Título | Ensino de Português e Interatividade |
---|---|
Subtítulo | Não |
Autor(es) | Marcos Gustavo Richter |
Editora/Selo | Editora UFSM |
Assunto Principal | Linguística, português, ensino, interatividade. |
Assunto Secundário | Não |
Origem do Livro | Nacional |
Coleção | Não |
Número de Páginas | 136 Pág. |
Acabamento | N/A |
Número da Edição | 1ª |
Ano da Edição | 2000 |
ISBN (SKU) | 8573910178 |
Código de Barras | 9788573910179 |
Faixa Etária | Graduação, pós graduação e outros. |
Idioma | Português |
Número do Volume ou Tomo | Único |
Classificação Fiscal (NCM) | 49019900 |
Comprar na Apple | N/A |
Comprar no Scribd | N/A |
Prefácio
Introdução
Parte 1 – A aquisição da linguagem: Panorama
1 Linguagem. Linguagens. Conhecimento
2 A teoria behaviorista
3 A teoria inatista
4 A teoria interacionista
Parte 2 – As bases interacionistas do ensino de línguas
1 Como conhecemos um objeto sofrndo ação desse objeto reagindo sobre ele simultaneamente?
2 O que é linguagem numa visão interacionista?
3 De que maneira a captação da linguagem pela criança afeta a aprendizagem de uma língua?
4 O que caracteriza a livre interação lingüística entre adultos, dos quais um está adquirindo a língua?
5 O que caracteriza a fala professoral em termos interacionistas?
6 Como deve ser a linguagem usada pelo falante proficiente para interagir com o aprendiz?
7 Do que depende a velocidade de aquisição da língua, segundo o interacionismo?
8 Qual é o papel das expressões estereotipadas ou clichês no ensino de línguas?
9 Que estratégias o aprendiz utiliza para adquirir uma língua?
10 Que estratégias são utilizadas para a produção de linguagem?
11 Quais são as estratégias de comunicação de um aprendiz de línguas?
12 Como se dá a aprendizagem de uma língua em sala de aula?
13 Como pode ser trabalhado o aspecto formal da língua em sala de aula?
13.1 Alguns princípios gerais
13.2 Manipulando constituintes
13.2.1 Constituintes e nível pragmático
13.2.2 Constituintes e nível semântico
13.2.3 Constituintes e nível morfossintático
13.2.4 Relações entre estruturas
14 Que tipo de currículo é adequado ao ensino interativo de línguas?
14.1 O currículo centrado no aluno
14.2 Planejamento orientado a processo
14.3 Objetivos orientados a processo
15 Quais são os principais fatores psicológicos que influem na aprendizagem de línguas?
15.1 Idade
15.2 Inteligência
15.3 Aptidão
15.4 Personalidade
15.4.1 Auto-estima
15.4.2 Inibição
15.4.3 Audácia ou iniciativa
15.4.4 Ansiedade ou tensão
15.4.5 Empatia
15.4.6 Extroversão
15.4.7 Motivação
15.5 Estilo de aprendizagem
15.6 Atitudes socioculturais
Parte 3 – Role play como exemplo de estratégia interativa
1 Interação, veracidade, verossimilhança
2 Por que trabalhar em pares ou grupos
3 Conceituando Role play
4 Vantagens em se usar Role Play
5 Componentes básicos de um Role Play
6 Ilustrando a prática
6.1 Proposta apresentada
6.2 Procedimentos
6.2.1 Primeira etapa
6.2.2 Segunda etapa
6.2.3 Observações e avaliação
7 Considerações finais