Seja bem-vindo à Editora UFSM!

Pesquisa Narrativa: Interfaces entre histórias de vida, arte e educação

Investindo na capacidade humana de olhar a arte e a educação de forma sensível e crítica, esta publicação prioriza encontros, aprendizagens e partilhas interpretados a partir do impacto afetivo e relacional de vivências cotidianas, que, por suas relações com as disposições humanas para narrar, se transformam em fontes privilegiadas para a pesquisa narrativa e o estudo das interfaces entre histórias de vida, arte e educação.
Ebook
R$42,00
R$42,00
Descrição
Este livro reúne textos que exploram e discutem as narrativas como espaços de pesquisa e de ‘acontecimentos’ pedagógicos. Pesquisadores de seis países examinam conceitos, práticas e processos que envolvem narrativas, a partir de diferentes perspectivas, configurando os modos como elas constituem a vida dos sujeitos, suas relações com a arte e a educação compartilhando investigações acerca do tema. Narrativas são construídas na experiência como atos de formação e transformação de episódios que, elaborados, produzem diversas temporalidades, novas significações e outras histórias de vida. Investindo na capacidade humana de olhar a arte e a educação de forma sensível e crítica, esta publicação prioriza encontros, aprendizagens e partilhas interpretados a partir do impacto afetivo e relacional de vivências cotidianas, que, por suas relações com as disposições humanas para narrar, se transformam em fontes privilegiadas para a pesquisa narrativa e o estudo das interfaces entre histórias de vida, arte e educação.
Informação Adicional
Título Pesquisa Narrativa: Interfaces entre histórias de vida, arte e educação
Subtítulo Não
Autor(es) Raimundo Martins, Irene Tourinho e Elizeu Clementino de Souza (Orgs.)
Editora/Selo Editora UFSM
Assunto Principal Pesquisa narrativa, narrativas, educação, arte, biografias
Assunto Secundário Não
Origem do Livro Nacional
Coleção Não
Número de Páginas Não
Número da Edição
Ano da Edição 2017
ISBN 9788573912944
Código de Barras 9788573912944
Faixa Etária Graduação, Pós-Graduação e outros
Idioma Português
Número do Volume ou Tomo Único
Classificação Fiscal (NCM) 49019900
Sumário

Prefácio
PESQUISA NARRATIVA:OUTRAS FORMAS DE CONHECER
Daniel Hugo Suárez

Apresentação
ENTRELAÇAMENTOS ENTRE HISTÓRIAS DE VIDA, ARTE E EDUCAÇÃO
Elizeu Clementino de Souza, Raimundo Martins e Irene Tourinho

Eixo I
PERSPECTIVAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA PESQUISA NARRATIVA

 

Capítulo I
A ASCENSÃO DA NARRATIVA DE VIDA
Ivor Goodson

Capítulo II
MINHA TRAJETÓRIA PELA PERSPECTIVA NARRATIVA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Fernando Hernández

Capítulo III
NARRAR A VIDA: DELIBERAÇÕES NO CAMPO BIOGRÁFICO
José Antonio Serrano Castañeda e Juan Mario Ramos Morales

Capítulo IV
NARRATIVAS INSTITUCIONAIS DE SI: A ARTE DE ENLAÇAR REFLEXÃO, RAZÃO E EMOÇÕES
Maria da Conceição Passeggi

Capítulo V
FOTOBIOGRAFIA E ENTREVISTA NARRATIVA: MODOS DE NARRAR A VIDA E A CULTURA ESCOLAR
Elizeu Clementino de Souza e Mariana Martins de Meireles

Capítulo VI
(DES)ARQUIVAR NARRATIVAS PARA CONSTRUIR HISTÓRIAS DE VIDA OUVINDO O CHÃO DA EXPERIÊNCIA
Raimundo Martins e Irene Tourinho

Apêndice do Eixo I
CONVERSAS INICIAIS SOBRE PESQUISA NARRATIVA: ALGUMAS PISTAS INTRODUTÓRIAS

EIXO II
A VIDA COMO MANIFESTAÇÃO DE ARTE: NARRATIVAS E EDUCAÇÃO

Capítulo VII
A CRIAÇÃO COMPARTILHADA: UMA BIOGRAFIZAÇÃO COLETIVA
Christine Delory-Momberger

Capítulo VIII
OLHAR E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NA ESCRITA DE SI
Rosa María Torres Hernández

Capítulo IX
CIDADE-FLORESTA NA ARTE DA MEMÓRIA MARAJOARA: VISUALIDADE E ORALIDADE EM MARIA NECY BALIEIRO
Agenor Sarraf Pacheco, Analaura Corradi e Maria Necy Pereira Balieiro

Capítulo X
AGORA QUE CHEGAMOS ATÉ AQUI: PROFESSORES, NARRATIVAS E IMAGENS VISUAIS
Fernando Miranda

Capítulo XI
PESQUISA E COMPARTILHAMENTOS ENTRE NARRATIVAS FÍLMICAS E EXPERIÊNCIA EDUCATIVA
Vivien Kelling Cardonetti e Marilda Oliveira de Oliveira

Capítulo XII
DA ARTE E DA NARRAÇÃO À SENSÍVEL TEXTURA DE NÓS
Apolline Torregrosa

Capítulo XIII
OLHANDO PELO ESPELHO RETROVISOR: NARRATIVAS DE FORMAÇÃO E ATUAÇÃO EM ARTES VISUAIS
Luiz Carlos Pinheiro Ferreira

Capítulo XIV
O TEATRO COMO PROCESSO DE FORMAÇÃO
Montserrat González Parera

Apêndice do Eixo II
INTERFACES ENTRE ARTE, NARRATIVA E EDUCAÇÃO: ALGUMAS PISTAS DE LEITURAS

SOBRE OS AUTORES

Carregando...