A Editora UFSM lança a 5ª edição do livro “Noções de Paleografia e de Diplomática, de Ana Regina Berwanger e João Eurípedes Franklin Leal.

Sobre a obra: A Paleografia tem como objetivo maior a leitura, a transcrição e a interpretação de documentos manuscritos antigos, com sua forma escrita comprometida, independente de sua data de produção, da Antiguidade até a época Contemporânea. A função do paleógrafo é a de ler corretamente o manuscrito e transcrevê-lo segundo as Normas de Transcrição, além de interpretá-lo, tornando inteligível ao usuário o seu conteúdo, suas palavras e expressões. A Paleografia atende às necessidades de historiadores, filólogos, linguistas, documentaristas, bibliógrafos, museólogos, juristas e arquivistas, principalmente.

 

Editora UFSM lança o livro Lendo J. M. Coetzee”, organizado por Kathrin H. Rosenfield e Lawrence Flores Pereira


A obra de J. M. Coetzee tira sua relevância não só do engajamento contra o apartheid, nem também do Prêmio Nobel que coroou sua carreira. O que mais impressiona é a arte e a densidade de seus romances, sem falar da amplidão e da perspicácia de suas abordagens críticas da literatura mundial. Este livro é a primeira e, por enquanto, única coletânea crítica no Brasil sobre Coetzee – e visa introduzir o público brasileiro nas interpretações (surpreendentemente diversas) que as mesmas obras deste autor suscitam quando lidas a partir de horizontes de expectativas tão distintas quanto o Brasil, a África do Sul ou a Austrália.


Os livros já estão disponíveis para venda no site da Editora e na Livraria UFSM. Mais informações sobre esta obra e outras demais obras publicadas pela Editora UFSM podem ser consultadas em www.ufsm.br/editora