No dia 29 de maio é comemorado o Dia do Profissional de Estatística, capaz de utilizar técnicas para fazer levantamentos e análises de informações, planejar e realizar experimentos e pesquisas em vários setores, além de formular e promover a solução dos problemas mais complicados relativos à otimização de processos. 

As responsabilidades e atribuições do estatístico são regidas pela Lei nº 4.739, de 15 de julho de 1965, que criou a profissão, e pelo Decreto nº 62.497, que regulamentou o seu exercício profissional. O Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Estatística constituem as autarquias que têm por finalidade orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de estatístico em todo o território nacional. 

A Editora UFSM reúne alguma de suas obras que são indicadas para os profissionais de estatística:

Equações Algébricas

Nesta obra, são apresentados os aspectos fundamentais dos métodos de obtenção da solução das equações algébricas que podem ser resolvidas por meio de radicais, assim como alguns aspectos históricos associados ao desenvolvimento desses conhecimentos.

 

Ajuste de Curvas Experimentais

Em Ajuste de Curvas Experimentais, o autor apresenta os fundamentos básicos da metodologia empregada para representar, por meio de uma curva analítica suave, um conjunto discreto de pontos experimentais obtidos em laboratório.

 

Introdução ao controle estatístico de processos

O livro é indicado para os cursos de Engenharia, Administração e como texto básico a cursos de pós-graduação interessados nos conceitos relacionados ao controle estatístico de processos inserido no gerenciamento da qualidade.