Em Frida Kahlo, as relações entre a criação artística e a vida, ou seja, entre o processo criativo e a experiência corporal, são intercambiáveis, traduzidas uma na outra, são sistemas de um mesmo processo. Nessa relação íntima entre o gesto criador e o grito de dor do corpo, as imagens de dentro e as de fora traduzem sua criadora, como se suas experiências tomassem conta de suas imagens, ou suas imagens tomassem conta de suas experiências, tanto no sentido de cuidado como de apoderamento. Imagem da existência da criadora, nós de significações, eixo, centro e mestre do espaço, receptáculo de toda a visibilidade é o corpo nos processos criativos de Frida Kahlo. Poeticamente, partido, ironicamente, nu, vestido, metaforicamente, lastimado, ironicamente, como possibilidade, fantasia, ficção ou realidade, o corpo é, na obra de Frida Kahlo, uma fonte inesgotável a jorrar imagens.
Descrição
Informação Adicional
Título | O movimento criativo e pedagógico de Frida Kahlo |
---|---|
Subtítulo | Não |
Autor(es) | Odailso Berté |
Editora/Selo | Editora UFSM |
Assunto Principal | Arte, Frida Kahlo - Movimento, Frida Kahlo - Processo pedagógico, Cultura visual |
Assunto Secundário | Não |
Origem do Livro | Nacional |
Coleção | Não |
Número de Páginas | 384 págs. |
Acabamento | N/A |
Número da Edição | 1ª |
Ano da Edição | 2018 |
ISBN (SKU) | 9788573913132 |
Código de Barras | 9788573913132 |
Faixa Etária | Graduação, Pós-Graduação e outros. |
Idioma | Português |
Número do Volume ou Tomo | Único |
Classificação Fiscal (NCM) | 49019900 |
Comprar na Apple | Não |
Comprar no Scribd | N/A |
Sumário
PREFÁCIO
APRESENTAÇÃO – MOVIMIENTO AL DANZAR
A FRIDOMANIA POP
Frida Kahlo, uma imagem popularizada
Polissemias interpretativas
O lugar do processo criativo na contemporaneidade
Frida Kahlo, uma artista contempop?
A CULTURA VISUAL DE FRIDA KAHLO
As heranças socioculturais de Frida
Dos "ismos" artísticos às elaborações próprias
Desbravando a cultura da "Gringolândia"
Refuncionalizando a picardia (do) popular
A Casa Azul de Coyoacán
O PROCESSO CRIATIVO DE FRIDA KAHLO
Narrativas da criadora sobre seu fazer criador
Processo criativo como (trans)formação humana e artística
Uma, duas, três e mais Fridas
A saga para jogar Dorothy do 18º andar
Entender a linha, a forma, a sombra, o movimento
O USO DE IMAGENS NO PROCESSO CRIATIVO
Meu vestido pendurado aqui, aí, ali, acolá
Pensando, usando e dando a ver imagens
Imagens fotográficas
Imagens dos ex-votos
Imagens sacras e da morte
Imagens políticas
Imagens pré-hispânicas
Imagens da fauna e flora
Imagens da Loteria Mexicana
A performatividade da imagem e o uso performativo da imagem
O CORPO (SE) CRIA COM IMAGENS
Corpo e imagem: uma dança interativa contínua
O movimento (pro)criador
Corpo partido: pés, coluna e coração
Porque o seu corpo é do mundo
Autoimagens para se ver e ser vista
No vestir o corpo se (re)cria: as aparências enganam
Veada, pintora, poeta
O PROCESSO PEDAGÓGICO DE FRIDA KAHLO
O brilho da Esmeralda
Não os corrigirei, vocês reconhecerão suas falhas
Ir ao encontro da vida para pintá-la
Pintar se aprende praticando e ainda sigo aprendendo
La Rosita: uma forma surreal de pedagogia cultural
La Rosita 2.0: recriando imagens da cultura pop mexicana dos anos 50
Imagens de gênero nas paredes da Casa da Mãe Solteira
Para que o povo veja quem e como nos exploram
Quando imagens reinventadas assombram
Amaram-na e foram amados por ela
A (est)ética do movimento criativo e pedagógico de Frida Kahlo
DANZA LA VIDA
REFERÊNCIAS