Seja bem-vindo à Editora UFSM!

Super Combo - Discursos do Corpo na Arte

Este BOX reúne os três primeiros volumes da Coleção Discursos do Corpo na Arte, que apresentam diferentes artes e práticas que buscam no corpo um sentido outro daquele produzido apenas pela materialidade física. Nestes ensaios, o corpo é mais que uma palavra, que um símbolo, que uma imagem, o corpo torna-se um discurso que comunica algo que as gerações anteriores compreendiam culturalmente de outro modo.

Livro Impresso
R$129,90
R$129,90
Descrição

Este BOX reúne os três primeiros volumes da Coleção Discursos do Corpo na Arte, que apresentam diferentes artes e práticas que buscam no corpo um sentido outro daquele produzido apenas pela materialidade física. Nestes ensaios, o corpo é mais que uma palavra, que um símbolo, que uma imagem, o corpo torna-se um discurso que comunica algo que as gerações anteriores compreendiam culturalmente de outro modo.

Informação Adicional
Título Super Combo - Discursos do Corpo na Arte
Subtítulo Discursos do Corpo na Arte - Volumes I, II, III
Autor(es) Enéias Farias Tavares, Gisela Reis Biancalana e Mariane Magno (Orgs.)
Editora/Selo Editora UFSM
Assunto Principal Arte, Corpo, Teatro, Performance, Literatura, Filosofia
Assunto Secundário Não
Origem do Livro Nacional
Coleção Discursos do Corpo na Arte
Número de Páginas Não
Acabamento N/A
Número da Edição 1ª, 2ª e 3ª
Ano da Edição 2023
ISBN (SKU) 9786557160848
Código de Barras 9786557160848
Faixa Etária Graduação, Pós-Graduação e outros
Idioma Português
Número do Volume ou Tomo Não
Classificação Fiscal (NCM) 49019900
Comprar na Apple Não
Comprar no Scribd N/A
Sumário

SUMÁRIO - -DISCURSOS DO CORPO NA ARTE – VOLUME I

APRESENTAÇÃO

Enéias Farias Tavares, Gisela Reis Biancalana, Mariane Magno

TRAGÉDIA, EXPRESSÃO CORPORAL E MUSICAL
Kathrin Rosenfield

CORPORIFICANDO A PALAVRA
Sara Lopes

RELÍQUIAS, RELICÁRIOS E RESSURREIÇÃO: PISTAS PARA A PERFORMANCE CONTEMPORÂNEA
Daniel Tércio

A UNIDADE CORPO/MENTE NOS LIVROS ILUMINADOS DE WILLIAM BLAKE
Enéias Farias Tavares

O MOVIMENTO POÉTICO: CORPO DA CONSCIÊNCIA PARADOXAL
Mariane Magno

O CORPO E AS COISAS: A DISSOLUÇÃO DA FRONTEIRA ENTRE O VIVO E O NÃO VIVO NA CENA CONTEMPORÂNEA
Arthur Belloni

A INSERÇÃO DO CONHECIMENTO ARTÍSTICO NO CORPO PERFORMATIVO
Gisela Reis Biancalana

ESTUDOS DA PRESENÇA NAS ARTES DO CORPO: MEMÓRIA, PERCEPÇÃO, SOMA
Gilberto Icle, Luciana Paludo, Cibele Sastre

TAREFAS: UMA OUTRA PERSPECTIVA PARA O CONCEITO DE COREOGRAFIA
Elcio Rossini

A ESPACIALIDADE DOS AFETOS EM PINA BAUSCH
Marcelo de Andrade Pereira

ASKHESIS: ELEMENTOS PARA UMA GENEALOGIA DA NOÇÃO DE EXERCÍCIO
Cassiano Sydow Quilici

SOBRE OS AUTORES

 

SUMÁRIO - -DISCURSOS DO CORPO NA ARTE – VOLUME II

O CORPO NA POESIA DE EMILY DICKINSON
Alcides Cardoso dos Santos

O CORPO FEMININO E SEUS ENIGMAS: A ESFINGE NA PINTURA DE FRANZ STUCK
Enéias Farias Tavares

O CORPO PRESENTE: FEMINISMO E PERFORMANCE DE SHAKESPEARE EM PORTUGAL
Francesca Rayner

UM MOVIMENTO ESPIRALADO SOBRE O PROCESSO CRIATIVO DO ESPETÁCULO MATRIMÔNIO DE CÉU E INFERNO
Mariane Magno

A RELAÇÃO ENTRE ATORES E SCREENS NO TEATRO DE GORDON CRAIG: UM LEGADO À CONTEMPORANEIDADE
Luiz Fernando Ramos

DE VOLTA À CENA APÓS UM ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL: EM BUSCA DE UMA POÉTICA DA DIFERENÇA
Silvia Susana Wolf

AVENTURAS NA ACADEMIA: REFLEXÕES SOBRE UMA PRÁTICA ARTÍSTICA/PEDAGÓGICA
Inês Alcaraz Marocco

O CORPO-ARTE PERFORMATIVO NA CONTEMPORANEIDADE
Gisela Reis Biancalana

CLARO/ESCURO: (ANTI) TEATRALIDADES CONTEMPORÂNEAS
Arthur Belloni

QUANDO O CORPO DISCORRE EM DANÇA, QUAL A LÍNGUA?
Tatiana Wonsik Recompenza Joseph

EU TENHO UM CORPO, EU SOU UM CORPO: EXPERIÊNCIAS COM ABORDAGENS SOMÁTICAS DO MOVIMENTO NO BACHARELADO EM DANÇA
Heloisa Gravina

DAS MEMÓRIAS INSCRITAS NO CORPO
Marcia Strazzacappa

SOBRE OS AUTORES

 

SUMÁRIO - -DISCURSOS DO CORPO NA ARTE – VOLUME III

APRESENTAÇÃO – DO QUE O CORPO TEM A DIZER
Enéias Farias Tavares, Gisela Reis Biancalana e Mariane Magno

VOZ: CORPO EM MANIFESTAÇÃO
Ernani Maletta

CORPO E PSIQUE NA VISÃO JUNGUIANA
Elisabeth Bauch Zimmermann

REDESENHOS POLÍTICOS DO CORPO:
UMA ANÁLISE DE MODOS DE CIRCULAÇÃO
E CONCEPÇÃO DA DANÇA ON E OFF-LINE
Elke Siedler

O CORPO EM PESQUISA DE CAMPO DENTRO DO MÉTODO BAILARINO-PESQUISADOR-INTÉRPRETE
Graziela Estela Fonseca Rodrigues e Larissa Sato Turtelli

QUEER CASES & STRANGE PICTURES: CORPOREIDADE E CRIMINALIDADE NOS ROMANCES
DE ROBERT LOUIS STEVENSON E OSCAR WILDE
Enéias Farias Tavares

MUNDOS QUE COLIDEM: CORPOREIDADE PAGÃ VERSUS CRISTIANISMO EM A VÊNUS DE ILLE,
DE PROSPER MÉRIMÉE
Gérson Werlang

POÉTICA OU ESTÉTICA DO MÉTODO BPI: DESCRIÇÕES DE UM ESTUDO
Flávio Campos e Graziela Rodrigues

CONT@TO: O INDIVIDUAL E O COLETIVO EM PERFORMANCE ARTÍSTICA COLABORATIVA
Gisela Reis Biancalana

POSSÍVEIS CAMINHOS PARA PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO TEATRO COM CRIANÇAS
Diego de Medeiros Pereira

NÃO DIRIGIR PARA DIRIGIR: UMA DANÇA DINÂMICA PENSADA COMO METODOLOGIA DE ABORDAGEM, MOBILIZANDO UM PENSAMENTO E ABRINDO LACUNAS SOBRE O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE UMA ENCENAÇÃO
Mariane Magno

SOBRE OS AUTORES

Carregando...