Seja bem-vindo à Editora UFSM!

O que precisamos saber sobre a aprendizagem da leitura

O gosto da leitura é despertado, é estimulado, é motivado. Por isso é importante que pais e professores (com)partilhem o gosto pela atividade de ler com os filhos e alunos. O desinteresse demonstrado pela leitura entre os jovens pode ter origem no descaso por ela evidenciado entre os mais velhos, pela pouca valia que atribuem no seu dia a dia.
Ebook
R$26,00
R$26,00


  Compre na Amazon: Clique aqui

  Compre na Apple: Clique aqui

  Compre no Google: Clique aqui

Descrição
Assim, sem dúvida, os resultados obtidos pelos jovens leitores brasileiros em testes oficiais são alarmantes. Mas, talvez, o que esteja faltando seja assumir um compromisso de modificar a situação reinante, bem como um esforço conjunto, direcionado no sentido de tornar a leitura uma prática cotidiana na vida de crianças e jovens, de parte de pais e professores. De acordo com o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA, 2012), (OCDE, 2014), que avaliou o desempenho em leitura em 65 países, metade dos estudantes brasileiros com idade de 15 anos situa-se no nível 2, em uma escala de 1 a 6. Por outro lado, apenas 0,5% dos estudantes encontra-se nos níveis 5 ou 6 e está apto a localizar e organizar informações entranhadas no texto, interpretar e refletir sobre os pontos que exigem compreensão detalhada. Por que o Brasil exibe resultados tão pífios? Como pais e professores podem contribuir para que seus filhos e alunos se apropriem da leitura a fim de utilizá-la como ferramenta para novas aprendizagens? Foi com o objetivo de construir pontes, estabelecer contato mais próximo e criar maior cumplicidade entre pais, professores e pesquisadores que este livro foi concebido.
Informação Adicional
Título O que precisamos saber sobre a aprendizagem da leitura
Subtítulo Contribuições interdisciplinares
Autor(es) Onici Claro Flôres, Rosângela Gabriel (Orgs.)
Editora/Selo Editora UFSM
Assunto Principal Educação, leitura, aprendizagem
Assunto Secundário Não
Origem do Livro Nacional
Coleção Não
Número de Páginas Não
Número da Edição
Ano da Edição 2017
ISBN 9788573912852
Código de Barras 9788573912852
Faixa Etária Pais, professores e pesquisadores em educação
Idioma Português
Número do Volume ou Tomo Único
Classificação Fiscal (NCM) 49019900
Sumário

APRESENTAÇÃO

Sara Regina Scotta Cabral

CAPÍTULO 1

CONVERSA COM PAIS E PROFESSORES SOBRE LEITURA

Leonor Scliar-Cabral

CAPÍTULO 2

A LEITURA COMPARTILHADA, NA FAMÍLIA E NA ESCOLA

Rosângela Gabriel e José Morais

CAPÍTULO 3

VISÃO EM TÚNEL: UM OBSTÁCULO PARA A COMPREENSÃO LEITORA 

Naura Letícia Nascimento Coelho

CAPÍTULO 4

SIMETRIA CEREBRAL E APRENDIZADO DA LEITURA

Daiane Lopes

CAPÍTULO 5

SERÁ QUE ENSINAR A LER E A ESCREVER FICOU MAIS FÁCIL HOJE EM DIA?                                                                                             

Onici Claro Flôres

CAPÍTULO 6

MULTIMODALIDADE TEXTUAL E FORMAÇÃO DO HIPERLEITOR

Ana Cláudia Munari Domingos, Ana Paula Klauck e Paula Mastroberti

CAPÍTULO 7

LER LITERATURA TAMBÉM É LER IMAGEM?

Flávia Brocchetto Ramos e Marília Forgearini Nunes

CAPÍTULO 8

LEITURA: O PAPEL DO PROFESSOR NO ENSINO DE ALUNOS DISLÉXICOS

Maria Isabel Lopes

CAPÍTULO 9

E O LIVRO QUE ESTAVA LÁ, PINÓQUIO?

Vera Wannmacher Pereira

CAPÍTULO 10

EM LEITURA, NEM SEMPRE 2+2= 4                                                        Débora Borsatti

CAPÍTULO 11

EDUCAÇÃO PARA A LEITURA: O QUE AS AVALIAÇÕES INTERNACIONAIS NOS ENSINAM?

Katiele Naiara Hirsch e Rosângela Gabriel

CAPÍTULO 12

PARA SEU FILHO LER: A RELAÇÃO ENTRE CONHECIMENTO LINGUÍSTICO E EXTRALINGUÍSTICO NA REDAÇÃO DE NOTÍCIAS EM ZERO HORA

Cátia Kist

Carregando...