Seja bem-vindo à Editora UFSM!

Dança Contempop

Neste ebook, Odailso Berté descreve seus modos de (mo)ver-se pelos cenários das pedagogias culturais e apresenta uma instigante proposição de dança refletindo sobre como o fenômeno da estetização da cultura interpela o status das artes.
Ebook
R$24,50
R$24,50
Descrição
Das descrições realizadas, emerge a dança contempop, um entrecruzamento de dança contemporânea e cultura pop que enfatiza relações de afeto e prazer com diferentes artefatos culturais e articula procedimentos pedagógicos e criativos a partir da relação corpo–imagem. Ao narrar trechos de sua trajetória, o autor evidencia suas afeições por imagens de Frida Kahlo, Pina Bausch e Madonna, relacionando-as com compreensões vindas da filosofia, das ciências cognitivas, dos estudos culturais, das artes, da cultura visual e da educação. A obra é uma compreensão contemporânea e multidisciplinar que busca estimular posicionamentos críticos, criativos e performativos nos campos da dança, das artes em geral e da educação.
Informação Adicional
Título Dança Contempop
Subtítulo Corpos, afetos e imagens (mo)vendo-se
Autor(es) Odailso Berté
Editora/Selo Editora UFSM
Assunto Principal Arte, dança contemporânea, cultura popular
Assunto Secundário Não
Origem do Livro Nacional
Coleção Não
Número de Páginas Não
Número da Edição
Ano da Edição 2017
ISBN 9788573912395
Código de Barras 9788573912395
Faixa Etária Graduação, Pós-Graduação e outros
Idioma Português
Número do Volume ou Tomo Único
Classificação Fiscal (NCM) 49019900
Sumário

INTRODUÇÃO

CAPÍTULO 1

FRIDA KAHLO

CRIANDO COM AS EXPERIÊNCIAS DO CORPO

Experiências, afetos e imagens de Frida Kahlo
(Re)criando conhecimentos com a experiência
Corpo-sujeito
Imagens do corpo
Subjetividade do corpo
Filosofia na carne
Corpomídia
Percepção como pensamento e princípio da experiência
Dançando experiências

CAPÍTULO 2

PINA BAUSCH

INTERPELANDO OS MOVIMENTOS AFETIVOS DO CORPO NOS CENÁRIOS DAS PEDAGOGIAS CULTURAIS

Como o corpo se move e o que move o corpo
Criação e pedagogia através de perguntas
Pedagogias Culturais
Corpo, dança e prazer na escola
Considerando os afetos
Movimentos afetivos: dança, imagem e movimento
Nos movimentos afetivos, os investimentos afetivos
Movimentos afetivos, movimentos de uso e movimentos de dança

CAPÍTULO 3

MADONNA

MODOS DE USAR IMAGENS E PRAZERES DA CULTURA POP

Nas trilhas de Madonna
Cultura de massa, cultura popular e imagem: as difamadas
Imagem como Medusa: algoz ou aliada?
“Je suis l’art”: entre Madonas virgens, eróticas e ensandecidas
Arte e imagem: contrastes e valores de culto e exposição
Cultura Pop
Like a girl gone wild – corpos que dançam afetados pelo pop
O pop não poupa, o corpo dança com prazer
Express Yourself: Judson Dance Theater e Cultura Pop

CAPÍTULO 4

DANÇA CONTEMPOP

CORPOS E IMAGENS (MO)VENDO-SE

Dançando com – Frida Kahlo – Imagens-artefatos
Dançando com – Pina Bausch – Imagens-ideias
Dançando com – Madonna – Imagens-ações
Fazer-pensar Dança Contempop: procedimentos de criação
(Mo)ver-se com imagens [artefato-ideia-ação]
Corpos e imagens “em chamas” na Ball Culture
Vogue: a dança através da relação corpo-imagem
Dança Contempop: posicionamentos performativos

CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS

CREDITOS

Carregando...