Fevereiro é o mês em que se comemora o dia da imigração italiana no Brasil. Essa data é comemorada principalmente no Rio Grande do Sul, onde houve e ainda há maior concentração de povos imigrantes de origem italiana.

A Editora UFSM, em comemoração a essa data, apresenta alguns de seus títulos que registram estudos sobre essa época e suas particularidades, além de estudos sobre as famílias italianas que formam hoje muito da identidade do Rio Grande do Sul.

O primeiro livro é Italianidades no Brasil Meridional, de Maria Catarina Chitolina Zanini, que estuda os imigrantes italianos na região central do Rio Grande do Sul. O livro é resultado de sua tese de doutorado, que pesquisou famílias imigrantes na região de Santa Maria e de que maneira essas famílias ajudaram na construção de uma identidade étnica na região.

Essa mesma autora participou da organização de dois outros livros sobre imigração italiana publicados pela Editora UFSM. O primeiro sendo Migrações Internacionais: valores, capitais e práticas em deslocamento, que apresenta textos de diferentes autores abordando as várias circulações que acompanham as migrações. O segundo livro também organizado pela autora, juntamente com João Carlos Tedesco, é Migrantes ao sul do Brasil, que apresenta uma coletânea de textos que trazem reflexões sobre a singularidade e a diversidade da sociedade no sul do Brasil.

Por último, a Editora UFSM tem em seu acervo o “Lá éramos servos, aqui somos senhores”: A organização dos imigrantes italianos na ex-colônia Silveira Martins (1877-1914), da autora Maria Inês Vendrame, também descendente de imigrantes italianos. Esse livro resultou de sua dissertação de mestrado, que teve como intuito dar voz e estatuto acadêmico para esses imigrantes que configuraram a Região Colonial Italiana, principalmente em Silveira Martins.

Todos os livros acima podem ser encontrados na Livraria UFSM, localizada próxima à entrada do campus. É possível encontrá-los também no site da Editora UFSM.