O livro oferece reflexões sobre formação docente em Filosofia a partir do olhar daquelas e daqueles que estão diretamente envolvidas/os com o tema – docentes e discentes de cursos de licenciatura em Filosofia de diferentes universidades brasileiras. Reúne textos dos/as organizadores/as e de professores e professoras na forma de relatos de experiência, que são uma forma de expressão bastante usual nas áreas de Ensino e de Educação, mas pouco encontrada nos textos de Filosofia. A obra oferece uma amostra das inúmeras experiências vivenciadas nos cursos de licenciatura em Filosofia e relatadas por seus próprios autores e autoras.
Título | Formação e Experiências de Docência em Filosofia |
---|---|
Subtítulo | Não |
Autor(es) | Elisete Medianeira Tomazetti, José Benedito de Almeida Júnior, Patrícia Del Nero Velasco (Orgs.) |
Editora/Selo | Editora UFSM |
Assunto Principal | Filosofia, Docência, Ensino, Formação, Experiências |
Assunto Secundário | Não |
Origem do Livro | Nacional |
Coleção | Não |
Número de Páginas | 168 pág. |
Acabamento | N/A |
Número da Edição | 1ª |
Ano da Edição | 2022 |
ISBN (SKU) | 9786557160688 |
Código de Barras | 9786557160688 |
Faixa Etária | Graduação, Pós-Graduação e outros |
Idioma | Português |
Número do Volume ou Tomo | Único |
Classificação Fiscal (NCM) | 49019900 |
Comprar na Apple | https://books.apple.com/br/book/id6443508385 |
Comprar no Scribd | N/A |
Sumário:
Prefácio
TECENDO E FORTALECENDO ESPAÇOS DO FILOSOFAR E DO ENSINAR A FILOSOFAR
Joana Tolentino
APRESENTAÇÃO
Elisete Medianeira Tomazetti, José Benedito de Almeida Júnior e Patrícia Del Nero Velasco
Capítulo 1
O QUE PENSAMOS NÓS, FORMADORES/AS DE PROFESSORES/AS, SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE EM FILOSOFIA?
Patrícia Del Nero Velasco
Capítulo 2
ESTÁGIO EM FILOSOFIA E PRÁTICAS DE EXPERIÊNCIA DE SI (DOCENTE)
Elisete Medianeira Tomazetti
Capítulo 3
AUTONOMIA E MOTIVAÇÃO: DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE
José Benedito de Almeida Júnior
Capítulo 4
HABITAR FILOSOFICAMENTE A LICENCIATURA EM FILOSOFIA
Lara Sayão
Capítulo 5
FILOSOFIA E CONSCIÊNCIA NEGRA: DESCONSTRUINDO O RACISMO
Rodrigo Marcos de Jesus
Capítulo 6
CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA DA UEL: UM RELATO DE AÇÕES
Américo Grisotto
Capítulo 7
RELAÇÃO APRENDER E ENSINAR COMO EXPERIÊNCIA: TRILHANDO CAMINHOS FORMATIVOS
Maria Reilta Dantas Cirino
Capítulo 8
ENSINO DE FILOSOFIA: PESQUISA, PRÁTICA E ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FILOSOFIA PARA O ENSINO MÉDIO
OU
A INDOMÁVEL LICENCIATURA
José Teixeira Neto
Capítulo 9
PRÁTICAS FORMATIVAS VIVENCIADAS NO CURSO DE FILOSOFIA DA UFAM: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO, PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Valcicléia Pereira da Costa, Deodato Ferreira da Costa, Pedro Rodolfo Fernandes da Silva e José Belizário Neto
Capítulo 10
RELATO DE EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DOCENTE EM ENSINO DE FILOSOFIA
André Luis La Salvia
Capítulo 11
ENSINO DE FILOSOFIA E O USO DE MAPAS CONCEITUAIS COM ESTUDANTES SURDOS NO ENSINO MÉDIO
Edson Teixeira de Rezende, Geraldo Balduino Horn e Ademir Aparecido Pinhelli Mendes
Capítulo 12
O QUE É PRECISO PARA SER UM “BOM” PROFESSOR DE FILOSOFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL?
Luciana Xavier de Castro e Rones Aureliano de Sousa
Posfácio
LUGARES PARA A FILOSOFIA
Paula Ramos de Oliveira
QUEM SOMOS
CRÉDITOS