Seja bem-vindo à Editora UFSM!

Pensamento Acessível – Cena Aberta

Esta obra traz à baila uma discussão transversal de suma importância, que coloca em cena a temática da acessibilidade de modo sério e responsável. É evidente o cotejamento com a perspectiva do pensamento acessível, tensionada com o campo das artes cênicas e suas interfaces, em especial educação, cinema, arquitetura e dança.

Ebook
R$23,00
R$23,00


  Compre na Amazon: Clique aqui

  Compre na Apple: Clique aqui

  Compre no Google: Clique aqui

Descrição

Esta obra traz à baila uma discussão transversal de suma importância, que coloca em cena a temática da acessibilidade de modo sério e responsável. É evidente o cotejamento com a perspectiva do pensamento acessível, tensionada com o campo das artes cênicas e suas interfaces, em especial educação, cinema, arquitetura e dança.

Ressaltam-se os valores de autonomia e independência; a aceitação e a compreensão das diferentes; o discurso poético e a reabilitação; políticas de inclusão e de ações afirmativas; e os usos dos espaços públicos.

Mais do que problematizar, este livro sugere e propõe pensamentos, atitudes, metodologias e ações que podem contribuir para difusão do conceito de acessibilidade e sua aplicação, dentro e fora do espaço acadêmico, para pessoas com ou sem deficiência.

Flavi Ferreira Lisboa Filho

Pró-reitor de Extensão

Universidade Federal de Santa Maria

-------------

Buscando a redução das desigualdades sociais, a Universidade Federal de Santa Maria implementa políticas de ações afirmativas no Ensino Superior, pautadas em valores como respeito à identidade e à diversidade. Com isso, atende seu compromisso social, trazendo avanços nas políticas de ingresso e de acompanhamento aos estudantes.

Sendo assim, no ano de 2015, fortalecendo essas ações afirmativas, é criada a Coordenadoria de Ações Educacionais (Caed), a qual visa reduzir possíveis diferenças causadas por questões étnico-raciais, sociais e de deficiência. Esta última requer um olhar muito especial e atento de todos, uma vez que exige a percepção do diferente e a aceitação de um grupo que, até bem pouco tempo, não era representado.

A importância de incluí-los em ações institucionais, não somente voltadas às áreas eleitas, mas também em realizações culturais, é de significativa importância para o sistema social e educacional. A UFSM está cumprindo seu papel, tendo realizado o I Simpósio Pensamento Acessível – Cena Aberta, promovendo uma ação participativa, formadora e emancipadora dos sujeitos, fomentando ações que orientem o docente e da mesma forma auxiliem o estudante na permanência na instituição.

O Simpósio traz, em seu nome, a chave para a mudança – o pensamento. O pensamento como catalisador de mudanças atitudinais, muitas vezes mais importantes do que simples barreiras físicas, pensamento que se transforma em ações do dia a dia, em “viver” o outro com suas necessidades, com suas experiências, com seu conhecimento, e não apenas em “conviver” em um mesmo espaço. A mudança do pensamento é uma maneira de vencer estereótipos impostos por um sistema excludente, que traz em seu bojo diversas formas de preconceitos estabelecidos. Nesse sentido, não só precisamos, mas necessitamos ter o PENSAMENTO ACESSÍVEL.

As organizadoras deste livro, gerado no referido Simpósio, foram muito felizes em compilar os temas debatidos, chamando a atenção para uma temática que deve permear a academia em todos os níveis, procurando evitar a pior das deficiências, que é a deficiência de pensamento.

Prof.ª Dra. Martha Bohrer Adaime

Pró-reitora de Graduação

Universidade Federal de Santa Maria

Informação Adicional
Título Pensamento Acessível – Cena Aberta
Subtítulo O que tenho a ver com isso?
Autor(es) Marcia Berselli e Mariane Magno (Orgs.)
Editora/Selo Editora UFSM
Assunto Principal Não
Assunto Secundário Não
Origem do Livro Nacional
Coleção Não
Número de Páginas 130 Pág.
Número da Edição 1
Ano da Edição 2021
ISBN 9786557160404
Código de Barras 9786557160404
Faixa Etária Não
Idioma Português
Número do Volume ou Tomo Único
Classificação Fiscal (NCM) 49019900
Sumário

APRESENTAÇÃO

AJUSTANDO AS LENTES SOBRE A DEFICIÊNCIA: AS AÇÕES QUE MARCAM A DIFERENÇA

Aline Dalcul

POLÍTICAS DE IN/EXCLUSÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: EXPERIÊNCIAS E POSSIBILIDADES DA RELAÇÃO COM A ALTERIDADE

Márcia Lise Lunardi-Lazzarin

ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Sabrina Fernandes de Castro, Fabiane Vanessa Breitenbach

AÇÕES DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E AÇÕES DESENVOLVIDAS

Sílvia Maria de Oliveira Pavão

ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: ASPECTOS EDUCACIONAIS EM DEBATE

Tatiane Negrini

A CONSTRUÇÃO DE POSSIBILIDADES POÉTICAS DE PROCESSAMENTO DA DIFERENÇA NA DANÇA A PARTIR DE UM ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL

Silvia Susana Wolff

PISTA MULTIUSO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM): UMA ACESSIBILIDADE POSSÍVEL

Luis Guilherme Aita Pippi, Josicler Orbem Alberton, Alice Rodrigues Lautert, Laura Elisa Hansen Warpechowski, Pâmela Klein

APÊNDICE – Exposição Vanessa Fredrich

SOBRE OS AUTORES

CRÉDITOS

Carregando...