Seja bem-vindo à Editora UFSM!

Discursos do Corpo na Arte - Volume III

Ao unir Corpo e Arte pela via do discurso e da ciência, sob a pluralidade de perspectivas conceituais, nos conectamos, em determinados tempos e espaços sem, no  entanto, desconectar-nos da imensidão do ser, da imensidão poética e da imensidão reflexiva, igualmente inesgotáveis.

Ebook
R$33,00
R$33,00
Descrição

Corpo e Arte. Por qualquer lado que se aborde tal empreitada epistemológica o resultado será fragmentado. Corpo e Arte, aquém e além da possibilidade de representação.  Corpo e Arte como sinônimo de vida, como sinônimo do tempo, incluindo Chronos, Kairós e Aión. Corpo e Arte como território da criação, cuja fonte  inesgotável continua jorrando ao longo da história pela esteira do tempo e, com sua imensidão, vem conectando o ser humano, em sua potência numinosa, produtora de  sentido, de estética e de conhecimento. Ao unir Corpo e Arte pela via do discurso e da ciência, sob a pluralidade de perspectivas conceituais, nos conectamos, em  determinados tempos e espaços sem, no entanto, desconectar-nos da imensidão do ser, da imensidão poética e da imensidão reflexiva, igualmente inesgotáveis.

Nesse terceiro volume decidimos abrir o tempo e, por essa escolha, dialogamos com Chronos sem, no entanto, seguir sua ordem. Recebemos e apresentamos cada  capítulo como um mundo autônomo. Cada capítulo como um planeta do universo Corpo Arte, cuja(s) órbita(s), relações e sentidos ficam por serem traçados pelo imaginário  de cada leitor e de cada leitora. Intencionamos com essa escolha gerar espaços vazios e a porosidade necessária à potencialização da teia da imaginação e à  construção do pensamento vivo que verdadeiramente permita e provoque que a singularidade de cada um e de cada leitura possa flutuar, atuar e criar.

Sobre os organizadores:


Enéias Tavares é professor de Literatura Clássica na UFSM. é pesquisador do Laboratório Corpus e do PPGL UFSM, coordenador do projeto do Espaço Multidisciplinar  da UFSM Quarta Colônia. Tavares pesquisa storytelling transmídia e ministra workshops sobre escrita criativa, além de assinar a coluna sobre escrita criativa Bestiário  Criativo e a Webcomic A Todo Vapor! no portal CosmoNerd. Como ficcionista, é autor das séries transmídia Brasiliana Steampunk e A Todo Vapor!. Mais de sua  produção em www.eneiastavares.com.br.

Gisela Reis Biancalana é bacharel em Dança (1991) e licenciada (1993). Mestre (2001) e doutora (2010) em Artes UNICAMP. Professora adjunta do DAC/UFSM 1996- 2013. Professora do Curso de Dança/UFSM. Atua no PPGART/UFSM. é líder do grupo de pesquisas Performances: arte e cultura, vinculado ao CNPQ, e coordena o  Laboratório de Performance, Arte e Cultura (LAPARC). Realizou pós-doutorado na Universidade de Montfort, Inglaterra.


Mariane Magno é atriz, encenadora e pesquisadora. Mestre (2003) e doutora (2009) em Arte pela UNICAMP. Professora Associada 02 do DAC/UFSM. Coordenadora do Programa de Extensão Porta Aberta. Coordenadora do Projeto de Pesquisa Tempo e Espaço Remotos: Corpo Utópico, Voz Poética, Heterotopias, Laboratório de  Experimentação e de Composição Teatral e Outras Questões Epistemológicas. Líder do Grupo de Pesquisa Corpo, Imagem e Imaginação.

Informação Adicional
Título Discursos do Corpo na Arte - Volume III
Subtítulo Não
Autor(es) Enéias Farias Tavares, Gisela Reis Biancalana e Mariane Magno (Org.)
Editora/Selo Editora UFSM
Assunto Principal Arte, Corpo, Teatro, Performance, Literatura, Filosofia
Assunto Secundário Não
Origem do Livro Nacional
Coleção Não
Número de Páginas 290 pág.
Número da Edição
Ano da Edição 2021
ISBN (SKU) 9786557160442
Código de Barras 9786557160442
Faixa Etária Graduação, Pós-Graduação e outros.
Idioma Português
Número do Volume ou Tomo Único
Classificação Fiscal (NCM) 49019900
Sumário

APRESENTAÇÃO
Enéias Farias Tavares, Gisela Reis Biancalana e Mariane Magno


VOZ: CORPO EM MANIFESTAÇÃO

Ernani Maletta

CORPO E PSIQUE NA VISÃO JUNGUIANA
Elisabeth Bauch Zimmermann

REDESENHOS POLÍTICOS DO CORPO: UMA ANÁLISE DE MODOS DE CIRCULAÇÃO E CONCEPÇÃO DA DANÇA ON E OFF-LINE
Elke Siedler


O CORPO EM PESQUISA DE CAMPO DENTRO DO MÉTODO BAILARINO-PESQUISADOR-INTÉRPRETE
Graziela Estela Fonseca Rodrigues e Larissa Sato Turtelli

QUEER CASES & STRANGE PICTURES: CORPOREIDADE E CRIMINALIDADE NOS ROMANCES DE ROBERT LOUIS STEVENSON E OSCAR WILDE
Enéias Tavares

MUNDOS QUE COLIDEM: CORPOREIDADE PAGÃ VERSUS CRISTIANISMO EM A VÊNUS DE ILLE, DE PROSPER MÉRIMÉE
Gérson Werlang

POÉTICA OU ESTÉTICA DO MÉTODO BPI: DESCRIÇÕES DE UM ESTUDO
Flávio Campos e Graziela Rodrigues

CONT@TO: O INDIVIDUAL E O COLETIVO EM PERFORMANCE ARTÍSTICA COLABORATIVA
Gisela Reis Biancalana

POSSÍVEIS CAMINHOS PARA PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO TEATRO COM CRIANÇAS
Diego de Medeiros Pereira

NÃO DIRIGIR PARA DIRIGIR: UMA DANÇA DINÂMICA PENSADA COMO METODOLOGIA DE ABORDAGEM, MOBILIZANDO UM PENSAMENTO E ABRINDO LACUNAS SOBRE O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE UMA ENCENAÇÃO
Mariane Magno

SOBRE OS AUTORES

Carregando...