Os desastres naturais tornaram-se um tema de grande relevância da atualidade. O número elevado de pessoas atingidas por eventos de grande potencial destrutivo faz com que o tema seja rotineiramente discutido e apresentado pelos meios de comunicação. Como exemplos de desastres que causam perdas econômicas e sociais e grande comoção pública, podemos citar os deslizamentos de terra no Rio de Janeira e as recentes enchentes no Rio Grande do Sul. Estes casos têm gerado esforços de organismos governamentais no sentido de criar uma maior consciência sobre o problema dos desastres, assim como para definir instâncias de planejamento que enfoquem mais a prevenção que a mitigação dos danos.

Com essa mesma preocupação, o livro Desastres Naturais no Rio Grande do Sul apresenta diversos aspectos dos desastres naturais. O livro organizado pelos professores da UFSM, Luís Eduardo de Souza Robaina e Romário Trentin, divide-se em duas partes. A primeira delas aborda os diversos aspectos técnicos relacionados aos desastres naturais e traz um inventário dos eventos de inundação registrados no Rio Grande do Sul nos últimos trinta anos e as condições climáticas que favorecem a ocorrência destes eventos.

desastres_naturais_rs

A segunda parte do livro apresenta os diversos estudos e pesquisas que foram desenvolvidos pelo grupo de pesquisa Laboratório de Geologia Ambiental da UFSM.

Segundo os organizadores de Desastres Naturais, o estado do Rio Grande do Sul não apresenta ocorrência de fenômenos de grande porte e magnitude, como terremotos e vulcanismo. Apesar disso, são expressivos os registros de acidentes e desastres associados a processos superficiais de dinâmica de encosta e de dinâmica fluvial. Este tipo de evento acarreta prejuízos significativos, inclusive de vidas humanas. A partir desta informação, o livro busca discutir os métodos e definições que envolvem estes eventos, bem como apresentar estudos de casos desenvolvidos no estado do Rio Grande do Sul.

Luis Eduardo de Souza Robaina possui graduação em Geologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, mestrado e doutorado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pós-doutorado na Universidade do Porto, em Portugal. Romario Trentin possui graduação e mestrado em Geografia pela UFSM, e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná. Ambos são professores da UFSM.

Desastres Naturais no Rio Grande do Sul vai ser lançado nesta sexta-feira, dia 8, na Feira do Livro de Porto Alegre. A obra já se encontra disponível para aquisição na banca da Editora e da Livraria da UFSM durante a Feira ou aqui pelo site.