O Dia Internacional do Deficiente Físico, 3 de dezembro, é uma data comemorativa instituída pelas Nações Unidas desde 1998, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem-estar das pessoas. Procura também aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, econômica e cultural.

     A Editora UFSM indica a leitura das obras:

Tendências Contemporâneas da Inclusão

     Este livro reúne artigos que discutem a inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais. Os autores entendem que a responsabilidade da inclusão desses alunos é de toda a comunidade escolar e representa uma oportunidade, um objetivo para que a escola não caminhe para um grupo de pessoas homogêneas.

Formação de conceitos em crianças com necessidades educacionais especiais   

     O livro trata sobre o processo de formação de conceitos científicos em crianças com necessidades educacionais especiais na 1ª série do ensino fundamental de uma escola inclusiva.

Educação inclusiva e necessidades educacionais especiais

     A obra Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Especiais versa acerca da temática da Educação Inclusiva já legitimada pelas leis brasileiras, mas ainda à espera de uma implantação eficaz.

Informática e educação inclusiva

     O livro aborda o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo educacional e social de Pessoas com Necessidades Especiais (PNEs). Trata também da importância das TIC no contexto escolar e, principalmente, na significativa maneira potencializadora de habilidades que essa ferramenta representa para as PNEs. Do ponto de vista das PNEs, esta obra demonstra que as TIC podem favorecer a aprendizagem para essas pessoas, o que traz a esperança de poderem participar da escola, da sociedade e de serem seres humanos ativos e participativos.