Seja bem-vindo à Editora UFSM!

Blog

Lançamento do Box de Discursos do Corpo na Arte movimenta o Teatro Caixa Preta no CAL

Na última quarta-feira, 19 de abril de 2023, a Editora UFSM, em uma parceria com o Centro de Artes e Letras da UFSM, lançou o box promocional que reuniu os três volumes das antologias críticas Discursos do Corpo na Arte, projeto que também comemora a marca de dez anos. O conjunto conta com a participação de mais de trinta autores, entre professores da UFSM e docentes de várias universidades brasileiras, sob organização dos professores do CAL Gisela Biancalana, Mariane Magno e Enéias Tavares.

Em entrevista para o blogue da editora, os organizadores destacam a importância do projeto enquanto reunião das artes e pesquisas feitas no CAL da UFSM, ação iniciada ainda em 2012 quando os professores se reuniram para trabalhar no programa de pós-graduação em Artes da Cena, então sob incentivo e orientação da professora Amanda Eloina Scherer, a quem os três organizadores muito agradecem.

Para celebrar esse lançamento histórico e também a reabertura artística do Teatro Caixa Preta, então sob a gestão da Profa. Raquel Guerra, organizadores, autores e artistas estiveram juntos, com casa cheia, para uma atividade artística e acadêmica que celebrou as artes e as pesquisas que resultaram no lançamento.

A atividade contou com abertura musical e apresentação de dança e acrobacia. Os integrantes do quarteto musical foram Luiza Gomes (Voz), Danrlei Napar (Violão), João Vitor Cembranel (Percussão) e Daniel Morales (Piano e Condução), com repertório que incluiu “Cosas de la Banda” (de Daniel Morales), “Espera” (Orlando Mazzinni e Daniel Morales), “Piazzollando” (Daniel Morales), “Nocturna” (Julián Plaza) e “Todo Cambia” (Julio Numhauser). Enquanto a apresentação musical ocorria a Trupe Boca de Lobo (composta de Arthur Hornes Porto, Fernanda Hirt, Ulysses Leal e Rafaella Ferrão, apresentaram aéreos e acrobacias.

O evento então contou com fala de abertura do Prof. Enéias Tavares, diretor da Editora da UFSM, Prof. Gil Negreiros, Diretor do Centro de Artes e Letras, falas dos três organizadores e do professor Gérson Werlang, um dos autores da trilogia. A performance de encerramento, ficou os cuidados do acadêmico Vinicius Souza. O evento levou música, dança, performance, discurso e arte ao Caixa Preta, celebrando uma trilogia de livros que convida à reflexão e à vivência do corpo.

Após o evento, houve comercialização de livros e conversa com os autores e organizadores. Aos que desejarem saber mais sobre a obra, escute um episódio do Podcast da Editora da UFSM Ineditados, com a participação dos autores Enéias Tavares, Gérson Werlang e Silvia Wolff. Aos que quiserem adquirir a obra, ela disponível no site da Editora da UFSM e Livraria da UFSM. O BOX Discursos do Corpo na Arte também será lançado na Feira do Livro de Santa Maria, dia 4 de maio, 18h. Venha celebrar conosco esse lançamento e a integração dos saberes, artes e pesquisas do nosso Centro de Artes e Letras. 

Ficha Técnica:

Direção artística do evento:
Mariane Magno
Raquel Guerra

Iluminação: Raquel Guerra

Técnicos de Sonorização
Prof Guilherme Barros
Luís Vinicius Costa


Oficina de Música CAL/UFSM
Luiza Gomes - Voz Danrlei Napar - Violão
Álvaro De Freitas - Saxofone
João Vitor Cembranel – Percussão Daniel Morales – Piano


Repertório
Cosas de la Banda – Autor: Daniel Morales
Espera - Orlando Mazzinni / Daniel Morales
Piazzollando - Daniel Morales
Nocturna - Julián Plaza
Todo Cambia - Julio Numhauser


Trupe Boca de Lobo
Arthur Hornes Porto e Fernanda Hirt (Duo de Dança Acrobática) Ulysses Leal (Solo Tecido)
Rafaella Ferrão (Solo de Lira Acrobática)

Performance Vouguing Pure/Honey
Performer: Vinícius Souza
Concepção criativa: Sidnei Junior e Vinícius Souza

           

          

          

          

Ler mais

Editora UFSM abre edital para bolsista

Editora abre seleção para bolsistas.Read More
Ler mais
Carregando...