Seja bem-vindo à Editora UFSM!

A Formação do Professor e o Ensino das Artes Visuais

Este livro conta com artigos de vários autores de representação no cenário nacional e internacional. Profissionais que trabalham com Educação e Arte e que se propuseram a discutir a formação do professor na atualidade.
Livro Impresso
R$0,00
R$0,00
Descrição
Este livro conta com artigos de vários autores de representação no cenário nacional e internacional. Profissionais que trabalham com Educação e Arte e que se propuseram a discutir a formação do professor na atualidade. São artigos ricos em experiências, que contemplam as particularidades de cada estado ou região. Aqueles que percorrerem os textos deste livro perceberão que os fios condutores são o pluralismo e diversidade na formação do professor. As temáticas são bastante amplas e abordam as questões da formação inicial, da formação continuada, a docência e as novas tecnlogias, propostas de ensino/aprendizagem referenciadas pelos estudos culturais, educação visual e currículo, a formação do professor de artes visuais e as implicações no Brasil, o estágio curricular como campo de conhecimento, deslocamentos perceptivos e conceituais da cultura visual, entre outros.
Informação Adicional
Título A Formação do Professor e o Ensino das Artes Visuais
Subtítulo Não
Autor(es) Marilda Oliveira de Oliveira, Fernando Hernandéz (Org.)
Editora/Selo Editora UFSM
Assunto Principal Arte, Artes Visuais, Educação, Ensino, Formação de professores, Formação profissional
Assunto Secundário Não
Origem do Livro Nacional
Coleção Não
Número de Páginas 232 Pág.
Acabamento N/A
Número da Edição
Ano da Edição 2005
ISBN (SKU) 8573910569
Código de Barras 97885739100568
Faixa Etária Graduação, pós graduação e outros
Idioma Português
Número do Volume ou Tomo Único
Classificação Fiscal (NCM) 49019900
Comprar na Apple Não
Comprar no Scribd N/A
Sumário

Apresentação

Marilda Oliveira de Oliveira & Fernando Hernández

 

Introdução

Ana Mae Barbosa

 

1 A construção da subjetividade docente como base para uma proposta de formação inicial de professores de Artes Visuais

Fernando Hernández

 

2 A formação do professor de Artes Visuais em uma perspectiva internacional: implicações para o ensino de arte no Brasil

Ivone Mendes Richter

 

3 A formação do professor e o ensino das Artes Visuais: o estágio curricular como campo do conhecimento

Marilda Oliveira de Oliveira

 

4 Formação para a sensibilização da aisthesis

Maria Beatriz de Medeiros

 

5 Tecendo o cenário: uma proposta de ensino/aprendizagem em Artes Visuais referenciada nas identidades culturais dos educandos

Elisa Iop

 

6 Perguntas que conversam sobre educação visual e currículo

Irene Tourinho

 

7 No quintal do parque, o mundo da arte

Laudete Vani Balestreri

 

8 Educação e poder: deslocamentos perceptivos e conceituais da cultura visual

Raimundo Martins

 

9 Estágio supervisionado: andarilhando no caminho das Artes Visuais

Jaciele Lampert

 

10 Educar para uma compreensão crítica da arte

Teresinha Sueli Franz

 

11 Abordagens metodológicas no ensino da História da Arte

Edir Lúcia Bisognin

12 Educação e mídia – a sala de aula como espaço de significações

Nageli Raguzzoni Teixeira

 

13 A contemporaneidade da docência em Artes Visuais e novas tecnologias

Ayrton Dutra Corrêa e Simone Witt Matté

 

14 Despertando sensibilidades na formação de professores de artes

Ivana M. Nicola Lopes e Victor Hugo G. Rodrigues

 

Sobre os autores

Carregando...