instituições de Ensino Superior públicas, federais, estaduais e comunitárias no Brasil, Argentina, Uruguai, Portugal e Angola.

Informação Adicional
Título Avaliação Institucional e Ação Política
Subtítulo Múltiplas realidades na educação superior
Autor(es) Glades Tereza Felix e Denise Leite (Orgs.)
Editora/Selo Editora UFSM
Assunto Principal Educação, ensino superior, avaliação institucional, política educacional
Assunto Secundário Não
Origem do Livro Nacional
Coleção Não
Número de Páginas 356 Pág.
Número da Edição
Ano da Edição 2021
ISBN 9786557160411
Código de Barras 9786557160411
Faixa Etária Graduação, Pós-Graduação e outros.
Idioma Português
Número do Volume ou Tomo Único
Classificação Fiscal (NCM) 49019900
Sumário

Sumário

Prefácio

Apresentação

Autores

1 | Avaliação dos resultados da educação superior brasileira: uma comparação internacional

Julio Cesar Godoy Bertolin

2 | De la Evaluación Institucional a la acreditación Mercosur (Arcusur) en la Universidad de la República, Uruguay. Desafíos e impactos

Ernesto Domínguez

3 | Evaluación interna: propuestas de buenas prácticas en ins-tituciones universitarias

Susana Celman e Milagros Rafaghelli

4 | Un primer paso: la autoevaluación participativa. Caso: Ipes – Anep

Laura Domínguez e Nancy Peré

5 | Avaliação institucional: perspectivas da avaliação de currículo na educação superior

Clarice Monteiro Escott

6 | Políticas de avaliação institucional para a educação superior brasileira pós-LDB: apontando contradições nas práticas

Elizeth Gonzaga dos Santos Lima

7 | Contributos para a avaliação institucional: o estudo da satisfação profissional dos académicos do ensino superior

Maria de Lourdes Machado-Taylor e Odília Maria Rocha Gouveia

8 | Trabalho académico em Portugal: o que há de novo no campo?

Teresa Carvalho, Rui Santiago e Sofi a Bruckmann

9 | Una ruptura del aislamiento docente en el aula investigación evaluativa de una experiencia educativa

Mabela Ruiz Barbot, Graciela Plachot e Jorge Barceló

10| La acreditación de los profesorados universitarios en la Argentina. Situación actual y desafíos

Sonia Marcela Araujo

11| Avaliação institucional participativa: uma ação política no espaço público

Glades Tereza Felix, Ana Paula dos Santos Ferraz, Clarissa Corrêa Fortes e Rose Carla Mendes Oleques

12| Instrumento para avaliação de cursos de ensino a distância(Ead)

Lisiane Pellini Faller e Cláudia Medianeira Cruz Rodrigues

13| Avaliação institucional no ensino superior em Angola: um olhar à luz das perspetivas burocrática, política e institucional

Eugénio Alves da Silva e Maria da Conceição Barbosa Mendes

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