Seja bem-vindo à Editora UFSM!

Análise de discurso em perspectiva

O livro reúne, em cinco partes, textos e reflexões desenvolvidos por especialistas em Análise de Discurso de todo o Brasil e representantes de diferentes instituições brasileiras em torno do tema "Dispositivo teórico e analítico, filiações, desdobramentos e perspectivas". As reflexões foram desenvolvidas durante o I Seminário Interinstitucional de Análise de Discurso, evento que homenageou a professora Eni P. Orlandi, ocorrido nos dias 30 de junho e 1º de julho de 2011, na Unicamp. 

Ebook
R$31,50
R$31,50
Descrição

Os textos aqui reunidos trazem para o debate o modo como a Análise de Discurso vem se desenvolvendo no Brasil, no que diz respeito ao sem campo teórico/analítico, através de filiações (teóricas, políticas e ideológicas), mas também aponta para os desdobramentos e perspectivas dessa disciplina.

Este livro subdivide-se em cinco partes.

A PARTE I, Ciência, política e tecnologia, aborda três noções que são constitutivas do fazer do analista de discurso da atualidade, compreendidas em seu funcionamento.

A PARTE II, A urbanidade em diferentes materialidades discursivas, propõe-se à abordagem da cidade como um espaço que (se) significa.

A PARTE III, A produção de sentidos no ensino, aborda o que está institucionalizado e o que não está, pois não há como levantar questões acerca do discurso, da história e da produção de sentidos sem levar em conta os diferentes modos de ensinar uma língua (ao mesmo tempo fluida e imaginária) ao falante.

A PARTE IV, O sujeito no e do discurso, discute a noção de sujeito enquanto fundamental para a Análise de Discurso, uma vez que considera o sujeito sócio-histórico como uma posição no mundo em relação a diferentes formações discursivas. Coloca-se, então, em discussão a "teoria discursiva do sujeito" e seus desdobramentos, formulados por Eni P. Orlandi, a partir dos dois movimentos do processo de constituição do sujeito, o da interpelação e o da individualização, buscando seus desdobramentos em outros trabalhos da área.

A PARTE V, A formação da nação e as diferentes formas de institucionalização do saber, traça uma reflexão sobre a língua e a produção do conhecimento, perpassando questões que vão da colonização à descolonização linguística; bem como uma compreensão de língua como um sistema passível de jogo, de equívoco, aberto, fluido, sujeito a falhas, remetendo à língua em funcionamento no mundo e se construindo no cruzamento da constituição do dizer, a partir da sua memória, da sua formulação e da sua circulação.

Cristiane Dias e Verli Petri tiveram sua formação inicial, em épocas diferentes, no Curso de Graduação em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Francesa e respectivas literaturas, na Universidade Federal de Santa Maria, bem como realizaram o Mestrado em Estudos Linguísticos, na mesma instituição. Em 2004, ambas concluíram o doutorado, Cristiane Dias, pela Universidade Estadual de Campinas, e Verli Petri, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Cristiane Dias é pesquisadora do Laboratório de Estudos Urbanos/Unicamp desde 2004; e Verli Petri é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria desde 2006. O interesse comum das autoras é a Análise de Discurso de Linha Francesa, fio condutor de seus trabalhos nas últimas duas décadas. Atualmente, atuam como professoras e pesquisadoras, orientando pesquisas na graduação e na pós-graduação, publicando artigos em periódicos da área e capítulos de livros. Dentre suas produções destaca-se especialmente a obra Um outro olhar sobre o dicionário: a produção dos sentidos (2010), de Verli Petri (DLV/UFSM), pela Editora PPGL/UFSM; e a obra Sujeito, sociedade e tecnologia: a discursividade da rede (de sentidos) (2012), de Cristiane Dias (Labeurb/Unicamp), pela Editora Hucitec.

Informação Adicional
Título Análise de discurso em perspectiva
Subtítulo teoria, método e análise
Autor(es) Verli Petri e Cristiane Dias (org.)
Editora/Selo Editora UFSM
Assunto Principal Análise do discurso, Linguística, Linguagem
Assunto Secundário Não
Origem do Livro Não
Coleção Não
Número de Páginas Não
Número da Edição 1
Ano da Edição 2013
ISBN 9786557160350
Código de Barras 9786557160350
Faixa Etária Não
Idioma Português
Número do Volume ou Tomo Único
Classificação Fiscal (NCM) 49019900
Sumário

Carregando...