Seja bem-vindo à Editora UFSM!

O Processo Educativo na Formação e na Práxis dos Profissionais da Saúde

Este livro surgiu da intenção de fornecer subsídios para despertar nos profissionais de saúde o interesse pela utilização dos dados relacionados com a educação no cotidiano de sua práxis profissional e pessoal.
Livro Impresso
R$41,50
R$41,50
Descrição
Este livro surgiu da intenção de fornecer subsídios para despertar nos profissionais de saúde o interesse pela utilização dos dados relacionados com a educação, na perspectiva de valorização das ações educativas que esses profissionais desenvolvem no cotidiano de sua práxis profissional e pessoal. Nesta obra, a exposição dos assuntos, o debate de idéias e as concepções pedagógicas de diferentes autores objetivaram também possibilitar aos profissionais de saúde a reflexão e, consequentemente, a revitalização de sua práxis, enquanto educador.
Informação Adicional
Título O Processo Educativo na Formação e na Práxis dos Profissionais da Saúde
Subtítulo Desafios, compromissos e utopias
Autor(es) Elisabeta Albertina Nietsche (Org.)
Editora/Selo Editora UFSM
Assunto Principal Saúde, Formação profissional, Educação, Ensino, Enfermagem
Assunto Secundário Não
Origem do Livro Nacional
Coleção Não
Número de Páginas 316 Pág.
Acabamento Não
Número da Edição
Ano da Edição 2009
ISBN (SKU) 9788573911190
Código de Barras 9788573911190
Faixa Etária Graduação, Pós-Graduação e outros
Idioma Português
Número do Volume ou Tomo Único
Classificação Fiscal (NCM) 49019900
Comprar na Apple Não
Comprar no Scribd Não
Sumário

Credencias dos Autores

Apresentação
Pedro Demo

Prefácio
Rosita Saupe

Introdução
Elisabeta Albertina Nietsche

Capítulo 1
O contexto em que estamos inseridos: busca de estratégias para a formação de profissionais comprometidos com a construção de uma sociedade alternativa.
Fátima Perurena

Capítulo 2
A filosofia como sendo o alicerce das ações dos profissionais de saúde.
Maria Tereza Leopardi

Capítulo 3
Produção de subjetividade e formação profissional: implicações éticas no processo de cuidar em saúde.
Váléria Lerch Lunardi e Wilson  Danilo Lunardi Filho

Capítulo 4
Novo milênio, novas relações interpessoais: algumas reflexões para o trabalhador em enfermagem e saúde no seu agir educativo
Elisabeta Albertina Nietsche e Vânia Marli Schubert Backes

Capítulo 5
Cultura, Saúde e Educação: o ensino da Antropologia para a área de saúde.
Zulmira Newlands Borges

Capítulo 6
O novo olhar do processo educativo na perspectiva cultural dos sujeitos envolvidos.
Maria Júlia Paes da Silva

Capítulo 7
O processo de ensinar e aprender e seus reflexos na sua saúde e enfermagem.
Vânia Marli Schubert Backes e Elisabeta Albertina Nietsche

Capítulo 8
A pedagogia do cuidado.
Rosita Saupe e Lorena Teresinha Consalter Geib

Capítulo 9
Politicidade do cuidado como referência para o processo educativo em saúde: conhecer para cuidar melhor, cuidar para confrontar, cuidar para emancipar.
Maria Raquel Gomes Maia Pires

Capítulo 10
Tecnologias inovadoras de ensino.
Roseni Rosangela Sena e Kenia Iara Silva

Capítulo 11
Na carruagem de Ares – ambigüidades da enfermagem no campo fronteiriço da educação em saúde.
Flávia Regina Ramos

Capítulo 12
Educação a distância na área da saúde: fundamentos do ensino baseado no desempenho.
Marco Túlio Baccarini Pires

Capítulo 13
Pedagogia da inclusão social: enfoque freire-exuperyano
Lorita Pagliuca e Inacia Sátiro Xavier da França

Capítulo 14
Sala de espera: espaço para a (re)construção do conhecimento em saúde.
Clara L. Marques Colomé e Maria Celeste Landerdahl

Capítulo 15
Metodologia da problematização: da utopia ao vivido da educação preventiva em busca de minimizar a vulnerabilidade ao HIV no adolescer.
Cristiane Cardoso de Paula, Diego Saurich, Stela Maris de Mello Padoin e Neusi Aparecida Navas Berbel

Capítulo 16
A responsabilidade social do ensino em enfermagem e sua vinculação com a avaliação institucional.
Ana Zoe Schilling

Capítulo 17
Cenários educacionais emergentes: estratégias cognitivas da sociedade da informação.
Solange Capaverde

Capítulo 18
Una reflexión final para los profissionales educadores
Juan da Rosa

Carregando...