Seja bem-vindo à Editora UFSM!

Blog

Orientadores dos trabalhos finalistas do Prêmio Tese UFSM de 2023 comentam a importância da indicação

O trabalho vencedor, que será agraciado com a publicação da tese de doutorado em formato de livro, a ser editado pela Editora, será revelado na abertura da 38ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI).Read More
Ler mais

Finalistas revelam o que sentiram ao serem indicados ao Prêmio Tese UFSM de 2023

Um entre os oito trabalhos selecionados será publicado como livro pela EditoraRead More
Ler mais

Editora UFSM realiza a edição 2023 do evento Editoração em Debate com lançamentos e grande público

Na última terça-feira, numa evento com mais de 300 inscritos que lotaram o salão Imembuí e o auditório anexo, a Editora UFSM realizou o seu evento Editoração em Debate, segunda edição presencial de um projeto que desde a pandemia tem reunido pessoas para debater, pensar e projetar o futuro do livro e da editoração em nosso país, sobretudo a de viés acadêmico.

 

 

Na edição deste ano, o tema foi a produção e a divulgação científica na universidade tendo por mote a coleção de livros de bolso Textos Introdutórios UFSM, cujo primeiro ciclo de lançamentos foi concluído ontem. A coleção integra o tema do Editoração em Debate 2023, pois o projeto é um exemplo de publicação e divulgação científica, oportunizando uma publicação de bolso, didática e introdutória, voltada a alunos de graduação e também a leitores que desejam iniciar sua formação em uma área específica.

A partir das 13h, os inscritos foram acolhidos pela equipe da editora e pelo recebimento de um kit especial produzindo exclusivamente para o encontro. O evento abriu com a presença da vice-reitora Martha Adaime e do pró-reitor de graduação Jerônimo Tybusch, com a revisora Tagiane Mai representando a editora e a bolsista Anahy Machado sendo a mestre de cerimônias.

 

 

Na fala de abertura, o escritor e professor Enéias Tavares, atual diretor da Editora da UFSM, destacou a importância da divulgação científica para a equipe da editora, além de ressaltar os outros lançamentos do dia, que incluíam o nono número da revista Estilo Editorial, novo Guia do Autor e a nova chamada da coleção Textos Introdutórios UFSM, além das ações de divulgação que incluem a Agenda da Editora e o podcast Ineditados.

 

 

A essa abertura, seguiu-se duas mesas com os autores de Textos Introdutórios debatendo na prática suas trajetórias pessoais, seus percursos profissionais e sua participação na coleção enquanto uma ação de divulgação científica para os alunos que estão começando sua formação na UFSM. A primeira mesa, focada nas Ciências Humanas, contou com as autoras Juliana Petermann, Débora Ortiz Leão e Patrícia Marcuzzo, além de Marilda Oliveira, representando o professor Marco Aurélio Acosta, com mediação de Sara Carvalho. Em um painel de uma hora, elas discutiram com os presentes a produção dos títulos Criação publicitária Organização curricular Leitura em língua inglesa, além de remissões a Gerontologia, de autoria de Acosta, um dos títulos mais procurados desde seu lançamento na feira do livro de Santa Maria. 

 

                                            

A segunda mesa, dedicada a debater divulgação científica nas ciências exatas e biológicas, contou com os professores Guilherme Bordignon Ceolin, Tiago M. Buriol, Cláudia S. Barin e Martha B. Adaime. Numa mesa descontraída, com mediação de Jessica Dalcim, os autores trataram de suas vivências e da produção dos títulos Sistemática e taxonomia vegetal, Matemática computacional com Python e Equilíbrio químico.

O evento teve continuidade no hall do segundo andar da reitoria com o lançamento dos oito primeiro títulos da coleção, com coffee break, sessão de autógrafos e música ao vivo com a participação especial de nome da cantora Tiane Tambara. Os leitores, colegas e familiares  dos autores também puderam aproveitar a oportunidade para tirar fotos com os autores e garantirem suas dedicatórias.

 

Numa tarde de festa, companheirismo e reflexão, o Editoração em Debate deste ano teve público recorde e mostrou mais uma vez a capacidade da editora em divulgar seu trabalho, atrair seu público e convidar a comunidade ao debate e à troca de ideias e experiências. O segredo de tudo isso? Segundo Enéias Tavares, a união, o carinho e o profissionalismo de toda a equipe.

 

 

Para os leitores que quiserem conhecer e adquirir a coleção Textos Introdutórios, acessem a seção especial em nosso site. Também convidamos a todos para baixar o nono número da revista Estilo Editorial, que conta com uma série de reportagens sobre mundo editorial, UFSM e editora. Aos autores que quiserem publicar na coleção, fiquem atentos às nossas redes sociais. Abaixo, mais alguns registros de um dia memorável para a nossa editora e para a comunidade da Editora Federal de Santa Maria.

Ler mais
Carregando...