Seja bem-vindo à Editora UFSM!

Blog

Seleção para bolsistas na Editora, Livraria e Grife UFSM

A Editora, Livraria e Grife UFSM está realizando uma seleção de bolsistas. A demanda é referente aos setores de diagramação, comunicação e atendimento ao público. As atividades específicas de cada vaga podem ser conferidas nos editais anexos.

O prazo para inscrição é de 20 de fevereiro a 29 de fevereiro de 2024. O aluno deverá ter disponibilidade de 12 (doze) horas semanais para dedicar-se às demandas dos respectivos setores, sem prejuízo a outras atividades curriculares, e não deverá estar vinculado a outra bolsa, independentemente do órgão financiador. As vagas são destinadas a alunos dos cursos de graduação da UFSM. O valor da bolsa é de R$ 400,00.

O resultado será divulgado no dia 05 de março, e as atividades iniciam no dia 11 de março.

>>>> EDITAIS <<<<

>>>> EDITAL Nº 001, DE 20 DE FEVEREIRO 2024 – SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA A EDITORA UFSM – LIVRARIA E GRIFE

>>>> EDITAL Nº 002, DE 20 DE FEVEREIRO 2024 – SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA A EDITORA UFSM – REDATOR EDITORIAL

>>>> EDITAL Nº 003, DE 20 DE FEVEREIRO 2024 – SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA A EDITORA UFSM – PRODUTOR EDITORIAL

Ler mais

Entrevista com Kívia Linhares, autora do livro Efeitos adversos tardios da radioterapia de cabeça e pescoço

O câncer atinge cada vez mais pessoas e, em razão disso, a aplicação da terapia antineoplásica, mais especificamente, da radioterapia, cresce na mesma medida. É nesse contexto de uma nova realidade epidemiológica que o livro Efeitos adversos tardios da radioterapia de cabeça e pescoço foi escrito. A obra, publicada em 2021 pela Editora UFSM, provém da união entre as autoras Kívia Linhares Ferrazzo, Gabriela Barbieri Ortigara, Laura Isabel Lampert Bonzanini e Riéli Elis Schulz, que juntas elaboraram um livro que serve como material de estudo e análise. 

Ao longo da obra, as autoras dissertaram acerca dos efeitos a médio e longo prazo da radioterapia, bem como discorreram sobre as complicações comuns a essa árdua etapa de tratamento. 

Considerando que o livro contém um compilado de informações extremamente importantes para a comunidade, resolvemos realizar uma entrevista com uma de suas autoras. Kívia Linhares Ferrazzo possui formação em Odontologia e se especializou em patologia bucal. Hoje, atua no Departamento de Patologia da Universidade Federal de Santa Maria. Conversamos com ela sobre a relevância de sua obra, as medidas de prevenção contra o câncer de cabeça e pescoço e os seus projetos futuros. Segue abaixo, na íntegra, a entrevista. 

  1. Conte um pouco sobre sua trajetória, produções e linha de pesquisa atual.

Como docente na UFSM, atuo no ensino, pesquisa e extensão em relação à Patologia Bucal, tratando de temas que envolvem as doenças do complexo maxilofacial e as manifestações bucais de doenças sistêmicas.

 

  1. Como a área da Odontologia e seus profissionais se relacionam com a prevenção e tratamento do câncer de cabeça e pescoço?

Quando se fala em prevenção do câncer de cabeça e pescoço, as melhores estratégias são o diagnóstico precoce e a redução de exposição aos fatores de risco. O cirurgião-dentista tem um papel fundamental no diagnóstico e acompanhamento de lesões potencialmente malignas da boca, bem como no diagnóstico dessas lesões malignas, além de fazer parte das equipes multidisciplinares que tratam desses pacientes.

 

  1. Conte sobre a experiência de elaborar um livro elucidativo que contribui com a disseminação de informações sobre um tema tão delicado e importante?

Foi um processo que exigiu muito trabalho e dedicação de todas nós, autoras desse livro, pois a elaboração do texto veio como consequência do vasto material que foi produzido durante a execução de um grande projeto de pesquisa envolvendo essa população de sobreviventes do câncer de cabeça e pescoço. Apesar de todo o trabalho executado ao longo de aproximadamente cinco anos, é gratificante ver que o livro tem sido uma fonte de consulta útil para aqueles que trabalham nessa área.

 

  1. Explique a relevância da sua obra diante da epidemiologia do câncer de cabeça e pescoço.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), para cada ano do triênio de 2023 a 2025, serão estimados 22.890 novos casos de câncer de boca, orofaringe e laringe. Considerando que a maioria dos pacientes (infelizmente) ainda recebe o diagnóstico do câncer de cabeça e pescoço com a doença já nos estágios avançados, e que esses pacientes estão sujeitos a tratamentos que causam muitos efeitos adversos, muitos dos sobreviventes desse tipo de câncer convivem com os efeitos tardios do tratamento oncológico. Nesse sentido, o livro contribui trazendo informações condensadas e atuais sobre esses efeitos adversos tardios e suas formas de prevenção e manejo.

 

  1. Existem projetos futuros em andamento? Se sim, o que os leitores podem esperar deles?

Estamos elaborando novos projetos com o objetivo de produzirmos conhecimento sobre formas de tratamento para os efeitos adversos tardios do tratamento oncológico de cabeça e pescoço.

 

Ler mais

Entrevista com Nathália Drey Costa

“Senti uma felicidade imensa que todo o trabalho foi reconhecido”, diz vencedora do Prêmio Tese UFSM sobre conquista

Nathália Drey Costa venceu competição acadêmica e terá sua tese publicada em formato de livro pela Editora UFSM

Read More
Ler mais
Carregando...