Título | A Formação do Professor e o Ensino das Artes Visuais |
---|---|
Subtítulo | Não |
Autor(es) | Marilda Oliveira de Oliveira, Fernando Hernandéz (Org.) |
Editora/Selo | Editora UFSM |
Assunto Principal | Arte, Artes Visuais, Educação, Ensino, Formação de professores, Formação profissional |
Assunto Secundário | Não |
Origem do Livro | Nacional |
Coleção | Não |
Número de Páginas | 232 Pág. |
Acabamento | N/A |
Número da Edição | 1ª |
Ano da Edição | 2005 |
ISBN (SKU) | 8573910569 |
Código de Barras | 97885739100568 |
Faixa Etária | Graduação, pós graduação e outros |
Idioma | Português |
Número do Volume ou Tomo | Único |
Classificação Fiscal (NCM) | 49019900 |
Comprar na Apple | Não |
Comprar no Scribd | N/A |
Apresentação
Marilda Oliveira de Oliveira & Fernando Hernández
Introdução
Ana Mae Barbosa
1 A construção da subjetividade docente como base para uma proposta de formação inicial de professores de Artes Visuais
Fernando Hernández
2 A formação do professor de Artes Visuais em uma perspectiva internacional: implicações para o ensino de arte no Brasil
Ivone Mendes Richter
3 A formação do professor e o ensino das Artes Visuais: o estágio curricular como campo do conhecimento
Marilda Oliveira de Oliveira
4 Formação para a sensibilização da aisthesis
Maria Beatriz de Medeiros
5 Tecendo o cenário: uma proposta de ensino/aprendizagem em Artes Visuais referenciada nas identidades culturais dos educandos
Elisa Iop
6 Perguntas que conversam sobre educação visual e currículo
Irene Tourinho
7 No quintal do parque, o mundo da arte
Laudete Vani Balestreri
8 Educação e poder: deslocamentos perceptivos e conceituais da cultura visual
Raimundo Martins
9 Estágio supervisionado: andarilhando no caminho das Artes Visuais
Jaciele Lampert
10 Educar para uma compreensão crítica da arte
Teresinha Sueli Franz
11 Abordagens metodológicas no ensino da História da Arte
Edir Lúcia Bisognin
12 Educação e mídia – a sala de aula como espaço de significações
Nageli Raguzzoni Teixeira
13 A contemporaneidade da docência em Artes Visuais e novas tecnologias
Ayrton Dutra Corrêa e Simone Witt Matté
14 Despertando sensibilidades na formação de professores de artes
Ivana M. Nicola Lopes e Victor Hugo G. Rodrigues
Sobre os autores