Corpo e Arte. Por qualquer lado que se aborde tal empreitada epistemológica o resultado será fragmentado. Corpo e Arte, aquém e além da possibilidade de representação. Corpo e Arte como sinônimo de vida, como sinônimo do tempo, incluindo Chronos, Kairós e Aión. Corpo e Arte como território da criação, cuja fonte inesgotável continua jorrando ao longo da história pela esteira do tempo e, com sua imensidão, vem conectando o ser humano, em sua potência numinosa, produtora de sentido, de estética e de conhecimento. Ao unir Corpo e Arte pela via do discurso e da ciência, sob a pluralidade de perspectivas conceituais, nos conectamos, em determinados tempos e espaços sem, no entanto, desconectar-nos da imensidão do ser, da imensidão poética e da imensidão reflexiva, igualmente inesgotáveis.
Nesse terceiro volume decidimos abrir o tempo e, por essa escolha, dialogamos com Chronos sem, no entanto, seguir sua ordem. Recebemos e apresentamos cada capítulo como um mundo autônomo. Cada capítulo como um planeta do universo Corpo Arte, cuja(s) órbita(s), relações e sentidos ficam por serem traçados pelo imaginário de cada leitor e de cada leitora. Intencionamos com essa escolha gerar espaços vazios e a porosidade necessária à potencialização da teia da imaginação e à construção do pensamento vivo que verdadeiramente permita e provoque que a singularidade de cada um e de cada leitura possa flutuar, atuar e criar.
Sobre os organizadores:
Enéias Tavares é professor de Literatura Clássica na UFSM. é pesquisador do Laboratório Corpus e do PPGL UFSM, coordenador do projeto do Espaço Multidisciplinar da UFSM Quarta Colônia. Tavares pesquisa storytelling transmídia e ministra workshops sobre escrita criativa, além de assinar a coluna sobre escrita criativa Bestiário Criativo e a Webcomic A Todo Vapor! no portal CosmoNerd. Como ficcionista, é autor das séries transmídia Brasiliana Steampunk e A Todo Vapor!. Mais de sua produção em www.eneiastavares.com.br.
Gisela Reis Biancalana é bacharel em Dança (1991) e licenciada (1993). Mestre (2001) e doutora (2010) em Artes UNICAMP. Professora adjunta do DAC/UFSM 1996- 2013. Professora do Curso de Dança/UFSM. Atua no PPGART/UFSM. é líder do grupo de pesquisas Performances: arte e cultura, vinculado ao CNPQ, e coordena o Laboratório de Performance, Arte e Cultura (LAPARC). Realizou pós-doutorado na Universidade de Montfort, Inglaterra.
Mariane Magno é atriz, encenadora e pesquisadora. Mestre (2003) e doutora (2009) em Arte pela UNICAMP. Professora Associada 02 do DAC/UFSM. Coordenadora do Programa de Extensão Porta Aberta. Coordenadora do Projeto de Pesquisa Tempo e Espaço Remotos: Corpo Utópico, Voz Poética, Heterotopias, Laboratório de Experimentação e de Composição Teatral e Outras Questões Epistemológicas. Líder do Grupo de Pesquisa Corpo, Imagem e Imaginação.