Seja bem-vindo à Editora UFSM!

A intermidialidade e os estudos interartes na arte contemporânea

Este volume, dedicado a traduções de textos de renomados teóricos no campo da intermidialidade, direciona a atenção para os pesquisadores e estudantes de pós-graduação brasileiros, interessados nessa área tão instigante. Esta coletânea congrega textos seminais para se compreender conceitos como mídia e midialidade; intermidialidade transformacional, ontológica e virtual; ficção musicalizada; mimese pictórica; remediação; transposição, tradução e adaptação; além dos mais diversos processos de combinação e transformação em textos intermidiáticos.

Ebook
R$45,00
R$45,00


  Compre na Amazon: Clique aqui

  Compre na Apple: Clique aqui

  Compre no Google: Clique aqui

Descrição

Este livro reúne um conjunto significativo de ensaios de renomados pesquisadores estrangeiros, traduzidos para a língua portuguesa, que vem contribuir para a discussão teórica sobre práticas artístico-literárias que demandam abordagens transdisciplinares inovadoras.

Trata-se da terceira coletânea organizada por membros do grupo de pesquisa Intermídia, que está registrado no diretório do CNPq e que busca consolidar no Brasil o campo dos estudos interartes e da intermidialidade. As duas primeiras coletâneas, publicadas em 2012, abriram espaço para a divulgação de pesquisa avançada nesse campo cuja repercussão nacional pode ser verificada na produção acadêmica, tanto docente quanto discente, que tem por objeto configurações consideradas intermidiáticas.

Os 12 ensaios que compõem este livro, precedidos de uma introdução de Solange Ribeiro de Oliveira, tratam de questões teóricas e de estudos de caso. As abordagens teóricas têm por foco a definição do conceito de mídia e de intermidialidade, o qual se encontra em constante revisão, as novas perspectivas de análise, os modelos de intermidialidade e os processos envolvidos na interação entre as mídias, como a combinação e a transformação. Entre esses processos, destaca-se a adaptação, noção que é reavaliada em dois ensaios da coletânea. Os estudos da relação entre artistas e escritores, palavras e imagens, literatura e pintura, cuja tradição já é conhecida, ganham novos contornos nos ensaios aqui publicados. Sob o viés dos estudos da intermidialidade, discute-se ainda a interação da música e da literatura, da arquitetura e da literatura, do cinema e das mídias digitais.

Este volume apresenta, portanto, um conjunto coerente e oportuno de refllexões em diálogo crítico com a produção moderna e contemporânea, que vem renovar nosso olhar sobre as múltiplas e diversas manifestações culturais marcadas pelo cruzamento das fronteiras.

Márcia Arbex

Informação Adicional
Título A intermidialidade e os estudos interartes na arte contemporânea
Subtítulo Não
Autor(es) Camila A. P. de Figueiredo, Solange Ribeiro de Oliveira e Thaïs Flores Nogueira Diniz (Orgs.)
Editora/Selo Editora UFSM
Assunto Principal Intermidialidade, arte contemporânea, artes-visuais
Assunto Secundário Mídia e midialidade, intermidialidade transformacional, ontológica e virtual, ficção musicalizada, mimese pictórica, remediação, transposição, tradução e adaptação,
Origem do Livro Não
Coleção Não
Número de Páginas Não
Acabamento N/A
Número da Edição
Ano da Edição 2020
ISBN (SKU) 9786557160145
Código de Barras 9786557160145
Faixa Etária Graduação, Pós-Graduação e outros.
Idioma Não
Número do Volume ou Tomo Único
Classificação Fiscal (NCM) 49019900
Comprar na Apple https://books.apple.com/br/book/id1525764555
Comprar no Scribd N/A
Sumário

Apresentação

As organizadoras

Intermidialidade e estudos interartes: uma breve introdução
Solange Ribeiro de Oliveira

1. O que é midialidade, e (como) isso importa? Termos teóricos e metodologia
Jørgen Bruhn

2. O termo intermidialidade em ebulição: 25 anos de debate
Irina Rajewsky

3. Discursos e modelos de intermidialidade
Jens Schröter

4. O processo adaptativo (tentativa de recapitulação racional)
Thierry Groensteen

5. Sobre a origem das adaptações: repensando o discurso e o “sucesso” da fidelidade – biologicamente
Gary R. Bortolotti e Linda Hutcheon

6. O livro de artista como concepção e forma
Johanna Drucker

7. Introdução: palavras e imagens
Simon Morley

8. Tradução, transposição e adaptação no discurso sobre arte de escritores simbolistas
Françoise Lucbert

9. Ficção musicalizada e intermidialidade: aspectos teóricos dos estudos sobre palavra e música
Werner Wolf

10. Narrativa na música: o caso da sonata “A tempestade”, de Beethoven
Douglass Seaton

11. Espaço, tempo e narrativa: o desdobramento literário da arquitetura
Stephanie A. Glaser

12. Transferência e transparência: a tecnologia digital e a remediação do cinema
Jay David Bolter

Sobre as organizadoras e tradutores

Sobre os autores

Carregando...