Seja bem-vindo à Editora UFSM!

Blog

Orientadores dos trabalhos finalistas do Prêmio Tese UFSM de 2023 comentam a importância da indicação

O trabalho vencedor, que será agraciado com a publicação da tese de doutorado em formato de livro, a ser editado pela Editora, será revelado na abertura da 38ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI).Read More
Ler mais

Finalistas revelam o que sentiram ao serem indicados ao Prêmio Tese UFSM de 2023

Um entre os oito trabalhos selecionados será publicado como livro pela EditoraRead More
Ler mais

Encontro Editoração em Debate 2023: Publicação e divulgação científica

Encontro Editoração em Debate 2023: 

Publicação e divulgação científica 

Editora promove evento que discutirá publicação e divulgação científica

 

No próximo dia 05, acontecerá a edição de 2023 do evento Editoração em Debate, às 13h, no Salão Imembuí (2º andar da Reitoria). O encontro é promovido pela Editora UFSM, e sua programação objetiva proporcionar debates acerca de temas atuais sobre editoração e evidenciar o que vem sendo produzido pela Editora da Universidade. Neste ano, o evento destacará a publicação e a divulgação científica, a fim de abordar questões pertinentes às produções acadêmicas, que representam o foco principal do trabalho desenvolvido pelo setor. A escolha do tema foi pensada de modo a valorizar as iniciativas desenvolvidas pela Editora que, corriqueiramente, dão espaço à ciência e aos construtos acadêmicos no cenário editorial. As discussões serão mediadas pelo diretor da Editora UFSM, o professor Enéias Tavares. 

Na ocasião, os lançamentos da Coleção “Textos Introdutórios UFSM”, que tiveram início na 50° Feira do Livro de Santa Maria, terão continuidade, com a divulgação de novas obras e uma roda de conversa com os autores. Essa coleção surge com o objetivo de oportunizar uma publicação de bolso, possibilitando o manejo didático de livros curtos e práticos, assinados por docentes experientes e reconhecidos da Universidade Federal de Santa Maria. A organização dos Textos Introdutórios UFSM se estrutura em razão das oito diferentes áreas do conhecimento prestigiadas pela divisão acadêmica da Instituição, e seus primeiros volumes já foram lançados na Feira do Livro deste ano. A coleção Textos introdutórios integra o conceito do evento ao ser um ótimo exemplo de publicação e divulgação científica. Para dar seguimento à publicação da coleção e celebrar o projeto, bem como prestigiar seus autores, a edição de 2023 do evento Editoração em debate contará com a apresentação de quatro novos títulos, completando assim o primeiro ciclo da coleção. São eles:

  • Sistemática e Taxonomia Vegetal, de Guilherme Bordignon Ceolin; 

  • Matemática Computacional com Python, de Tiago M. Buriol; 

  • Equilíbrio químico: uma abordagem aplicada, de Cláudia S. Barin e Martha B. Adaime; 

  • Organização curricular, de Débora Ortiz de Leão.

Além disso, na tarde do evento, a Editora da UFSM promoverá o lançamento da nova edição da revista Estilo editorial, que traz como tema o “mundo editorial pós-pandemia: ideias e ações para o futuro do livro”, disponibilizada gratuitamente em formato digital. Além das discussões acerca dos impactos da pandemia da covid-19 no mercado editorial, o novo volume da revista contém artigos sobre a Imprensa Universitária, que completou 50 anos de serviços gráficos, o trabalho do NEABI-UFSM e a inclusão na Universidade, bem como sobre a preservação da memória e da história na Casa de Memória Edmundo Cardoso. No mais, também foram abordados os desafios da nova gestão da Editora UFSM, além de seus seus projetos atuais – o podcast Ineditados e a agenda mensal –, lançamentos e eventos. 

Ainda, será lançada a versão atualizada do Guia do Autor, que tem a finalidade de explicar e divulgar as normas que orientam a publicação de livros na Editora UFSM, inclusive os que pertencem à Coleção Textos Introdutórios, à Série Extensão, ao Selo Patrimônio e Memória e os contemplados pelo Prêmio Tese. Você pode encontrar informações mais detalhadas sobre o novo Guia do Autor nas redes sociais da Editora (@editoraufsm).


O evento é destinado a alunos, docentes e leitores da comunidade acadêmica e contará com a presença dos autores das obras do primeiro ciclo da Coleção Textos Introdutórios UFSM, sendo que, ao final dos debates, haverá uma sessão de autógrafos com eles. Aos inscritos, será disponibilizado certificado de participação de 3 horas. As inscrições para o evento estão abertas e podem ser realizadas por meio do link disponibilizado nos perfis oficiais da Editora UFSM (@editoraufsm). No instagram, você também poderá encontrar o cronograma do evento, bem como uma relação mais detalhada dos títulos lançados e informações adicionais.

Ler mais
Carregando...