Seja bem-vindo à Editora UFSM!

A Formação do Professor e o Ensino das Artes Visuais

Este livro conta com artigos de vários autores de representação no cenário nacional e internacional. Profissionais que trabalham com Educação e Arte e que se propuseram a discutir a formação do professor na atualidade. São artigos ricos em experiências, que completam as particularidades de cada estado, país ou região.
Ebook
R$35,00
R$35,00


  Compre na Amazon: Clique aqui

  Compre na Apple: Clique aqui

  Compre no Google: Clique aqui

Descrição
As temáticas que balizam os textos sobre formação de professores encontrados nesse livro são as mais variadas: construção da subjetividade docente, perspectiva internacional da docência em artes visuais, diário de aula, currículo, deslocamentos perceptivos e conceituais da cultura visual, estágio supervisionado em artes visuais, cosmopolitismo, relatórios de estágio em artes visuais, desenho de criação como dispositivo para pensar a formação e docência em artes visuais a partir das filosofias da diferença.
Informação Adicional
Título A Formação do Professor e o Ensino das Artes Visuais
Subtítulo Não
Autor(es) Marilda Oliveira de Oliveira e Fernando Hernández (Orgs.)
Editora/Selo Editora UFSM
Assunto Principal Arte, artes visuais, educação, ensino, formação de professores
Assunto Secundário Não
Origem do Livro Nacional
Coleção Não
Número de Páginas Não
Número da Edição
Ano da Edição 2015
ISBN 9788573912340
Código de Barras 9788573912340
Faixa Etária Graduação, Pós-Graduação e outros
Idioma Português
Número do Volume ou Tomo Único
Classificação Fiscal (NCM) 49019900
Sumário

Prólogo da 1ª edição

Prólogo da 2ª edição

1. A construção da subjetividade docente como base para uma proposta de formação inicial de professores de Artes Visuais.

Fernando Hernández

2. A formação do professor de Artes Visuais em uma perspectiva internacional: implicações para o ensino de arte no Brasil.

Ivone Mendes Richter

3. Diário de aula: disparador de problematizações e de possibilidades para pensar a formação de professores de artes visuais.

Vivien Kelling Cardonetti e Marilda Oliveira de Oliveira

4. Perguntas que conversam sobre educação visual e currículo.

Irene Tourinho

5. Deslocamentos perceptivos e conceituais da cultura visual: implicações para a formação de professores.

Raimundo Martins

6. Tessituras sobre Arte e Arte Educação, ou: sobre deambulações no ensino de arte.

Jociele Lampert

7. Para uma formação de professores baseada no cosmopolitismo: currículo derivativo e possibilidades de exploração indireta da subjetividade.

Laura Trafí-Prats

8. A pedagogia das artes e a formação de professores na Colômbia: uma aproximação da licenciatura em artes visuais da Universidad Pedagógica Nacional.

Julia Margarita Barco Rodríguez e Mónica Marcell Romero Sánchez

9. Situação e desafios da formação de professores de artes na Espanha. Imanol Aguirre

10. Olhares de Educador: o desafio de ensinar a ensinar artes visuais a crianças pequenas. Reflexões, descobertas, dúvidas e contributos nos umbrais da reforma.

Patricia Berdichevsky

11. Aprendendo com a orientação de relatórios de estágio na formação de professores de artes visuais - Entre um ecoespaço digital e a edificação de um eu profissional mediado pela escrita.

Leonardo Charréu

- 12. No preâmbulo de experimentar uma formação sem órgãos: anotações sobre preencher potências e inventar outras educações possíveis. Cristian Poletti Mossi

- 13. O desenho de criação como dispositivo para a formação em artes visuais: estratégias pedagógicas para construir-se como investigador no campo da arte e da educação. Lutiere Dalla Valle

- 14. Olhares sobre formação de professores e individuação (ou sobre a vontade de vazar as formas). Alice Copetti Dalmaso

- Sobre os autores

Apresentação

Símbolos e siglas adotados no texto

Capítulo 1 – Conceitos preliminares

1.1 Variabilidade

1.2 Prevenção

1.3 Controle da qualidade

1.4 Processo

1.5 Controle de processos

1.6 Controle estatístico de processos (CEP

1.7 Apoio do computador

Capítulo 2 – Conceitos estatísticos básicos

2.1 Fases de um estudo estatístico

2.2 Estatística descritiva para organização de dados

2.3 Distribuições de frequência

2.3.1 Tabelas de frequência

2.3.2 Histograma

2.4 Centro do processo

2.5 Dispersão do processo

2.6 Exercícios

Capítulo 3 – Probabilidade e distribuições de probabilidade

3.1 Conceitos

3.1.1 Caracterização de um experimento aleatório (E)

3.1.2 Espaço amostral (S)

3.1.3 Evento

3.1.4 Operações com eventos

3.1.5 Tipos de eventos

3.2 Probabilidade

3.3 Axiomas e teoremas fundamentais da probabilidade

3.4 Probabilidade condicional

3.5 Teorema do produto

3.6 Eventos independentes

3.7 Teorema da probabilidade total

3.8 Teorema de Bayes

3.9 Distribuições de probabilidade

3.9.1 Função de probabilidade de uma variável aleatória discreta

3.9.2 Função de probabilidade de uma variável aleatória contínua

3.9.3 Valor esperado

3.9.4 Variância – V (X) ou σ2X

3.10 Exercícios

Capítulo 4 – Distribuições discretas de probabilidade

4.1 Distribuição binomial

4.2 Distribuição de Poisson

4.3 Exercícios

Capítulo 5 – Distribuições contínuas de probabilidade

5.1 Distribuição normal

5.1.1 Combinação de variáveis aleatórias normalmente distribuídas

5.2 Exercícios

Capítulo 6 – Avaliação da qualidade

6.1 Introdução

6.2 Características da qualidade

6.3 Avaliação das características por variáveis

6.4 Avaliação das características por atributos

6.5 Classificação dos defeitos

6.6 Especificações e tolerâncias

6.7 Resultados do processo

6.7.1 Média e desvio-padrão do processo

6.7.2 Índices de capacidade e desempenho do processo

6.7.3 Porcentagem de itens fora das especificações (PIFE

6.8 Gráfico sequencial

6.9 Gráficos de controle

6.10 Exercícios

Capítulo 7 – Gráficos de controle para variáveis

7.1 Gráficos de controle para média e dispersão

7.1.1 Índice de capacidade do processo

7.1.2 Interpretação dos gráficos X_ e R

7.2 Gráfico para medidas individuais e amplitude móvel (Xi e MR)

7.3 Gráfico de pré-controle

7.4 Exercícios

Capítulo 8 – Gráficos de controle para atributos

8.1 Introdução

8.2 Gráfico da fração defeituosa p

8.3 Gráfico para o número de unidades defeituosas np

8.4 Gráfico para defeitos por unidade u

8.5 Gráfico para o número de defeitos na amostra c

8.6 Interpretação de um gráfico para atributos

8.7 Comparação – variáveis / atributos

8.8 Implantação dos gráficos de controle

8.9 Exercícios

Capítulo 9 – Seis Sigma

9.1 Introdução

9.2 Definições básicas em Seis Sigma

9.3 Definições estratégicas e operacionais em Seis Sigma

9.3.1 Métodos Seis Sigma

9.3.2 Projetos Seis Sigma

9.3.3 Ferramentas utilizadas nos projetos Seis Sigma

9.3.4 Responsáveis pelos projetos Seis Sigma

9.4 Métrica da qualidade em Seis Sigma

9.5 Exercícios

Bibliografia

APÊNDICE 1 – Distribuição de Poisson, probabilidades acumuladas

APÊNDICE 2 – Distribuição normal, probabilidades acumuladas

APÊNDICE 3 – Respostas dos exercícios propostos

APÊNDICE 4 – Aplicativos para controle estatístico de processos

Sobre os autores

- 1. Noções de Paleografia

- 2. Noções de Diplomática

- 3. A Escrita e sua Evolução

- 4. Tipos de escritas

- 5. Números

- 6. Materiais e Instrumentos para Escrita

- 7. Dificuldades da Leitura Paleográfica

- 8. Normas Técnicas para Transcrição e Edição de Documentos Manuscritos

- 9. Guia para a Análise Paleográfica

- 10. Textos Transcritos Paleograficamente

- Referências bibliográficas

- Biografias

Carregando...