Seja bem-vindo à Editora UFSM!

Leitura e Escrita

Este livro constitui-se em um espaço de produção de significados e sentidos sobre as mediações pedagógicas na alfabetização e nos processos formativos docentes.
Livro Impresso
R$23,00
R$23,00
Descrição
A reflexão instaurada no grupo de pesquisa permitiu que cada um dos integrantes do Grupo de Pesquisa sobre Formação de Professores e Práticas Educativas: Ensino Básico e Superior (GPFOPE) pudesse contribuir com ideias e ações a partir dos estudos e da pesquisa nas instituições públicas e particulares nas quais atuaram e/ou atuam, possibilitando que tais referenciais contribuíssem para o desenvolvimento profissional, bem como para qualificação das práticas de leitura e de escrita iniciais nas escolas dos sistemas de ensino.
Informação Adicional
Título Leitura e Escrita
Subtítulo ensaios sobre alfabetização
Autor(es) Doris Pires Vargas Bolzan (Org.)
Editora/Selo Editora UFSM
Assunto Principal Educação, ensino, alfabetização, leitura, escrita
Assunto Secundário Não
Origem do Livro Nacional
Coleção Não
Número de Páginas 176 Pág.
Número da Edição
Ano da Edição 2007
ISBN (SKU) 9788573910836
Código de Barras 9788573910836
Faixa Etária Graduação, Pós-Graduação e outros.
Idioma Português
Número do Volume ou Tomo Único
Classificação Fiscal (NCM) 49019900
Sumário

Apresentação

I Parte - Mediações pedagógicas no espaço da sala de aula

1 Cultura escrita na sala de aula: compartilhar e reconstruir saberes

Doris Pires Vargas Bolzan

2 Mediações pedagógicas no processo de construção da leitura e da escrita: as atividades em circuito

Débora Toniolo Augusti, Deise Becker Kirsch, Elisa Cristina Richardt, Greice Rabaiolli Ozelame e Manuelli Cerolini Neuenfeldt

3 O papel da consciência fonológica no processo de construção da lecto-escrita

Fabiane Puntel Basso

4 A literatura infantil na sala de aula e fora dela

Ariana Nobre da Silva e Maria Aparecida Domingues de Albuquerque

5 Circuito de atividades: contribuições ao processo de construção da lecto-escrita

Silvana Martins de Freitas Millani e Vilsiane Pereira

6 Infância e educação infantil: o sentido da alfabetização

Cleonice Maria Tomazzetti

7 Interação grupal: um meio de promover a construção da lecto-escrita

Tatiane Peixoto Isaia

 

II Parte - Processos formativos para a docência

8 A organização do trabalho escolar e a alfabetização: atividades diversi? cadas em sala de aula

Ana Carla Hollweg Powaczuk

9 Leitura e escrita iniciais: a avaliação docente em perspectiva

Ana Luiza Molina

10 Alfabetização: [re]signi? cação do processo de ensino-aprendizagem através da mediação do professor

Ana Claudia Gonçalves Ribeiro

11 Repensando as práticas alfabetizadoras

Eliane Aparecida Galvão dos Santos

12 O papel do professor na construção da lecto-escrita: o processo de mediação

Ana Tanize Rocha Ferreira, Ester Ceolin Ruviaro Gilvane Bertagnolli Piasentin, Idaceli Gomes Dias e

Maíra Priscila Dias

13 Os processos formativos docentes: estudos e vivências sobre leitura e escrita

Carla Denise Berwanger, Lisiane Pappis, Mozara Zasso Spencer, Rosangela Bitencourt Mariotto

14 As lembranças escolares de professores alfabetizadores e a relação com os processos formativos

Helenise Sangoi Antunes

 

Carregando...