Seja bem-vindo à Editora UFSM!

Migrações internacionais

O livro problematiza a realidade das migrações internacionais como uma das mais significativas expressões das relações estruturais de exclusão e, sob a dinâmica exclusão/inclusão, aborda os desafios para a proteção e promoção de direitos humanos da população migrante e refugiada. Composta por onze textos construídos a partir das áreas de Direito, Antropologia, Letras, Relações Internacionais, Psicologia, Ciências Sociais, Comunicação e Filosofia, a obra apresenta o debate ético, interdisciplinar e crítico sobre o grande tema das migrações internacionais, evidenciando-as, com Sayad, como um “fato social total”.

R$0,00
Descrição

A obra Migrações Internacionais: experiências e desafios para a proteção e promoção de direitos humanos no Brasil dialoga com um dos grandes temas de direitos humanos da atualidade: a exclusão/inclusão dos sujeitos da mobilidade humana internacional. Composto por 11 capítulos, distribuídos em duas partes, o livro traz o debate ético, interdisciplinar e crítico sobre a realidade das migrações e do refúgio, marcada pelas relações estruturais de dominação e sujeição. 

A primeira parte aborda esse grande tema a partir da atuação prática do Grupo Migraidh, Direitos Humanos e Mobilidade Humana Internacional, responsável pela Cátedra Sérgio Vieira de Mello na UFSM. Os textos trazem uma cuidadosa análise teórico-prática do enfrentamento dos desafios de direitos humanos da população migrante e refugiada no campo político-jurídico e da integração local. Pelo escopo da atuação do Grupo, que se apoia no direito humano de migrar, são discutidos os temas ética, criticidade e educação em direitos humanos.

Na segunda parte da obra, estão reunidos os debates sobre categorias sociais e político-jurídicas, as raízes que orientam e justificam os imaginários sociais e os atores político-sociais no contexto das migrações internacionais. Os textos contribuem para um olhar mais amplo e para a reflexão sobre a complexidade das migrações internacionais, essencial para a construção de uma agenda de proteção e promoção de direitos humanos. 

O livro entrelaça abordagens especialmente no campo do Direito, Antropologia, Letras, Relações Internacionais, Psicologia, Ciências Sociais, Comunicação e Filosofia, evidenciando, com Sayad, as migrações internacionais como um “fato social total”.

Informação Adicional
Título Migrações internacionais
Subtítulo Experiências e desafios para a proteção e promoção de direitos humanos no Brasil
Autor(es) Giuliana Redin (Org.)
Editora/Selo Editora UFSM
Assunto Principal Migrações internacionais, Direitos humanos
Assunto Secundário Não
Origem do Livro Nacional
Coleção Não
Número de Páginas 254 Pág.
Número da Edição
Ano da Edição 2020
ISBN 9786557160107
Código de Barras 9786557160107
Faixa Etária Graduação, Pós-Graduação e outros
Idioma Português
Número do Volume ou Tomo Único
Classificação Fiscal (NCM) 49019900
Sumário

APRESENTAÇÃO

PARTE I - MIGRAIDH: ÉTICA, CRITICIDADE E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

CAPÍTULO 1 - O PAPEL DA ACADEMIA NA PROTEÇÃO E PROMOÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS DE MIGRANTES E REFUGIADOS NO BRASIL: A PRÁTICA EXTENSIONISTA DO MIGRAIDH UFSM
Giuliana Redin, Luís Augusto Bittencourt Minchola e Alessandra Jungs de Almeida

CAPÍTULO 2 - LEI DE MIGRAÇÃO E O “NOVO” MARCO LEGAL: ENTRE A PROTEÇÃO, A DISCRICIONARIEDADE E A EXCLUSÃO
Giuliana Redin e Jaqueline Bertoldo

CAPÍTULO 3 - QUE LEI DE MIGRAÇÃO É ESSA?
Luís Augusto Bittencourt Minchola

CAPÍTULO 4 - RODAS DE CONVERSA: A LÍNGUA PARA O ACOLHIMENTO DO SUJEITO IMIGRANTE
Roberta Morgana Petry e Jéssica Carvalho de Souza

CAPÍTULO 5 - RODAS DE CONVERSA PARA ACESSIBILIDADE LINGUÍSTICA: ESCUTA, DIÁLOGO E PROMOÇÃO DE DIREITOS HUMANOS NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Alessandra Jungs de Almeida

PARTE II - DESTRINCHANDO CATEGORIAS E ATORES NO CONTEXTO DAS MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS

CAPÍTULO 6 - A METAFÍSICA DO ESTRANGEIRO: UM ENSAIO SOBRE O CONCEITO DE ESTRANGEIRIDADE
Gianlluca Simi

CAPÍTULO 7 - PROTEÇÃO INTERNACIONAL DE MIGRANTES FORÇADOS E A AGENDA BRASILEIRA: HISTÓRICO, TEMAS E ATORES
Adriana Capuano de Oliveira e Gilberto M. A. Rodrigues

CAPÍTULO 8 - A ATUAÇÃO DAS CÁTEDRAS SÉRGIO VIEIRA DE MELLO EM PROL DE REFUGIADOS E MIGRANTES FORÇADOS NO BRASIL
Julia Bertino Moreira

CAPÍTULO 9 - A REPRESENTAÇÃO MIDIÁTICA DOS MIGRANTES VENEZUELANOS NA MÍDIA BRASILEIRA: UMA ANÁLISE DOS PORTAIS FOLHA DE SÃO PAULO E GAÚCHAZH
Liliane Dutra Brignol, Guilherme Curi, Bibiana Pinheiro Ribeiro e Leandra Cruber Teixeira

CAPÍTULO 10 - COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA E MIGRAÇÕES TRANSNACIONAIS: PERCURSOS DE ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO MIDIÁTICA À WEBDIÁSPORA SENEGALESA
Liliane Dutra Brignol

CAPÍTULO 11 - JUSTIFICANDO A IRREGULARIDADE: AGÊNCIAS COTIDIANAS DE IMIGRANTES SENEGALESES NO COMÉRCIO DE RUA DE SANTA MARIA (RS)
Filipe Seefeldt de Césaro e Maria Catarina Chitolina Zanini

AUTORES

Carregando...