Título | Leitura e Escrita |
---|---|
Subtítulo | ensaios sobre alfabetização |
Autor(es) | Doris Pires Vargas Bolzan (Org.) |
Editora/Selo | Editora UFSM |
Assunto Principal | Educação, ensino, alfabetização, leitura, escrita |
Assunto Secundário | Não |
Origem do Livro | Nacional |
Coleção | Não |
Número de Páginas | 176 Pág. |
Acabamento | N/A |
Número da Edição | 1ª |
Ano da Edição | 2007 |
ISBN (SKU) | 9788573910836 |
Código de Barras | 9788573910836 |
Faixa Etária | Graduação, Pós-Graduação e outros. |
Idioma | Português |
Número do Volume ou Tomo | Único |
Classificação Fiscal (NCM) | 49019900 |
Comprar na Apple | Não |
Comprar no Scribd | N/A |
Apresentação
I Parte - Mediações pedagógicas no espaço da sala de aula
1 Cultura escrita na sala de aula: compartilhar e reconstruir saberes
Doris Pires Vargas Bolzan
2 Mediações pedagógicas no processo de construção da leitura e da escrita: as atividades em circuito
Débora Toniolo Augusti, Deise Becker Kirsch, Elisa Cristina Richardt, Greice Rabaiolli Ozelame e Manuelli Cerolini Neuenfeldt
3 O papel da consciência fonológica no processo de construção da lecto-escrita
Fabiane Puntel Basso
4 A literatura infantil na sala de aula e fora dela
Ariana Nobre da Silva e Maria Aparecida Domingues de Albuquerque
5 Circuito de atividades: contribuições ao processo de construção da lecto-escrita
Silvana Martins de Freitas Millani e Vilsiane Pereira
6 Infância e educação infantil: o sentido da alfabetização
Cleonice Maria Tomazzetti
7 Interação grupal: um meio de promover a construção da lecto-escrita
Tatiane Peixoto Isaia
II Parte - Processos formativos para a docência
8 A organização do trabalho escolar e a alfabetização: atividades diversi? cadas em sala de aula
Ana Carla Hollweg Powaczuk
9 Leitura e escrita iniciais: a avaliação docente em perspectiva
Ana Luiza Molina
10 Alfabetização: [re]signi? cação do processo de ensino-aprendizagem através da mediação do professor
Ana Claudia Gonçalves Ribeiro
11 Repensando as práticas alfabetizadoras
Eliane Aparecida Galvão dos Santos
12 O papel do professor na construção da lecto-escrita: o processo de mediação
Ana Tanize Rocha Ferreira, Ester Ceolin Ruviaro Gilvane Bertagnolli Piasentin, Idaceli Gomes Dias e
Maíra Priscila Dias
13 Os processos formativos docentes: estudos e vivências sobre leitura e escrita
Carla Denise Berwanger, Lisiane Pappis, Mozara Zasso Spencer, Rosangela Bitencourt Mariotto
14 As lembranças escolares de professores alfabetizadores e a relação com os processos formativos
Helenise Sangoi Antunes