Seja bem-vindo à Editora UFSM!

Blog

Entrevista com Maria Cecilia da Silva Camargo

A EJA (educação para jovens e adultos) é um formato de ensino criado pelo Governo Federal que proporciona a reinserção de jovens e adultos no âmbito escolar, mesmo dos que não completaram o ensino fundamental. É notório que a evasão escolar envolve questões socioeconômicas, e as iniciativas que acolhem essa população, como o EJA, sofrem comumente com carência de recursos e raramente são objeto de pesquisas científicas. 

Levando em consideração esse cenário e o advento da pandemia da covid-19, Maria Cecília da Silva Camargo, Maria da Conceição dos Santos Costa e Rosa Malena de Araújo Carvalho organizaram o livro “A Educação Física na educação de jovens e adultos: experiências da realidade brasileira”, publicado pela Editora UFSM em 2022. A obra explora o lugar marginalizado em que os estudantes da EJA são colocados pela sociedade e pelo governo brasileiro e aborda o papel da Educação Física na formação dos estudantes, uma vez que essa disciplina também ocupa uma posição marginalizada nos currículos escolares. 

Entendendo a importância do tema, convidamos a organizadora Maria Cecília da Silva Camargo para conversar com a gente sobre a obra e seus outros trabalhos. Maria Cecília é docente na UFSM e possui especialização em Ciências do Movimento e reabilitação. Acompanhe a seguir a entrevista concedida pela organizadora à Editora UFSM. 

  1. Conte um pouco sobre sua trajetória, produções e linha de pesquisa atual. 

Fui professora de escola municipal em Florianópolis e Porto Alegre antes de atuar na universidade, e a minha experiência com a EJA começou em Porto Alegre, em uma escola onde pude conhecer e me encantar com essa modalidade de educação. Foi uma bela experiência e, desde então, sempre mantenho atividades com a EJA, por meio de uma disciplina regular no curso de Licenciatura e projetos de extensão e pesquisa, com menor regularidade. Minhas produções têm oscilado entre a EJA e a Educação Infantil, que são os temas com que mais atuo. Nos últimos anos, o trabalho com a Educação Infantil tem sido mais intenso. Em razão de manter uma disciplina na Licenciatura, na qual as turmas realizam uma prática docente com a EJA, eu sempre estou próxima da escola e das discussões que envolvem a educação de jovens e adultos. Sempre me mantenho em uma linha de pesquisa voltada à formação de professores(as) e às práticas pedagógicas da Educação Física escolar.

  1. Como a pandemia da covid - 19 impactou a produção dessa obra?

O livro vinha sendo gestado desde 2015, em parceria com as professoras Rosa Malena de Araújo Carvalho, da Universidade Federal Fluminense e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Formação de Professores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, e Maria da Conceição dos Santos Costa, da Universidade Federal do Pará. Nos conhecemos em 2013, no Congresso Brasileiro e Internacional de Ciências do Esporte e, desde então, temos realizado parcerias que abordam a relação entre a Educação Física e a EJA. A ideia de escrever um livro, reunindo estudos de diferentes regiões do Brasil, sempre foi um desafio porque ainda não há muitas pesquisas sobre EJA no campo acadêmico da EF, e são poucos(as) os(as) pesquisadores(as) que se dedicam ao tema com regularidade. O caos que se instalou com a pandemia da covid-19 e, principalmente, o momento político tão difícil que vivemos nos últimos quatro anos dificultaram o andamento do projeto, mas o desejo de vê-lo finalizado foi maior. Nesses momentos, estar em um projeto com pessoas comprometidas, como a Rosa e a Conceição, fez toda a diferença para não desistirmos.

  1. Como foi a experiência de reunir em um livro perspectivas advindas de diversas regiões do Brasil? 

Foi uma experiência muito bonita, pois nos colocou em contato com pesquisadores(as) de diferentes regiões, que apresentaram diferentes contribuições sobre o tema da Educação Física na EJA, considerando especificidades locais que muitas vezes desconhecemos. Conseguimos reunir textos que tratam desde situações das capitais até das áreas afetadas pela reforma agrária, da Amazônia paraense, enfim, áreas que abarcam condições muito distintas da nossa realidade, e analisamos como a docência com a EJA se materializa nesses contextos tão distintos.

  1. Quais as maiores dificuldades que observou como defensora da educação para jovens e adultos, considerando que ela é constantemente marginalizada pelo Estado e pela sociedade? 

A existência da EJA falo por mim tem algo de paradoxal. Ela é muito importante para assegurar que o direito constitucional de acesso à educação em qualquer etapa da vida se materialize para as pessoas que tiveram que interromper sua escolarização. São pessoas que foram excluídas do sistema escolar, geralmente pela necessidade de prover sua própria existência ou contribuir com a família. Muitas vezes, isso ocorre ainda na infância. Por outro lado, cada vez mais nos deparamos com turmas em que a presença de adolescentes é muito grande, e a chegada desses adolescentes na EJA se deu em razão de um processo de escolarização truncado, marcado por repetências, até que a própria escola sugere o encaminhamento para essa modalidade. Em todas as situações, o que chama a atenção é a dificuldade em manter as crianças e adolescentes na escola e de modo a realizarem uma escolarização com fluência até o final do Ensino Médio. Historicamente, a EJA nunca foi prioridade. Com a criação da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade em 2004, a EJA ganhou alguma atenção, sendo alvo de vários programas específicos. Em 2019, a Secretaria foi extinta e, de modo geral, o Ministério da Educação mergulhou em um de seus períodos mais perversos em relação à Educação, aos direitos humanos e à diversidade. Agora, com o retorno de um cenário democrático, a secretaria foi recriada. A EJA é a modalidade de educação que recebe as pessoas que já foram excluídas do sistema educacional ou que estão prestes a serem. Ainda assim, temos índices de jovens adultos sem a escolarização completa muito altos. Seria ótimo que a EJA não fosse necessária, que todos(as) finalizassem a escolarização básica sem interrupções, mas isso ainda parece estar um pouco distante.

  1. Existem projetos futuros em andamento? Se sim, o que os leitores podem esperar deles? 

Os últimos quatro anos foram difíceis, pesados. Após um longo período de trabalho remoto e de ataques à Educação e ao serviço público, estamos todos(as) nos recuperando. Sim, há o desejo e a necessidade de retomarmos algum projeto com a EJA. Não sei se será possível elaborar um outro livro inteiro, como esse que conseguimos compor, o mais provável será a produção de artigos ou capítulos. A obra ficou muito bonita, recebeu um acabamento e projeto gráfico muito cuidadoso, deixou um gostinho de “quero mais”... Assim que tivermos alguma novidade, vocês irão saber. Agradeço o convite e todo o apoio que a Editora UFSM tem dado ao lançamento e à divulgação da obra.

 

Ler mais

Editora UFSM realiza a edição 2023 do evento Editoração em Debate com lançamentos e grande público

Na última terça-feira, numa evento com mais de 300 inscritos que lotaram o salão Imembuí e o auditório anexo, a Editora UFSM realizou o seu evento Editoração em Debate, segunda edição presencial de um projeto que desde a pandemia tem reunido pessoas para debater, pensar e projetar o futuro do livro e da editoração em nosso país, sobretudo a de viés acadêmico.

 

 

Na edição deste ano, o tema foi a produção e a divulgação científica na universidade tendo por mote a coleção de livros de bolso Textos Introdutórios UFSM, cujo primeiro ciclo de lançamentos foi concluído ontem. A coleção integra o tema do Editoração em Debate 2023, pois o projeto é um exemplo de publicação e divulgação científica, oportunizando uma publicação de bolso, didática e introdutória, voltada a alunos de graduação e também a leitores que desejam iniciar sua formação em uma área específica.

A partir das 13h, os inscritos foram acolhidos pela equipe da editora e pelo recebimento de um kit especial produzindo exclusivamente para o encontro. O evento abriu com a presença da vice-reitora Martha Adaime e do pró-reitor de graduação Jerônimo Tybusch, com a revisora Tagiane Mai representando a editora e a bolsista Anahy Machado sendo a mestre de cerimônias.

 

 

Na fala de abertura, o escritor e professor Enéias Tavares, atual diretor da Editora da UFSM, destacou a importância da divulgação científica para a equipe da editora, além de ressaltar os outros lançamentos do dia, que incluíam o nono número da revista Estilo Editorial, novo Guia do Autor e a nova chamada da coleção Textos Introdutórios UFSM, além das ações de divulgação que incluem a Agenda da Editora e o podcast Ineditados.

 

 

A essa abertura, seguiu-se duas mesas com os autores de Textos Introdutórios debatendo na prática suas trajetórias pessoais, seus percursos profissionais e sua participação na coleção enquanto uma ação de divulgação científica para os alunos que estão começando sua formação na UFSM. A primeira mesa, focada nas Ciências Humanas, contou com as autoras Juliana Petermann, Débora Ortiz Leão e Patrícia Marcuzzo, além de Marilda Oliveira, representando o professor Marco Aurélio Acosta, com mediação de Sara Carvalho. Em um painel de uma hora, elas discutiram com os presentes a produção dos títulos Criação publicitária Organização curricular Leitura em língua inglesa, além de remissões a Gerontologia, de autoria de Acosta, um dos títulos mais procurados desde seu lançamento na feira do livro de Santa Maria. 

 

                                            

A segunda mesa, dedicada a debater divulgação científica nas ciências exatas e biológicas, contou com os professores Guilherme Bordignon Ceolin, Tiago M. Buriol, Cláudia S. Barin e Martha B. Adaime. Numa mesa descontraída, com mediação de Jessica Dalcim, os autores trataram de suas vivências e da produção dos títulos Sistemática e taxonomia vegetal, Matemática computacional com Python e Equilíbrio químico.

O evento teve continuidade no hall do segundo andar da reitoria com o lançamento dos oito primeiro títulos da coleção, com coffee break, sessão de autógrafos e música ao vivo com a participação especial de nome da cantora Tiane Tambara. Os leitores, colegas e familiares  dos autores também puderam aproveitar a oportunidade para tirar fotos com os autores e garantirem suas dedicatórias.

 

Numa tarde de festa, companheirismo e reflexão, o Editoração em Debate deste ano teve público recorde e mostrou mais uma vez a capacidade da editora em divulgar seu trabalho, atrair seu público e convidar a comunidade ao debate e à troca de ideias e experiências. O segredo de tudo isso? Segundo Enéias Tavares, a união, o carinho e o profissionalismo de toda a equipe.

 

 

Para os leitores que quiserem conhecer e adquirir a coleção Textos Introdutórios, acessem a seção especial em nosso site. Também convidamos a todos para baixar o nono número da revista Estilo Editorial, que conta com uma série de reportagens sobre mundo editorial, UFSM e editora. Aos autores que quiserem publicar na coleção, fiquem atentos às nossas redes sociais. Abaixo, mais alguns registros de um dia memorável para a nossa editora e para a comunidade da Editora Federal de Santa Maria.

Ler mais

Encontro Editoração em Debate 2023: Publicação e divulgação científica

Encontro Editoração em Debate 2023: 

Publicação e divulgação científica 

Editora promove evento que discutirá publicação e divulgação científica

 

No próximo dia 05, acontecerá a edição de 2023 do evento Editoração em Debate, às 13h, no Salão Imembuí (2º andar da Reitoria). O encontro é promovido pela Editora UFSM, e sua programação objetiva proporcionar debates acerca de temas atuais sobre editoração e evidenciar o que vem sendo produzido pela Editora da Universidade. Neste ano, o evento destacará a publicação e a divulgação científica, a fim de abordar questões pertinentes às produções acadêmicas, que representam o foco principal do trabalho desenvolvido pelo setor. A escolha do tema foi pensada de modo a valorizar as iniciativas desenvolvidas pela Editora que, corriqueiramente, dão espaço à ciência e aos construtos acadêmicos no cenário editorial. As discussões serão mediadas pelo diretor da Editora UFSM, o professor Enéias Tavares. 

Na ocasião, os lançamentos da Coleção “Textos Introdutórios UFSM”, que tiveram início na 50° Feira do Livro de Santa Maria, terão continuidade, com a divulgação de novas obras e uma roda de conversa com os autores. Essa coleção surge com o objetivo de oportunizar uma publicação de bolso, possibilitando o manejo didático de livros curtos e práticos, assinados por docentes experientes e reconhecidos da Universidade Federal de Santa Maria. A organização dos Textos Introdutórios UFSM se estrutura em razão das oito diferentes áreas do conhecimento prestigiadas pela divisão acadêmica da Instituição, e seus primeiros volumes já foram lançados na Feira do Livro deste ano. A coleção Textos introdutórios integra o conceito do evento ao ser um ótimo exemplo de publicação e divulgação científica. Para dar seguimento à publicação da coleção e celebrar o projeto, bem como prestigiar seus autores, a edição de 2023 do evento Editoração em debate contará com a apresentação de quatro novos títulos, completando assim o primeiro ciclo da coleção. São eles:

  • Sistemática e Taxonomia Vegetal, de Guilherme Bordignon Ceolin; 

  • Matemática Computacional com Python, de Tiago M. Buriol; 

  • Equilíbrio químico: uma abordagem aplicada, de Cláudia S. Barin e Martha B. Adaime; 

  • Organização curricular, de Débora Ortiz de Leão.

Além disso, na tarde do evento, a Editora da UFSM promoverá o lançamento da nova edição da revista Estilo editorial, que traz como tema o “mundo editorial pós-pandemia: ideias e ações para o futuro do livro”, disponibilizada gratuitamente em formato digital. Além das discussões acerca dos impactos da pandemia da covid-19 no mercado editorial, o novo volume da revista contém artigos sobre a Imprensa Universitária, que completou 50 anos de serviços gráficos, o trabalho do NEABI-UFSM e a inclusão na Universidade, bem como sobre a preservação da memória e da história na Casa de Memória Edmundo Cardoso. No mais, também foram abordados os desafios da nova gestão da Editora UFSM, além de seus seus projetos atuais – o podcast Ineditados e a agenda mensal –, lançamentos e eventos. 

Ainda, será lançada a versão atualizada do Guia do Autor, que tem a finalidade de explicar e divulgar as normas que orientam a publicação de livros na Editora UFSM, inclusive os que pertencem à Coleção Textos Introdutórios, à Série Extensão, ao Selo Patrimônio e Memória e os contemplados pelo Prêmio Tese. Você pode encontrar informações mais detalhadas sobre o novo Guia do Autor nas redes sociais da Editora (@editoraufsm).


O evento é destinado a alunos, docentes e leitores da comunidade acadêmica e contará com a presença dos autores das obras do primeiro ciclo da Coleção Textos Introdutórios UFSM, sendo que, ao final dos debates, haverá uma sessão de autógrafos com eles. Aos inscritos, será disponibilizado certificado de participação de 3 horas. As inscrições para o evento estão abertas e podem ser realizadas por meio do link disponibilizado nos perfis oficiais da Editora UFSM (@editoraufsm). No instagram, você também poderá encontrar o cronograma do evento, bem como uma relação mais detalhada dos títulos lançados e informações adicionais.

Ler mais
Carregando...