Título | Identidade e Interculturalidade |
---|---|
Subtítulo | História e Arte Guarani |
Autor(es) | Marilda Oliveira de Oliveira |
Editora/Selo | Editora UFSM |
Assunto Principal | Antropologia cultural, índios brasileiros, índios guaranis, história, arte indígena |
Assunto Secundário | Não |
Origem do Livro | Nacional |
Coleção | Não |
Número de Páginas | 280 Pág. |
Acabamento | N/A |
Número da Edição | 2ª edição revista e ampliada |
Ano da Edição | 2013 |
ISBN (SKU) | 9788573911923 |
Código de Barras | 9788573911923 |
Faixa Etária | Graduação, Pós-Graduação e outros. |
Idioma | Português |
Número do Volume ou Tomo | Único |
Classificação Fiscal (NCM) | 49019900 |
Comprar na Apple | Não |
Comprar no Scribd | N/A |
Prefácio
Apresentação
Introdução
1 Os Guaranis
1.1 Quem eram e como viviam antes da chegada dos jesuítas
1.2 A situação do guarani ao entrar em contato com o europeu
2 Os Jesuítas
2.1 Os jesuítas e a Companhia de Jesus
2.2 O projeto jesuítico
2.3 A chegada dos jesuítas, em 1609, ao território guarani
2.3.1 O idioma
2.3.2 Outros métodos utilizados para atrair o indígena
2.3.3 A profecia
3 A Fusão
3.1 Projeto e realidade
3.1.1 As primeiras fundações
3.1.2 A ação dos bandeirantes
3.1.3 Relação entre as reduções e a coroa espanhola
3.2 A res publica guarani
3.2.1 O aspecto dos povoados e sua descrição
3.2.2 Localização geográfica
3.2.3 As cidades guaranis em relação ao modelo colonial hispano-americano
3.2.4 As fontes de inspiração e o modelo político da res publica guarani
3.2.5 O governo político
3.2.6 O governo religioso
3.2.7 A estrita disciplina, os castigos, juízes e os pleitos
3.2.8 A organização militar
3.3 O cotidiano
3.3.1 A família
3.3.2 O vestuário
3.3.3 Os hospitais e asilos, funerais e cemitérios
3.3.4 A educação das crianças
3.3.5 A agricultura e o cultivo da erva-mate
3.3.6 A pecuária
3.3.7 O artesanato, a indústria e a imprensa
3.3.8 A economia: propriedade privada e coletiva
3.3.9 O trabalho, a distribuição da renda e o comércio
3.3.10 A vida social
3.3.11 As artes, a música, a dança e o teatro
4 O Barroco Missioneiro
4.1 O ambiente
4.1.1 O barroco brasileiro
4.2 O Barroco Missioneiro
4.2.1 A madeira e sua utilização
4.2.2 Técnicas de construção
4.2.3 As reduções de guaranis
4.2.4 Arquitetura, escultura e pintura missioneira
4.2.4.1 Arquitetos missioneiros
4.2.5 A Gravura missioneira
4.2.6 Análise da redução de San Miguel
4.2.6.1 Arquitetura de San Miguel
4.2.6.2 Escultura de San Miguel
4.2.6.3 Limpeza e conservação da redução de San Miguel
4.2.6.4 O estado atual de San Miguel
5 O Final do experimento
5.1 O Tratado de Limites de 1750
5.2 A expulsão dos jesuítas
5.3 Arrematando a experiência
Anexos
Referências bibliográficas