As questões, os conceitos e as problematizações que este livro suscita buscam manter viva a pergunta: o que pode a escola, o ensino de filosofia e a educação em tempos tão intensos, de ataques à escola pública, ao ensino de filosofia e à educação pública? O grupo de pesquisa Filosofia, Cultura e Educação (FILJEM) tem problematizado as múltiplas questões que pululam na escola, nas salas de aula e na vida, fazendo disso um motor para ações em defesa da escola pública e abertura para provocar/compor/esboçar a renovação do mundo. Seguindo tal propósito, esta coletânea abre espaços de interlocução, de crítica e de conversa boa com pessoas que percorrem os caminhos da Filosofia e da Educação. Convidamos os(as) leitores(as) a mergulhar nessa partilha!
Título | Conversações entre Filosofia, Escola e Ensino Médio |
---|---|
Subtítulo | Não |
Autor(es) | Elisete M. Tomazetti e Jéssica Erd Ribas (Orgs.) |
Editora/Selo | Editora UFSM |
Assunto Principal | Filosofia, Escola, Ensino médio |
Assunto Secundário | Não |
Origem do Livro | Nacional |
Coleção | Não |
Número de Páginas | 134 pág. |
Acabamento | N/A |
Número da Edição | 1ª |
Ano da Edição | 2023 |
ISBN (SKU) | 9786557160916 |
Código de Barras | 9786557160916 |
Faixa Etária | Graduação, Pós-Graduação e outros |
Idioma | Português |
Número do Volume ou Tomo | Único |
Classificação Fiscal (NCM) | 49019900 |
Comprar na Apple | https://books.apple.com/br/book/id6448635421 |
Comprar no Scribd | N/A |
Sumário:
Prefácio
Cláudia Cisiane Benetti, Simone Freitas da Silva Gallina
Apresentação
Elisete M. Tomazetti, Jéssica Erd Ribas
1. Filosofia na escola: entre constatações e a busca por outras perspectivas de ensino
Elisete M. Tomazetti
2. O escolar como skholé: uma insurgência heterotópica para pensar a escola contemporânea?
Jéssica Erd Ribas
3. Entre Hannah Arendt e a educação brasileira: a potência do passado como promessa
Paulo Roberto Marques Segundo
4. Isto não é uma receita: um ensaio sobre a escola
Jonathan Dalla Vechia Bugs
5. A constituição de relações educacionais a partir do professor amateur
Gilberto Oliari
6. Os livros didáticos como possibilidade de acesso ao passado
Raquel Brum Sturza
7. Escrita e leitura em filosofia na contemporaneidade
Simone Becher A. Moraes
Sobre os/as autores/as
Créditos