Hoje se comemora o Dia do Biólogo, dia escolhido em razão de a profissão ter sido regulamentada nesta data, no ano de 1979. A Editora UFSM parabeniza os profissionais pelo importante trabalho prestado à sociedade.

Confira abaixo, algumas obras publicadas pela Editora UFSM relacionadas à temática:

Os mamíferos do Rio Grande do Sul

O livro Os mamíferos do Rio Grande do Sul reúne e condensa conhecimentos sobre os mamíferos, fundamentado nas pesquisas científicas de seus vários autores, cada um em sua especificidade. O livro traz informações que, em seu conjunto e formato, é inédito no Brasil. Todas as ordens de mamíferos são tratadas no livro, inclusive as marinhas, tornando-se um livro referência para estudos mais aprofundados ou para se diagnosticar lacunas de conhecimentos ainda a se preencher.

Entomologia florestal - 3ª ed.

O estudo dos insetos-praga em plantios florestais tornou-se primordial para o sucesso dos empreendimentos florestais; com isso, a Entomologia Florestal ganhou destaque no Brasil. Desde então, essa nova área vem atraindo um maior número de pesquisadores, contribuindo para o desenvolvimento do setor florestal brasileiro. Em razão da importância e da escassez de bibliografias nacionais que contemplem o assunto, este livro vem para preencher esta lacuna, servindo de base para os estudantes dos cursos de Engenharia Florestal, Agronomia e Biologia, podendo ser utilizado como livro-texto e também como suporte para os profissionais que atuam na área de Silvicultura, bem como para todos aqueles que se interessam pelo magnífico mundo dos insetos.

Fisiologia de peixes aplicada à piscicultura - 3ª ed.

Este não é um livro de piscicultura, mas explica vários aspectos de funcionamento dos órgãos e sistemas do corpo dos peixes e sua relação com o ambiente natural e de cultivo, tornando-o uma ferramenta indispensável para quem lida com piscicultura. Esta terceira edição apresenta uma completa revisão do tema com as últimas descobertas relacionadas à ampla variedade de hábitos alimentares, métodos reprodutivos crescimento, ciclos de vida e respostas fisiológicas às alterações ambientais dos peixes utilizados em piscicultura.

Virologia Veterinária: Virologia geral e doenças víricas - 2ª ed.

Este livro é direcionado aos iniciantes em Virologia - estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais da Medicina Veterinária e de áreas biomédicas - e tem como objetivo fornecer informações básicas sobre virologia geral e doenças víricas de animais. O texto encontra-se dividido em duas partes: a parte inicial aborda os aspectos gerais da Virologia e pode ser útil para estudantes e profissionais das áreas biomédicas. A segunda parte trata especificamente das famílias virais que possuem importância em Medicina Veterinária. Esperamos que esta obra contribua para o crescimento do interesse e para a melhoria do ensino de Virologia nos cursos de Medicina Veterinária no Brasil.

Biologia da Desmielinização e Remielinização: A base da esclerose múltipla

A complicada palavra desmielinização corresponde à doença responsável pela perda da substância mielina no cérebro. A mielina está presente na matéria branca do cérebro, e a sua perda implica em isolamento das terminações nervosas, ocasionando a doença que conhecemos como esclerose múltipla. Na busca por respostas e na tentativa de atrair cada vez mais pesquisadores para a área, o livro "Biologia da Desmielinização e Remielinização: a base da esclerose múltipla" constrói uma narrativa que procura esclarecer e atrair pesquisadores e jovens interessados no assunto. O livro é dividido em cinco seções, e ao final aborda, principalmente, a desmielinização provocada pela injeção local de brometo de etídio (BE). Também é considerada e abordada pelo livro a questão das pesquisas envolvendo células-tronco. A desmielinização de brometo de etídio funciona também como um incentivo aos jovens pesquisadores nas áreas da biologia, patologia, bioquímica e, quem sabe futuramente, de ainda novos e diversos campos de estudo.