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Educação e trabalho em tempos de intervenção reguladora do capital

Com o intuito de pôr em relevo a relação entre educação e trabalho como subsídio para discutir-se a educação, a escola, o momento político atual, reuniu-se neste compêndio textos de diversos autores que se dedicam a esse tema. Provenientes das diversas regiões brasileiras e do México, os autores, como se abordará a seguir, têm em comum analisar a educação, o social, os seres humanos a partir da relação educação e trabalho.

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Descrição

O trabalho é uma intervenção dos seres humanos no ambiente e existe desde que esses passaram a produzir, metabolizando suas condições de existência. Esse argumento já contém implícita a explicação do que é o ser humano: é o seu trabalho, uma vez que, pelo trabalho, de modo intencional e objetivado, produz condições para sua vida e, ao mesmo tempo, se autoproduz, elaborando sua historicidade e sociabilizando-se. Como essa intervenção no ambiente não é natural, pois se aprende a trabalhar, é possível também compreender-se que há uma relação intrínseca entre educação e trabalho, constituidora do ser humano que, ao trabalhar, produz-se humano e, em contínuo, educa-se. São essas as dimensões ontológicas e históricas da relação trabalho e educação. Os sujeitos, então, se autoproduzem, em decorrência do trabalho, reconhecendo-se humanos, produzindo historicidade. Nesse processo, demasiadamente social, a educação está em consonância com o social, tanto o reproduzindo, quanto se apresentando crítica e subsidiando a resistência. Especialmente no momento histórico atual, a educação pode ser um espaço e um tempo de resistência. Entretanto, por não ser pauta primordial de investimentos de toda ordem, parece subsumir-se aos movimentos políticos cotidianos. Nesse sentido, com o intuito de pôr em relevo a relação entre educação e trabalho como subsídio para discutir-se a educação, a escola, o momento político atual, reuniu-se neste compêndio textos de diversos autores que se dedicam a esse tema. Provenientes das diversas regiões brasileiras e do México, os autores, como se abordará a seguir, têm em comum analisar a educação, o social, os seres humanos a partir da relação educação e trabalho.

Informação Adicional
Título Educação e trabalho em tempos de intervenção reguladora do capital
Subtítulo Não
Autor(es) Liliana Soares Ferreira, Célia Tanajura Machado, Luiza Da Silva Braido (Org.)
Editora/Selo Editora UFSM
Assunto Principal Educação e trabalho, Relação, Capital, Intervenção reguladora
Assunto Secundário Classes, Capitalismo, educação
Origem do Livro Nacional
Coleção Não
Número de Páginas Não
Número da Edição
Ano da Edição 2020
ISBN 9786557160077
Código de Barras 9786557160077
Faixa Etária Graduação, Pós-Graduação e outros.
Idioma Português
Número do Volume ou Tomo Único
Classificação Fiscal (NCM) 49019900
Sumário

APRESENTAÇÃO

PREFÁCIO

PARTE I – EDUCAÇÃO E TRABALHO NO BRASIL E NO MUNDO

Capítulo I

A PRECARIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E CONSTITUIÇÃO DO PSIQUISMO: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

Fernando Wolff Mendonça e Adriana de Fátima Franco

Capítulo II

CONTRATOS TEMPORÁRIOS E PRECARIZAÇÃO: EFEITOS NO TRABALHO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Liliana Soares Ferreira, Célia Tanajura Machado, Luiza da Silva Braido e Letícia Ramalho Brittes

Capítulo III

FORMAÇÃO SINDICAL: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AS COMISIONES OBRERAS (CCOO) DA ESPANHA E A CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES (CUT) DO BRASIL

Paulo Sergio Tumolo

Capítulo IV

‘SO GOODBYE YELLOW BRICK ROAD…’ LAS POLÍTICAS DE ACREDITACIÓN Y EL DESAFÍO DE LA EMPLEABILIDAD EN MÉXICO

Jaime Moreles Vázquez

Capítulo V

NOTAS PARA UMA ABORDAGEM ONTOLÓGICA DAS RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO, QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E REPRODUÇÃO SOCIAL

Jorge Luis Cammarano González

 

PARTE II – CLASSES, CAPITALISMO E EDUCAÇÃO NO BRASIL

Capítulo VI

MUDANÇAS NO PAPEL DO ESTADO E POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE MERCADIFICAÇÃO DE TUDO

Vera Maria Vidal Peroni

Capítulo VII

ESTADO E CLASSES SOCIAIS NO CAPITALISMO GLOBALIZADO

Marcos Vinícius Pansardi

Capítulo VIII

MANIFESTAÇÕES ATUAIS DA MERCADORIA-EDUCAÇÃO NO BRASIL

Sandra Luciana Dalmagro, Luciana Pedrosa Marcassa, Soraya Franzoni Conde, Adriana D’Agostini e Célia Regina Vendramini

Capítulo IX

A DIVISÃO DO TRABALHO NA ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA: IMPASSES E PERSPECTIVAS PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR – OS ESPECIALISTAS EM QUESTÃO

Sueli Menezes Pereira

Capítulo X

A EDUCAÇÃO E O TRABALHO NO CONTEXTO DOS NOVOS PROCESSOS SOCIAIS NO CAPITALISMO DE HOJE

Lindomar Wessler Boneti

Sobre os autores

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