Seja bem-vindo à Editora UFSM!

Ensino de Português e Interatividade

Este livro contém uma seleção cuidadosa de textos teóricos destinados a auxiliar os professores de língua portuguesa a encontrarem opções metodológicas adequadas que favoreçam e facilitem o ensino da língua.
Livro Impresso
R$20,00
R$20,00
Descrição
Passando brevemente pelas teorias behavioristas e inatistas, o livro se detém ao paradigma interacionista, que passa a ser discutido com maior profundidade. Apresenta e também avalia, pormenorizadamente, uma técnica de ensino tipicamente interacionista, o role play.
Informação Adicional
Título Ensino de Português e Interatividade
Subtítulo Não
Autor(es) Marcos Gustavo Richter
Editora/Selo Editora UFSM
Assunto Principal Linguística, português, ensino, interatividade.
Assunto Secundário Não
Origem do Livro Nacional
Coleção Não
Número de Páginas 136 Pág.
Acabamento N/A
Número da Edição
Ano da Edição 2000
ISBN (SKU) 8573910178
Código de Barras 9788573910179
Faixa Etária Graduação, pós graduação e outros.
Idioma Português
Número do Volume ou Tomo Único
Classificação Fiscal (NCM) 49019900
Comprar na Apple N/A
Comprar no Scribd N/A
Sumário

Prefácio

Introdução

 

Parte 1 – A aquisição da linguagem: Panorama

1 Linguagem. Linguagens. Conhecimento

2 A teoria behaviorista

3 A teoria inatista

4 A teoria interacionista

 

Parte 2 – As bases interacionistas do ensino de línguas

1 Como conhecemos um objeto sofrndo ação desse objeto  reagindo sobre ele simultaneamente?

2 O que é linguagem numa visão interacionista?

3 De que maneira a captação da linguagem pela criança afeta a aprendizagem de uma língua?

4 O que caracteriza a livre interação lingüística entre adultos, dos quais um está adquirindo a língua?

5 O que caracteriza a fala professoral em termos interacionistas?

6 Como deve ser a linguagem usada pelo falante proficiente para interagir com o aprendiz?

7 Do que depende a velocidade de aquisição da língua, segundo o interacionismo?

8 Qual é o papel das expressões estereotipadas ou clichês no ensino de línguas?

9 Que estratégias o aprendiz utiliza para adquirir uma língua?

10 Que estratégias são utilizadas para a produção de linguagem?

11 Quais são as estratégias de comunicação de um aprendiz de línguas?

12 Como se dá a aprendizagem de uma língua em sala de aula?

13 Como pode ser trabalhado o aspecto formal da língua em sala de aula?

13.1 Alguns princípios gerais

13.2 Manipulando constituintes

13.2.1 Constituintes e nível pragmático

13.2.2 Constituintes e nível semântico

13.2.3 Constituintes e nível morfossintático

13.2.4 Relações entre estruturas

14 Que tipo de currículo é adequado ao ensino interativo de línguas?

            14.1 O currículo centrado no aluno

            14.2 Planejamento orientado a processo

            14.3 Objetivos orientados a processo

15 Quais são os principais fatores psicológicos que influem na aprendizagem de línguas?

            15.1 Idade

            15.2 Inteligência

            15.3 Aptidão

            15.4 Personalidade

                        15.4.1 Auto-estima

                        15.4.2 Inibição

                        15.4.3 Audácia ou iniciativa

                        15.4.4 Ansiedade ou tensão

                        15.4.5 Empatia

                        15.4.6 Extroversão

                        15.4.7 Motivação

            15.5 Estilo de aprendizagem

            15.6 Atitudes socioculturais

 

Parte 3 – Role play como exemplo de estratégia interativa

1 Interação, veracidade, verossimilhança

2 Por que trabalhar em pares ou grupos

3 Conceituando Role play

4 Vantagens em se usar Role Play

5 Componentes básicos de um Role Play

6 Ilustrando a prática

            6.1 Proposta apresentada

            6.2 Procedimentos

                        6.2.1 Primeira etapa

                        6.2.2 Segunda etapa

                        6.2.3 Observações e avaliação

7 Considerações finais

Carregando...