A obra Migrações Internacionais: experiências e desafios para a proteção e promoção de direitos humanos no Brasil dialoga com um dos grandes temas de direitos humanos da atualidade: a exclusão/inclusão dos sujeitos da mobilidade humana internacional. Composto por 11 capítulos, distribuídos em duas partes, o livro traz o debate ético, interdisciplinar e crítico sobre a realidade das migrações e do refúgio, marcada pelas relações estruturais de dominação e sujeição.
A primeira parte aborda esse grande tema a partir da atuação prática do Grupo Migraidh, Direitos Humanos e Mobilidade Humana Internacional, responsável pela Cátedra Sérgio Vieira de Mello na UFSM. Os textos trazem uma cuidadosa análise teórico-prática do enfrentamento dos desafios de direitos humanos da população migrante e refugiada no campo político-jurídico e da integração local. Pelo escopo da atuação do Grupo, que se apoia no direito humano de migrar, são discutidos os temas ética, criticidade e educação em direitos humanos.
Na segunda parte da obra, estão reunidos os debates sobre categorias sociais e político-jurídicas, as raízes que orientam e justificam os imaginários sociais e os atores político-sociais no contexto das migrações internacionais. Os textos contribuem para um olhar mais amplo e para a reflexão sobre a complexidade das migrações internacionais, essencial para a construção de uma agenda de proteção e promoção de direitos humanos.
O livro entrelaça abordagens especialmente no campo do Direito, Antropologia, Letras, Relações Internacionais, Psicologia, Ciências Sociais, Comunicação e Filosofia, evidenciando, com Sayad, as migrações internacionais como um “fato social total”.