Título | O Processo Educativo na Formação e na Práxis dos Profissionais da Saúde |
---|---|
Subtítulo | Desafios, compromissos e utopias |
Autor(es) | Elisabeta Albertina Nietsche (Org.) |
Editora/Selo | Editora UFSM |
Assunto Principal | Saúde, Formação profissional, Educação, Ensino, Enfermagem |
Assunto Secundário | Não |
Origem do Livro | Nacional |
Coleção | Não |
Número de Páginas | 316 Pág. |
Acabamento | Não |
Número da Edição | 1ª |
Ano da Edição | 2009 |
ISBN (SKU) | 9788573911190 |
Código de Barras | 9788573911190 |
Faixa Etária | Graduação, Pós-Graduação e outros |
Idioma | Português |
Número do Volume ou Tomo | Único |
Classificação Fiscal (NCM) | 49019900 |
Comprar na Apple | Não |
Comprar no Scribd | Não |
Credencias dos Autores
Apresentação
Pedro Demo
Prefácio
Rosita Saupe
Introdução
Elisabeta Albertina Nietsche
Capítulo 1
O contexto em que estamos inseridos: busca de estratégias para a formação de profissionais comprometidos com a construção de uma sociedade alternativa.
Fátima Perurena
Capítulo 2
A filosofia como sendo o alicerce das ações dos profissionais de saúde.
Maria Tereza Leopardi
Capítulo 3
Produção de subjetividade e formação profissional: implicações éticas no processo de cuidar em saúde.
Váléria Lerch Lunardi e Wilson Danilo Lunardi Filho
Capítulo 4
Novo milênio, novas relações interpessoais: algumas reflexões para o trabalhador em enfermagem e saúde no seu agir educativo
Elisabeta Albertina Nietsche e Vânia Marli Schubert Backes
Capítulo 5
Cultura, Saúde e Educação: o ensino da Antropologia para a área de saúde.
Zulmira Newlands Borges
Capítulo 6
O novo olhar do processo educativo na perspectiva cultural dos sujeitos envolvidos.
Maria Júlia Paes da Silva
Capítulo 7
O processo de ensinar e aprender e seus reflexos na sua saúde e enfermagem.
Vânia Marli Schubert Backes e Elisabeta Albertina Nietsche
Capítulo 8
A pedagogia do cuidado.
Rosita Saupe e Lorena Teresinha Consalter Geib
Capítulo 9
Politicidade do cuidado como referência para o processo educativo em saúde: conhecer para cuidar melhor, cuidar para confrontar, cuidar para emancipar.
Maria Raquel Gomes Maia Pires
Capítulo 10
Tecnologias inovadoras de ensino.
Roseni Rosangela Sena e Kenia Iara Silva
Capítulo 11
Na carruagem de Ares – ambigüidades da enfermagem no campo fronteiriço da educação em saúde.
Flávia Regina Ramos
Capítulo 12
Educação a distância na área da saúde: fundamentos do ensino baseado no desempenho.
Marco Túlio Baccarini Pires
Capítulo 13
Pedagogia da inclusão social: enfoque freire-exuperyano
Lorita Pagliuca e Inacia Sátiro Xavier da França
Capítulo 14
Sala de espera: espaço para a (re)construção do conhecimento em saúde.
Clara L. Marques Colomé e Maria Celeste Landerdahl
Capítulo 15
Metodologia da problematização: da utopia ao vivido da educação preventiva em busca de minimizar a vulnerabilidade ao HIV no adolescer.
Cristiane Cardoso de Paula, Diego Saurich, Stela Maris de Mello Padoin e Neusi Aparecida Navas Berbel
Capítulo 16
A responsabilidade social do ensino em enfermagem e sua vinculação com a avaliação institucional.
Ana Zoe Schilling
Capítulo 17
Cenários educacionais emergentes: estratégias cognitivas da sociedade da informação.
Solange Capaverde
Capítulo 18
Una reflexión final para los profissionales educadores
Juan da Rosa