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Educação e trabalho em tempos de intervenção reguladora do capital

Com o intuito de pôr em relevo a relação entre educação e trabalho como subsídio para discutir-se a educação, a escola, o momento político atual, reuniu-se neste compêndio textos de diversos autores que se dedicam a esse tema. Provenientes das diversas regiões brasileiras e do México, os autores, como se abordará a seguir, têm em comum analisar a educação, o social, os seres humanos a partir da relação educação e trabalho.

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Descrição

O trabalho é uma intervenção dos seres humanos no ambiente e existe desde que esses passaram a produzir, metabolizando suas condições de existência. Esse argumento já contém implícita a explicação do que é o ser humano: é o seu trabalho, uma vez que, pelo trabalho, de modo intencional e objetivado, produz condições para sua vida e, ao mesmo tempo, se autoproduz, elaborando sua historicidade e sociabilizando-se. Como essa intervenção no ambiente não é natural, pois se aprende a trabalhar, é possível também compreender-se que há uma relação intrínseca entre educação e trabalho, constituidora do ser humano que, ao trabalhar, produz-se humano e, em contínuo, educa-se. São essas as dimensões ontológicas e históricas da relação trabalho e educação. Os sujeitos, então, se autoproduzem, em decorrência do trabalho, reconhecendo-se humanos, produzindo historicidade. Nesse processo, demasiadamente social, a educação está em consonância com o social, tanto o reproduzindo, quanto se apresentando crítica e subsidiando a resistência. Especialmente no momento histórico atual, a educação pode ser um espaço e um tempo de resistência. Entretanto, por não ser pauta primordial de investimentos de toda ordem, parece subsumir-se aos movimentos políticos cotidianos. Nesse sentido, com o intuito de pôr em relevo a relação entre educação e trabalho como subsídio para discutir-se a educação, a escola, o momento político atual, reuniu-se neste compêndio textos de diversos autores que se dedicam a esse tema. Provenientes das diversas regiões brasileiras e do México, os autores, como se abordará a seguir, têm em comum analisar a educação, o social, os seres humanos a partir da relação educação e trabalho.

Informação Adicional
Título Educação e trabalho em tempos de intervenção reguladora do capital
Subtítulo Não
Autor(es) Liliana Soares Ferreira, Célia Tanajura Machado, Luiza Da Silva Braido (Org.)
Editora/Selo Editora UFSM
Assunto Principal Educação e trabalho, Relação, Capital, Intervenção reguladora
Assunto Secundário Classes, Capitalismo, educação
Origem do Livro Nacional
Coleção Não
Número de Páginas Não
Acabamento N/A
Número da Edição
Ano da Edição 2020
ISBN (SKU) 9786557160077
Código de Barras 9786557160077
Faixa Etária Graduação, Pós-Graduação e outros.
Idioma Português
Número do Volume ou Tomo Único
Classificação Fiscal (NCM) 49019900
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Sumário

APRESENTAÇÃO

PREFÁCIO

PARTE I – EDUCAÇÃO E TRABALHO NO BRASIL E NO MUNDO

Capítulo I

A PRECARIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E CONSTITUIÇÃO DO PSIQUISMO: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

Fernando Wolff Mendonça e Adriana de Fátima Franco

Capítulo II

CONTRATOS TEMPORÁRIOS E PRECARIZAÇÃO: EFEITOS NO TRABALHO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Liliana Soares Ferreira, Célia Tanajura Machado, Luiza da Silva Braido e Letícia Ramalho Brittes

Capítulo III

FORMAÇÃO SINDICAL: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AS COMISIONES OBRERAS (CCOO) DA ESPANHA E A CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES (CUT) DO BRASIL

Paulo Sergio Tumolo

Capítulo IV

‘SO GOODBYE YELLOW BRICK ROAD…’ LAS POLÍTICAS DE ACREDITACIÓN Y EL DESAFÍO DE LA EMPLEABILIDAD EN MÉXICO

Jaime Moreles Vázquez

Capítulo V

NOTAS PARA UMA ABORDAGEM ONTOLÓGICA DAS RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO, QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E REPRODUÇÃO SOCIAL

Jorge Luis Cammarano González

 

PARTE II – CLASSES, CAPITALISMO E EDUCAÇÃO NO BRASIL

Capítulo VI

MUDANÇAS NO PAPEL DO ESTADO E POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE MERCADIFICAÇÃO DE TUDO

Vera Maria Vidal Peroni

Capítulo VII

ESTADO E CLASSES SOCIAIS NO CAPITALISMO GLOBALIZADO

Marcos Vinícius Pansardi

Capítulo VIII

MANIFESTAÇÕES ATUAIS DA MERCADORIA-EDUCAÇÃO NO BRASIL

Sandra Luciana Dalmagro, Luciana Pedrosa Marcassa, Soraya Franzoni Conde, Adriana D’Agostini e Célia Regina Vendramini

Capítulo IX

A DIVISÃO DO TRABALHO NA ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA: IMPASSES E PERSPECTIVAS PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR – OS ESPECIALISTAS EM QUESTÃO

Sueli Menezes Pereira

Capítulo X

A EDUCAÇÃO E O TRABALHO NO CONTEXTO DOS NOVOS PROCESSOS SOCIAIS NO CAPITALISMO DE HOJE

Lindomar Wessler Boneti

Sobre os autores

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