O estudo de Harmonia é um pilar central para a música ocidental. Trata-se de um estudo que constitui uma das bases mais importantes para a formação de um músico profissional. Este livro combina, sintetiza e atualiza informações oriundas de diversos livros utilizados no ensino de Harmonia e combina-as a abordagens pessoais, desenvolvidas e sedimentadas ao longo de minha experiência como pesquisador e professor de disciplinas como Harmonia, Contraponto, Análise Musical e Composição. Assim, o presente livro foi pensado como material de base ou de apoio para o ensino de Harmonia centrado na prática tonal, seja em cursos de nível técnico, de nível superior, ou mesmo em cursos livres. São fornecidas explicações detalhadas sobre os princípios e convenções da prática tonal, acompanhadas de ilustrações e exemplos musicais. O livro também contém capítulos de análise de obras do repertório ocidental, os quais ilustram como o conhecimento teórico é utilizado para guiar a interpretação do discurso harmônico. Os capítulos finais abordam expansões e adaptações da prática tonal encontradas em obras dos séculos XX e XXI, com a apresentação de conceitos teóricos e de análises de obras que não são estritamente tonais, trazendo uma importante contribuição para a modernização do ensino de Harmonia. Este livro é resultado do projeto de pesquisa Perspectivas sobre Análise e Teoria Musical na Contemporaneidade..
Título | Harmonia |
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Subtítulo | Um tratado sobre a prática tonal, suas expansões e adaptações |
Autor(es) | Arthur Rinaldi |
Editora/Selo | Editora UFSM |
Assunto Principal | Música, Harmonia, Prática tonal |
Assunto Secundário | Não |
Origem do Livro | Nacional |
Coleção | Não |
Número de Páginas | 300 |
Acabamento | N/A |
Número da Edição | 1ª |
Ano da Edição | 2023 |
ISBN (SKU) | 9786557161081 |
Código de Barras | 9786557161081 |
Faixa Etária | Graduação, Pós-Graduação e outros |
Idioma | Português |
Número do Volume ou Tomo | Único |
Classificação Fiscal (NCM) | 49019900 |
Comprar na Apple | Não |
Comprar no Scribd | Não |
Sumário:
Sobre o autor
Prefácio
Apresentação
1 Introdução
1.1 Sobre o ensino de Harmonia
1.2 Sobre os exercícios de encadeamento
1.3 Sobre a prática tonal
1.4 Sobre o conceito de Harmonia
1.5 Sobre as análises harmônicas
1.6 Sobre as referências bibliográficas
2 Conceitos básicos
2.1 Modos e escalas
2.2 Sobre consonâncias e dissonâncias
2.3 Sobre os diferentes padrões de notação harmônica
2.4 Sobre a relação complementar entre Harmonia e Contraponto
3 O modelo coral a quatro vozes
3.1 Dobramentos (tríades perfeitas)
3.2 Disposição dos acordes
3.3 Outras observações sobre a disposição das tríades perfeitas
4 Progressão harmônica e encadeamento de acordes
4.1 Tipos de progressões harmônicas
4.2 Encadeamento de acordes e condução de vozes
4.3 Observações sobre movimentos melódicos
4.4 Observações complementares
4.5 Escrita, leitura e escuta dos exercícios
4.6 Exercícios
5 Uso e tratamento de dissonâncias simples
5.1 Tríades diminutas
5.2 Tétrades diatônicas
5.3 Observações complementares
5.4 Exercícios
6 Inversões de tríades e tétrades
6.1 Grafia das inversões de tríades
6.2 Grafia das inversões de tétrades
6.3 Funções das inversões
6.4 Disposição e encadeamento das inversões
6.5 Observações complementares
6.6 Exercícios
7 Cadências, Ornamentações e Pedais
7.1 Cadências
7.2 Padrões de ornamentação melódica
7.3 Pedal
7.4 Observações complementares
7.5 Exercícios
8 Análise de Repertório I
8.1 Coral Allein Gott in der Höh’ sei Ehr’, de J. S. Bach
8.2 Coral Alle Menschen müssen sterben, de J. S. Bach
9 O modo Menor
9.1 Escalas menores e suas funções no modo Menor
9.2 Acordes oriundos das escalas menores
9.3 Encadeamento de vozes no modo Menor
9.4 Observações complementares
9.5 Exercícios
10 Empréstimo modal
10.1 Encadeamento de acordes oriundos de empréstimo modal
10.2 Exercícios
11 Passagens individuais e Dominantes secundárias
11.1 Tons vizinhos
11.2 Grafia dos acordes emprestados de tonalidades secundárias
11.3 Uso e encadeamento dos acordes secundários
11.4 Observações complementares
11.5 Exercícios
12 Análise de Repertório II
12.1 Coral Ach Gott und Herr, de J. S. Bach
12.2 Coral Auf, auf, mein Herz, und du, mein ganzer Sinn, de J. S. Bach
12.3 Coral Das neugeborne Kindelein, de J. S. Bach
13 Modulações
13.1 Princípios gerais
13.2 Tipos de modulação
13.3 Observações complementares
13.4 Exercícios
14 Análise de Repertório III
14.1 Coral Ach Gott, wie manches Herzeleid, de J. S. Bach
14.2 Prelúdio em Dó Maior (O Cravo Bem-Temperado), de J. S. Bach
14.3 Coral Auf meinen lieben Gott, de J. S. Bach
14.4 Exercícios
15 Extensões (9ª, 11ª, 13ª)
15.1 Grafia dos acordes com extensões e de suas inversões
15.2 Disposição e encadeamento das extensões
15.3 Observações complementares
15.4 Exercícios
16 Acordes especiais
16.1 Subdominante napolitana
16.2 Acordes com 5ª aumentada
16.3 Acordes de sexta aumentada
16.4 Observações complementares
16.5 Exercícios
17 Relações de mediantes cromáticas
17.1 Princípios gerais
17.2 Disposição, encadeamento e grafia
17.3 Aplicações práticas
17.4 Exercícios
18 Análise de Repertório IV
18.1 Prelúdio, Op. 28, n. 15, de F. Chopin
18.2 Consolação n. 3, de F. Liszt
19 Expansões e adaptações harmônicas da prática tonal
19.1 Tratamento expandido das dissonâncias
19.2 Incorporação de elementos modais
19.3 Tonalidade flutuante e tonalidade suspensa
19.4 Aplicações práticas e analíticas
20 Análise de Repertório V
20.1 Prelúdio, Op. 28, n. 9, de F. Chopin
20.2 Prelúdio, Op. 11, n. 9, de A. Scriabin
21 Análise de Repertório VI
21.1 Prelúdio, Op. 11, n. 16, de A. Scriabin
21.2 Prelúdio n. 8, Livro I, de C. Debussy
22 Considerações finais
23 Referências bibliográficas