As barragens estão presentes em diversas cidades e cumprem papel de extrema importância para a sociedade na qual estão inseridas. São múltiplas as finalidades, podem ser utilizadas para garantir o suprimento de água e a produção de alimentos, oferecer proteção contra enchentes, facilitar a navegação e o transporte, entre outras vantagens. Quando se pensa na construção de um barramento, alguns fatores relacionados ao local de implantação devem ser analisados com atenção. O primeiro deve ser o estudo da topografia do lugar, com mapeamento de todos os acidentes geográficos do ambiente. Estes acidentes podem ser detectados através de fotografias aéreas e imagens por satélites.

A morfologia do rio também precisa ser avaliada, saber o relevo e o curso d’água facilita o posicionamento de estruturas hidráulicas que desviarão a direção do rio e posicionarão o vertedouro - espécie de ralo que serve de controle de vazão da água não utilizada - e a tomada d’água, que permite a condução da água para dentro de uma tubulação sob alta pressão, o que gera eficiência hidráulica máxima.

As condições geológica-geotécnicas visam utilizar de afloramento - parte exposta - de materiais rochosos para facilitar a implantação de vertedouros e para minimizar os custos com escavações dos solos e tratamento de fundações. E, por último, a distância de transporte. É fundamental se instalar num eixo da barragem mais próximo das jazidas de materiais de construção, assim os custos com o transporte são diminuídos.

Ficou interessado e quer conhecer mais a fundo sobre construções de barragens? O livro “Seleção Ambiental de Barragens: análise de favorabilidades ambientais em escala de bacia hidrográfica” está em pré-venda* no site da Editora com 20% de desconto e na compra você ganha uma ecobag de brinde.

*Duração da pré-venda até 06.11.2019. Os pedidos serão encaminhados para entrega a partir desta data.