A 51ª edição da Feira do Livro de Santa Maria terá seu início no dia 28 de maio. Na última quinta-feira (18), a prefeitura de Santa Maria realizou o lançamento oficial do evento, apresentando a programação e os homenageados. A Feira, que normalmente se inicia no final de abril, foi remanejada este ano em função das reformas na praça Saldanha Marinho, de forma que o evento será realizado do dia 28 de maio a 08 de junho. 

Na solenidade de lançamento, que reuniu diversos convidados, entre eles  representantes e autoridades, foram apresentadas as figuras de destaque da Feira de 2024: o professor e musicista Enio Guerra foi escolhido como homenageado, bem como a professora e pesquisadora Aristilda Rechia, falecida em outubro de 2023; o título de patronesse foi concedido à professora Amanda Scherer, do curso de Letras da Universidade Federal de Santa Maria. A Editora UFSM esteve presente no evento, sendo representada por alguns dos membros de sua equipe: Cárin Zuchetto, Patrícia Momolli e Fabrício Leão (Livraria e Grife); e Tagiane Mai e Gabriela Lagemann (setor de revisão e de administração da Editora, respectivamente). 

Este ano, a escolha da patronesse da Feira do Livro foi especialmente celebrada pela UFSM. Amanda Scherer é professora titular de Linguística do curso de Letras da Instituição, estando vinculada ao Departamento de Letras Clássicas e Linguística, bem como é coordenadora do Centro de Documentação e Memória da UFSM, em Silveira Martins. Além disso, a professora Amanda mantém uma relação estreita com a Editora UFSM, sendo colega de departamento do seu diretor, o professor Enéias Tavares. 

No evento, Amanda conversou com os presentes sobre a importância das bibliotecas públicas e universitárias para a formação de leitores, fazendo um convite à reflexão sobre as políticas públicas existentes de incentivo à leitura. No início da sua fala, a professora fez uma alusão ao número da edição da feira, que em algarismos romanos torna-se  LI, expressão que, se lida como palavra, representa não só uma conjugação do verbo ler, mas também uma sílaba de várias palavras relacionadas ao universo da leitura, como “livro”, “literatura”, “língua” etc. Amanda finalizou sua fala fazendo um apelo: que os projetos de incentivo à leitura em Santa Maria sejam cada vez mais desenvolvidos. 

 

Um pouco mais sobre Amanda Scherer

Egressa do curso de Letras - Francês da UFSM, Amanda Scherer atua como professora do Departamento de Letras Clássicas e Linguística da Instituição. Após a sua graduação, Amanda viajou à França, onde realizou um curso de formação de professores de língua francesa durante dois anos. Em seu mestrado e doutorado, especializou-se em Linguística, Semiótica e Comunicação na Université de Franche-Comté, localizada na cidade de Besançon. De volta ao Brasil, passou a integrar o programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM e participou da reestruturação do mestrado na área. Na década de 80, criou o primeiro periódico para acadêmicos de iniciação científica na área das letras da UFSM, a Revista Ideias, que existe até hoje. Desde 2019, integra o Cercle Ferdinand de Saussure, renomada associação suíça de pesquisa saussuriana. Em 2022, foi premiada como pesquisadora destaque da UFSM na 37ª Jornada Acadêmica Integrada. Atualmente, Amanda Scherer coordena o Centro de Documentação e Memória da UFSM, em Silveira Martins, e seu vasto conhecimento segue deixando uma marca por onde passa. 

Que a 51ª edição da Feira do Livro de Santa Maria possa ser a oportunidade perfeita para a celebração daqueles que dedicam sua vida à educação e à literatura, que promovem a arte, a cultura e a leitura em Santa Maria! A equipe da Editora UFSM parabeniza mais uma vez os professores Enio Guerra, Aristilda Rechia e Amanda Scherer pelo merecido destaque.