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A Palavra Mascarada

Entrelaçando a história do pensamento filosófico e artístico, este livro trata de questões das fronteiras conceituais ligadas a maior ou menor valorização e utilização das alegorias artísticas e do modo alegórico de ver o mundo, da Antiguidade à Modernidade.
Livro Impresso
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Descrição
Ou isto ou aquilo, parafraseando Cecília Meireles, diz o intérprete de uma obra de arte pictórica, literária ou tridimensional, quando se defronta com a possibilidade de mais de uma leitura, na proposta de um artista. Que arte é essa que provoca mais de uma interpretação, de acordo com as vivências culturais de cada indivíduo, dispondo-o à descoberta simultânea do que o artista, ao mesmo tempo, oculta e desvela?
Informação Adicional
Título A Palavra Mascarada
Subtítulo Sobre a Alegoria
Autor(es) Maria Zenilda Grawunder
Editora/Selo Editora UFSM
Assunto Principal Literatura - alegoria, literatura - alegoria - história, literatura - alegoria - crítica, arte - alegoria, arte - alegoria - história
Assunto Secundário Não
Origem do Livro Nacional
Coleção Não
Número de Páginas 158 Pág.
Acabamento N/A
Número da Edição
Ano da Edição 1996
ISBN (SKU) 0000
Código de Barras 0000
Faixa Etária Graduação, pós graduação e outros.
Idioma Português
Número do Volume ou Tomo Único
Classificação Fiscal (NCM) 49019900
Comprar na Apple Não
Comprar no Scribd N/A
Sumário

Como prefácio

Palavra de Introdução

 

I – Manifestações da arte alegórica – Categorias históricas ligadas à sua concepção e hermenêutica no mundo ocidental

  1. Inscrição do texto alegórico: seu conceito dialético
  2. Pensamento antigo e emergência dos símbolos

2.1              Analogia antropomórfica: Arte e magia

2.2              Analogia e importância das imagens: instauração das polaridades nas formas de discursos

2.3              Reinado da alegoria: Cristianismo e Idade Média européia

  1. Reflexões estéticas e avanço do pensamento moderno a partir da Renascença

3.1              Alegoria e símbolos: polarização da autoridade da representação

3.2              Arte e idealização a partir do século XVIII

3.3              Símbolo e alegoria na arte analógica

  1. Reversão de concepções: visão alegórica e alegoria no âmbito da Arte e da Hermenêutica contemporâneas

4.1              Relações entre Arte e modernidade: visão de Charles Baudelaire

4.2              Estética da modernidade no século XX: o alegórico como linguagem e representação da História

4.3              Eu e não-eu intermediação na Literatura e Hermenêutica da Arte

Notas

 

II – Pensamento humano e alegoria

  1. Literatura, função de expressão e mediação
  2. Alegoria como valor integrador na estética da modernidade
  3. Princípios de organização do texto alegórico

Notas

 

Bibliografia de consulta e referência

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