A Editora UFSM parabeniza todos que percebem o valor do conhecimento e buscam através do estudo o seu crescimento. E, informa que durante o dia de hoje, está com uma super promoção. Comprando através do site, você tem 50% de desconto em qualquer obra. Confira em www.ufsm.br/editora

 

12 de agosto

Hoje comemora-se o Dia Nacional dasArtes.

Já tentaram imaginar o mundo sem obras de arte? Arte é forma de expressão, de pensamentos e sentimentos, que pode se dar através de uma pintura, escultura, literatura ou até mesmo de uma fotografia. É uma forma criativa e peculiar que o homem desenvolveu para se fazer entender, utilizando a beleza dos eufemismos e da subjetividade.

Que tal tirar o dia para uma visita a um museu em sua cidade? Ou achar um tempinho para uma boa leitura?

A Editora UFSM parabeniza todos os artistas e indica algumas obras relacionadas à data:

Cultura das Imagens: Desafios para a arte e para a educação

Este livro aborda modos de refletir, estudar e investigar temas que dizem respeito às culturas das imagens e, mais especificamente, à educação da cultura visual. Busca ultrapassar os muros da academia e chegar até as arenas do cotidiano, onde pesquisadores, professores, alunos, pais e interessados se engajam, direta ou indiretamente, em embates, conflitos e propostas conceituais, pedagógicas e imagéticas relevantes para os temas em questão. Oriundos de quatro regiões do país (Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Sudeste) e de Portugal, Espanha, Dinamarca, Estados Unidos, Uruguai e Noruega, os atores/autores reúnem suas vozes para estabelecer diálogos entre o campo da pesquisa em arte e educação e os diferentes papéis que as imagens – de arte, publicidade, entretenimento, informação, ficção etc. – desempenham na sociedade, impactando contextos e formas de aprendizagem. A expectativa é de que esses diálogos possam contribuir para uma compreensão crítica das imagens e, sobretudo, do momento que estamos vivendo, de olho numa formação ética e social de todos nós.

Pesquisa educacional baseada em arte A/R/Topografia

Este livro, ao enfatizar A/r/tografia como Pesquisa Educacional Baseada em Arte, possibilita ao leitor explorar a ação da Pesquisa Educacional Baseada em Arte, algumas metodologias tradicionais e outras abordagens emergentes que empregam as artes no processo da pesquisa qualitativa e, mais ainda, apresentar um amplo espectro dos tipos de pesquisas e investigações utilizadas pelos pesquisadores, incluindo formas literárias, performance, poesia, artes visuais, vários tipos de mídia, narrativa, arte popular, artefatos, visualidades e muito mais. Constitui-se, assim, um recurso essencial para qualquer estudioso interessado em pesquisa qualitativa, bem como um recurso crítico para bibliotecas acadêmicas e públicas, proporcionando informações e saberes para alunos de Pós-Graduação, Graduação da área de Humanas e, mais especificamente, a educadores, professores de artes, arte/educadores e artistas/professores.

Processos e Práticas de Pesquisa em Cultura Visual e Educação

Neste livro, pesquisadores da Espanha, Portugal, Uruguai, Inglaterra, Estados Unidos e Brasil mostram sintonias e peculiaridades sobre como e porque investigar sob a perspectiva da cultura visual. Ênfases recaem sobre o papel ativo e a necessidade de flexibilidade do/a pesquisador/a no processo de investigação; implicações das escolhas e caminhos da pesquisa; quem participa, quem narra; a multiplicidade de sentidos e interpretações das e sobre as imagens; os crescentes e híbridos jogos de uso das/com as imagens na investigação; a diversificação e intercâmbio de propostas metodológicas e analíticas, e a expansão acelerada do campo de estudos da educação da cultura visual demandando experiências de formação contínuas e aprofundadas. Estes autores, pesquisadores experientes e reconhecidos , oferecem uma contribuição abrangente e consistente com a proposta desta coleção, discutindo concepções e práticas de pesquisa em ambientes institucionais de ensino.

Ensino das Artes Visuais: Mapeando o processo criativo

Esta coletânea apresenta possibilidades de mapeamento do processo criativo. Cada um dos autores, a partir das suas experiências em pesquisa, colabora para nos fazer pensar sobre as possibilidades de mapear o processo criativo, no espaço do Ensino das Artes Visuais, ampliando o horizonte da sensibilidade artística.

Escrituras do Visual: O cinema no romance

Este livro constitui-se, antes de tudo, em um caderno de leitura, uma coletânea de ensaios cuja articulação se dá pelo elemento comum que norteia as análises ora repertoriadas: o apelo às imagens modernas, sobretudo o cinema, em sua técnica e temática, na construção de novos paradigmas de produção e de recepção do texto literário.