Seja bem-vindo à Editora UFSM!

Ensino de Filosofia e Currículo

“Ensino de Filosofia a e Currículo" ocupa um lugar especial na bibliografia brasileira sobre o tema. Entre muitos aspectos originais, o livro apresenta uma nova concepção de transversalidade curricular.
Ebook
R$27,65
R$27,65


  Compre na Amazon: Clique aqui

  Compre na Apple: Clique aqui

  Compre no Google: Clique aqui

Descrição
São poucas as publicações dedicadas à teoria curricular no Brasil. Ainda mais raros são os estudos específicos como este. Assim, não é de estranhar que "Ensino de Filosofia" e Currículo, lançado em 2008, tenha esgotado sua primeira edição, um feito raro para um livro com esse título. Isso sugere que esse livro criou aos poucos seu próprio espaço na bibliografia brasileira sobre o tema, graças aos pontos de vista originais que apresenta sobre temas caros ao educador e ao professor de Filosofia: interdisciplinaridade e transversalidade curricular; epistemologia e currículo; filosofia e infância; relações entre história, método e problemas filosóficos; didática e pedagogia; entre outros, abordados sem que o contexto e a conjuntura da Educação no Brasil sejam desconsiderados. "Ensino de Filosofia e Currículo" é um título hoje incorporado na bibliografia brasileira sobre estudos curriculares e vem sendo crescentemente considerado como uma das contribuições mais relevantes para os estudos curriculares entre nós. Essa segunda edição foi amplamente revista, sendo acrescentado a ela um novo prefácio, que atualiza o livro.
Informação Adicional
Título Ensino de Filosofia e Currículo
Subtítulo No movimento das mudanças no mundo do trabalho
Autor(es) Ronai Pires da Rocha
Editora/Selo Editora UFSM
Assunto Principal Filosofia; ensino; currículo
Assunto Secundário Não
Origem do Livro Nacional
Coleção Não
Número de Páginas Não
Número da Edição
Ano da Edição 2015
ISBN 9788573912463
Código de Barras 9788573912463
Faixa Etária Graduação, Pós-Graduação e outros
Idioma Português
Número do Volume ou Tomo Único
Classificação Fiscal (NCM) 49019900
Sumário

- Prefácio da primeira edição

- Prefácio para a segunda edição

- Introdução

- 1. Por uma transversalidade pedestre

- 2. Ambiguidades da Filosofia

- 3. Estudos curriculares e Filosofia

- 4. Didática mínima

- 5. A Teoria dos Campos Conceituais e a Didática da Filosofia

- 6. Filosofia e infância

- 7. Um ensaio de classificação de áreas de conhecimento

- 8. Sobre Filosofia e Linguagem

- Referências bibliográficas

Sumário

Prefácio

Apresentação

Sobre os autores

Linha de Estudos Epistemológicos e Didáticos em Educação Física (Leedef): o compromisso no - processo de ensino, pesquisa e extensão na relação entre educação física e mundo do trabalho

Políticas educacionais no movimento das mudanças no mundo do trabalho

Políticas educacionais no movimento das mudanças no mundo do trabalho: o caso do trabalho do professor de educação física

O trabalho dos professores como práxis pedagógica: primeiras aproximações

Fundamentos para pensar teoria e prática pedagógicas: uma interlocução com categorias do materialismo histórico dialético.

Educação física no contexto da crise estrutural do capital e nas mudanças no mundo do trabalho: repercussões na formação dos professores

A necessária radicalização da teoria pedagógica da educação física nos tempos de crise do capital e nas mudanças no mundo do trabalho 

Carregando...