Hoje também se comemora o Dia do Médico Veterinário, profissional responsável por estudar e cuidar da saúde dos animais. A Editora UFSM parabeniza todos os profissionais da área!

Confira algumas obras publicadas pela Editora UFSM relacionadas ao tema:

Virologia Veterinária: Virologia geral e doenças víricas - 2ª ed.

Este livro é direcionado aos iniciantes em Virologia - estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais da Medicina Veterinária e de áreas biomédicas - e tem como objetivo fornecer informações básicas sobre virologia geral e doenças víricas de animais. O texto encontra-se dividido em duas partes: a parte inicial aborda os aspectos gerais da Virologia e pode ser útil para estudantes e profissionais das áreas biomédicas. A segunda parte trata especificamente das famílias virais que possuem importância em Medicina Veterinária. Esperamos que esta obra contribua para o crescimento do interesse e para a melhoria do ensino de Virologia nos cursos de Medicina Veterinária no Brasil.

Conceitos Básicos de Clínica Cirúrgica Veterinária

A Clínica cirúrgica exige do profissional médico veterinário o domínio das diferentes técnicas cirúrgicas somadas ao conhecimento da evolução pré e pós-operatória e suas variáveis, para tornar possível a tomada de decisões frente às diferentes afecções cirúrgicas apresentadas. Neste sentido e diante da diversidade de afecções, alguns conceitos são fundamentais e formam a base da formação do cirurgião veterinário. Nesta obra são apresentadas, discutidas e esclarecidas algumas situações passíveis de tratamento cirúrgico em animais.

Mamíferos do Rio Grande do Sul

O livro Os mamíferos do Rio Grande do Sul reúne e condensa conhecimentos sobre os mamíferos, fundamentado nas pesquisas científicas de seus vários autores, cada um em sua especificidade. O livro traz informações que, em seu conjunto e formato, é inédito no Brasil. Todas as ordens de mamíferos são tratadas no livro, inclusive as marinhas, tornando-se um livro referência para estudos mais aprofundados ou para se diagnosticar lacunas de conhecimentos ainda a se preencher.

Bioquímica dos Ruminantes - 3ª ed

Este livro foi concebido como uma bibliografia atualizada sobre Bioquímica dos Ruminantes – assunto sobre o qual é raro encontrar publicações. Apresenta uma abordagem global e fisiologicamente integrada sobre o tema, preenchendo uma lacuna na área de Bioquímica. As afirmações feitas ao longo do texto derivam da análise de resultados experimentais e das revisões previamente publicadas em diversos periódicos internacionais, expostas de maneira simples e de fácil leitura.