Seja bem-vindo à Editora UFSM!

Arte, Educação e Cultura

Arte, Educação e Cultura pretende ser uma proposição aos profissionais da área da educação e da arte no sentido de suscitar questionamentos, instaurar dúvidas e desestabilizar certezas.
Ebook
R$45,50
R$45,50
Descrição
Essa obra pode servir como processo de interlocução, processo de mediação e, por que não, de apropriação. Essa publicação deflagra conceitos e aponta novas contribuições que podem servir aos estudantes e docentes da graduação e da pós-graduação das áreas da educação e da arte. A intenção foi de reposicionar o campo de estudo e propor outras vias 'na extremidade do nosso saber' e, assim, produzir outras formas para pensar a pesquisa, a leitura e a escrita.
Informação Adicional
Título Arte, Educação e Cultura
Subtítulo 2ª edição revista e ampliada
Autor(es) Marilda Oliveira de Oliveira (Org.)
Editora/Selo Editora UFSM
Assunto Principal Arte, educação, ensino, cultura, formação de professores
Assunto Secundário Não
Origem do Livro Nacional
Coleção Não
Número de Páginas Não
Número da Edição
Ano da Edição 2016
ISBN 9788573912371
Código de Barras 9788573912371
Faixa Etária Graduação, Pós-Graduação e outros
Idioma Português
Número do Volume ou Tomo Único
Classificação Fiscal (NCM) 49019900
Sumário

Apresentação | Arte, Educação e Cultura: para pensar o campo da pesquisa e da docência em artes visuais

1 | Arte e Cultura

1.1 | A cultura visual e a construção social da arte, da imagem e das práticas do ver

Raimundo Martins

1.2 | Audiovisual e antropologia: um casamento possível entre arte e ciência?

Luciana Hartmann

1.3 | Ser artesão e artista: considerações sobre o processo criativo artesanal

Vanessa Freitag

1.4 | Por uma escuta da obra de arte

Célia Maria de Castro Almeida

1.5 | Imagens do cinema, cultura contemporânea e o ensino de artes visuais

Alice Fátima Martins

1.6 | Somos aquilo que narramos: relações entre experiências vividas e objetos que habitam as casas

Henrique Lima Assis

1.7 | Krishnamurti e a Educação

Juliano Siqueira

1.8 | Sobre a necessidade permanente de (re)definir um campo de estudo quando nos referimos à cultura visual sob uma perspectiva pedagógica

Leonardo Charréu

2 | Docência, pesquisa e formação em artes visuais

2.1 | Pesquisar andarilho: pensar a docência desde outros lugares

Francieli Regina Garlet

2.2 | A arte no contexto da educação infantil

Silvia Sell Duarte Pillotto e Letícia Coneglian Mognol

2.3 | Arte da docência em Arte: desafios contemporâneos

Luciana Gruppelli Loponte

2.4 | Cartografias de uma tese em/sobre deslocamentos territoriais

Aline Nunes da Rosa

2.5 | O ensino de arte em espaços silenciosos da cultura visual

Jociele Lampert

2.6 | Formação de professor@s: ensino de arte e tecnologias contemporâneas

Lucia Gouvêa Pimentel

2.7 | Considerações sobre a construção do ideário da Arte Infantil

Rejane Galvão Coutinho

2.8 | Encontros e desencontros entre visualidades, ciência, gênero e humor

Irene Tourinho

2.9 | Travessias para fluxos desejantes do professor-propositor

Gisa Picosque e Mirian Celeste Martins

2.10 | Imagens fotográficas como dispositivo na formação de professores de artes visuais

Roseane Martins Coelho

2.11 | Instituto Federal Farroupilha – Campus Panambi: agenciamentos que movimentam uma docência

Marli Simionato Possebon

Sobre os/as autores/as

Créditos

Carregando...