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Clínica fonoaudiológica de linguagem com crianças pequenas e seus familiares

Neste livro, a intenção é mostrar a interação entre teoria e prática em uma dinâmica clínica que convoca muitos saberes, além dos advindos da Linguística.



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Descrição

Esta obra aborda o percurso teórico-prático de uma fonoaudióloga em sua clínica com crianças pequenas e seus familiares, que remonta o período de sua formação profissional na graduação realizada na Universidade Federal de Santa Maria, sua atuação clínica privada entre 1987 e 2006, e sua atividade de extensão e pesquisa com alunos da graduação e dos programas de pós-graduação em Distúrbios da Comunicação Humana no projeto Clínica interdisciplinar de bebês realizado na Universidade Federal de Santa Maria entre 2007 e 2018.  Essa clínica é apresentada por meio do estudo de casos clínicos de modo ensaístico, buscando conectar como esses casos foram pensados à luz da teoria de linguagem presente na formação da autora e a reflexão que eles trouxeram de modo a impulsionar a busca de novas teorias. Deste modo a autora introduz ao fonoaudiólogo, em formação, a teoria gerativista, a proposta interacionista na perspectiva brasileira de Cláudia de Lemos e a visão enunciativa de linguagem ancorada em deslocamentos da teoria benvenisteana para a clínica fonoaudiológica. Embora não seja o foco principal do livro, a autora traz algumas reflexões sobre a interface entre psicanálise e clínica fonoaudiológica de linguagem com crianças pequenas e seus familiares.

Informação Adicional
Título Clínica fonoaudiológica de linguagem com crianças pequenas e seus familiares
Subtítulo Não
Autor(es) Ana Paula Ramos de Souza
Editora/Selo Editora UFSM
Assunto Principal Fonoaudiologia, Linguagem, Clínica, Crianças
Assunto Secundário Não
Origem do Livro Nacional
Coleção Não
Número de Páginas 125 pág.
Número da Edição
Ano da Edição 2022
ISBN (SKU) 9786588636053
Código de Barras 9786588636053
Faixa Etária Graduação, Pós-Graduação e outros.
Idioma Português
Número do Volume ou Tomo Único
Classificação Fiscal (NCM) 49019900
Sumário

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO
1. OS PRIMEIROS CASOS DE LINGUAGEM NA FONOAUDIOLOGIA
2. O ENCONTRO COM O GERATIVISMO: A RELAÇÃO ENTRE COMPETÊNCIA E DESEMPENHO
2.1 A IMPORTÂNCIA DE MODELOS DE DESEMPENHO NO CASO RUI
2.2 CASO EMÍLIO: APORTES GERATIVISTAS EM UMA INTERVENÇÃO VIA DIÁLOGO
3. O BREVE ENCONTRO COM O INTERACIONISMO BRASILEIRO
4. A DESCOBERTA DO DIÁLOGO E DO SUJEITO NA LINGUAGEM NA PERSPECTIVA ENUNCIATIVA DE BENVENISTE
4.1 OS PRIMEIROS CONCEITOS TEÓRICOS A PARTIR DE BENVENISTE
4.2 A SUSTENTAÇÃO DE UM LUGAR DE ENUNCIAÇÃO: O FONOAUDIÓLOGO MEDIANDO A ARTICULAÇÃO ENTRE RECONHECIMENTO/SUPOSIÇÃO DE SUJEITO E SUPOSIÇÃO/RECONHECIMENTO DE FALANTE DA LÍNGUA
4.2.1 CASO SAFIRA: MAMÃE! MAMÃE? MAMÃE... QUEM ESTÁ FALANDO?
4.2.2 BERNARDO E O FANTASMA DO AUTISMO
4.2.3 HÉLIO: A ESCOLHA DE UMA LÍNGUA PARA SUSTENTAR UM LUGAR DE ENUNCIAÇÃO
4.3 AS RELAÇÕES DE FORMA E SENTIDO NA CONSTITUIÇÃO DA CRIANÇA COMO UM FALANTE DA LÍNGUA
4.3.1 O IMPACTO DOS CONCEITOS NA RELEITURA DE ALGUNS CASOS APRESENTADOS
4.3.2 CASO LILI: O DESENHO E O CANTO NA SUSTENTAÇÃO DE UM LUGAR
DE ENUNCIAÇÃO E DO DOMÍNIO DAS RELAÇÕES DE FORMA E SENTIDO
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

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